| 1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
| 4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
| 10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Interfaces entre Representações Sociais, Educação Física e Esporte convida o leitor a mergulhar em um território onde ciência, cultura e cotidiano se entrelaçam. A obra percorre desde os fundamentos teóricos da Teoria das Representações Sociais até suas expressões mais concretas em práticas educativas, corporais, currículos, identidades esportivas e disputas simbólicas. Em suas páginas, conceitos ganham vida ao dialogar com temas que atravessam nosso tempo: da inclusão na escola à espetacularização do futebol; da ditadura do automóvel às apostas esportivas; do corpo nas aulas de Educação Física às narrativas midiáticas que moldam ídolos. Cada capítulo revela como as representações sociais não apenas refletem realidades, mas também as constroem, influenciando escolhas, orientando práticas e legitimando discursos. Trata-se de uma leitura que provoca a curiosidade e desafia certezas, ao mesmo tempo em que amplia horizontes para compreender como a Educação Física e o Esporte são vividos, disputados e ressignificados em diferentes contextos. Mais do que um livro acadêmico, é uma obra que abre janelas para repensar o mundo em que nos movemos e as forças quase tangíveis que o estruturam.
Autores:
Adriana Edwirgen Maia De Castro
Doutoranda em Educação na linha de pesquisa de Representações Sociais e Práticas Educativas do PPGE da Universidade Estácio de Sá
Alexandre Pereira De Jesus
Mestrando Do Programa De Pós-Graduação Em Ciências Do Exercício E Do Esporte – Ppgcee/uerj.
Alfredo Cesar Antunes
Doutor em Ciência do Desporto/Educação Física pela UNICAMP. Pós-doutorado em Psicologia Social pela UERJ. Professor Associado no Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Carlos Alberto De Oliveira Magalhães Júnior
Doutor em Ciências. Professor Associado do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
Cristina Novikoff
Professora do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – CEP/FDC – Seção de Pós-graduação. Pesquisadora do LAGERES/CNPq.
Cyro Siqueira De Oliveira Rosa
Profissional de Educação Física pela UCB (2010), Pós graduado em Anatomia e Fisiologia Humana pela UCB (2012), MBA de Gestão Estratégica de Negócios na IMBR (2022) e Pós graduado em Marketing Digital no grupo FAVENI (2023).Atuado no GECARE (Grupo de Pesquisa em Avaliação e Reabilitação Cardiorespiratória – UFRJ) no período de 2019 e 2020.Membro do GPEEsC (Gupro de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura – UERJ) de 2024 até presente data.Presidente da câmara de Gestão de Profissionais de Educação Física pelo CREF no triênio de 2022 a 2024.
Diego Petyk De Sousa
Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor Colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Edson Farret Da Costa Júnior
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciênca e Tecnologia do Rio de Janeiro; Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Membro do do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC).
Érica Fernanda De Paula
Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Colaboradora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Erik Giuseppe Barbosa Pereira
Professor da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Esporte e Sociedade.
Fábio Vasconcelos Sousa
Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade (UFRJ).
Felipe Da Silva Triani
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES/CNPq. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC). Bolsista de Produtividade da UNESA. Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.
Felipe Souza Medas De Medeiros
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Augusto Motta (2016), Especialização em Engenharia e Arquitetura Hospitalar, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Saúde, Saúde Publica e Vigilância Sanitária, Engenharia Biomédica com Ênfase em Engenharia Clinica e Mestrado em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021). Tem experiência área de Projetos de Arquitetura com ênfase em Arquitetura Hospitalar e Projetos de Saúde. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Unica, Especialização em Nutrição Esportiva, Fisiologia do Esporte e Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico.
Francisco Dionleno Rodrigues Holanda
Professor do Colégio Pedro II; Mestre em Educação Física (UFRJ); Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFRJ).
Heloant Abreu Silva De Souza
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ; Bolsista FAPERJ; Pesquisadora no Laboratório de Vida Ativa – LaVA/UERJ.
