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Autores:
ORGANIZADORES
DANIELA CASTRO DOS REIS
Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia, Mestre e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta IV da UFPA no Núcleo em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Prêmio Capes de Tese-Menção honrosa 2017. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro do comitê de ética de Medicina Tropical. Menção honrosa em homenagem aos docentes e servidores que empenharam esforços para a estruturação e consolidação do Curso de Administração-UFRA (Parauapebas).
LÍLIA IÊDA CHAVES CAVALCANTE
Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará, Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES
Graduada em Psicologia, especialista e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutora em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo (USP); Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); docente no Programa de Pós- Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da UFPA; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq–Nível 1 C e coordenadora do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED).
AMAURI GOUVEIA JUNIOR
Amauri Gouveia Jr. Psicólogo (Unesp, 1993), Mestre em Psicologia Experimental (USP, 1997), doutor em Neurociências e Comportamento (USP, 2001), Livre docente em Bases Biológicas do Comportamento e Aprendizagem (USP, 2013), é atualmente Professor Titular da UFPA, em que milita nos PPGs de Teoria e Pesquisa do Comportamento e Neurociências e Biologia Celular. Bolsista Produtividade 2 do CNPq e tendo tido diversas atividades administrativas nas IES onde passou. Sua linha de pesquisa se concentra em aspectos paramétricos e psicométricos das emoções, com o desenvolvimento de modelos, testes e protocolos em animais e humanos, com vistas ao estudo de contextos que alteram este fenômeno e sua base biológica.
MARISA TRINDADE PEREIRA
Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA). Especialista em Reabilitação Neurológica (UEPA). Mestre e doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA). Atua como Terapeuta Ocupacional na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Pará com Reabilitação Social. Pertence ao grupo de estudo de autores de violência do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (UFPA).
AUTORES
ALDA PATRÍCIA MARQUES PORTUGAL (UMA- PORTUGAL)
Formação em Psicologia, Docente no Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira. Doutorado e mestrado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em associação com a Universidade de Lisboa. Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Ao longo do seu percurso académico, lecionou em diversas instituições do ensino superior, incluindo o Instituto Superior Miguel Torga e o Instituto Superior Politécnico de Tundavala. É Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira e investigadora associada no CES-UC. Além da docência e investigação, tem um forte interesse na prática clínica, tendo realizado avaliações psicológicas e intervenções terapêuticas. É também terapeuta de casal e família, reconhecida pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
ANA CLARA AZANHA DO NASCIMENTO (PUC)
Graduação em Psicologia (PUC/SP). Iniciação Científica no Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (PUC