Joana Angélica Vigne
Professora De Educação Física – Mestre Em Educação Física E Cultura
Integrante Do Gpeesc – Grupo De Pesquisa Em Escola, Esporte E Cultura.
Juliana Decastro
Bióloga e Educadora formada pela Universidade Estácio de Sá (2008), Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2010), Mestre em Engenharia de Transportes pela Coppe/UFRJ (2014). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (IEFD/UERJ), integra as equipes do Laboratório de Vida Ativa (LaVA), Instituto de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (Planett) e colabora com outras organizações nas áreas da mobilidade urbana, turística e de conhecimento aberto, com especial interesse na disseminação de conhecimento e transferência de tecnologias entre academia, empresas, governo e sociedade civil. Para que isto seja possível, considera fundamentais a alfabetização ecológica, o letramento digital e a atuação em redes para potencializar a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável das cidades fomentando acesso, inclusão e justiça climática.
Juliana De Mattos Do Patrocinio
Graduada Em Educação Física Pela Universidade Estácio De Sá; Mestranda Em
Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil; Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
Leonardo Deosti
Licenciado em Ciências Exatas. Doutorado (em andamento) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.
Esteban Manuel Barcelona
Docente do Departamento de Educación Física, na Universidad Nacional de Rio Cuarto – UNRC, Argentina. Doutor em Educação Física.
Marco Aurelio Da Gama E Silva
Professor da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da EEFD/UFRJ.
Marcos Miranda Correia
Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte (UERJ). Professor da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; Professor aposentado da Fundação de Apoio à Escola Técnica Estado do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ). Mestre em Educação pela Universidade Iguaçu; Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira; Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense.
Marcos Vinícius Mendes De Oliveira
Mestrando Do Programa De Pós-Graduação Em Ciências Do Exercício E Do Esporte – Ppgcee/uerj.
Marcus Vinicius Ribeiro Araujo
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para formação de professores – LAGERES/CNPq.
Otávio Barreiros Mithidieri
Professor do Centro Universitário de Volta Redonda, Doutorando em Educação na Universidade Estácio de Sá. Pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para formação de professores – LAGERES/CNPq.
Paulo Sergio Pimentel De Oliveira
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para formação de professores – LAGERES/CNPq.
Pedro Pagliaro Cooper
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (IEFD/UERJ) e membro do Laboratório de Vida Ativa (LaVA/UERJ). Graduado com os títulos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e participante do Observatório Global de Cidades Saudáveis e Sustentáveis junto à equipe da cidade do Rio de Janeiro.
Renata De Melo Cardoso Palmares
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para formação de professores – LAGERES/CNPq.
Renato Cavalcanti Novaes
Professor da Marinha do Brasil no Centro de Instrução Almirante Alexadrino. Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutorado no Programa de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Roberta De Souza Gomes
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestra em Educação Física pela EEFD-UFRJ; Licenciatura em Educação Física pela EEFD-UFRJ; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC); Bolsista CNPq a nível de doutorado.
Silvio De Cassio Costa Telles
Pós-Doutor pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora (Portugal). Doutor e Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no programa de pós-graduação em Educação Física. Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no programa de pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte.
Tatiana De Andrade Rodrigues
Mestranda No Programa De Pós-Graduação Em Educação Física Da Eefd/ufrj.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8452-4
ISBN Digital: 978-65-251-8449-4
DOI: 10.24824/978652518452.4
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 418
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: I61 Interfaces entre representações sociais, educação física e esporte / Felipe da Silva Triani, Renato Cavalcanti Novaes, Silvio de Cassio Costa Telles (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 418 p. Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-8449.4 ISBN Físico 978-65-251-8452-4 DOI 10.24824/978652518452.4 1. Educação Física 2. Esporte 3. Representações Sociais. 4. Práticas corporais. 5. Corpo. I. Triani, Felipe da Silva, org. II. Novaes, Renato Cavalcanti, org. III. Telles, Silvio de Cassio Costa, org. IV. Título V. Série. CDU: 796:316.7 CDD: 796 Índice para catálogo sistemático 1. Educação Física: 796
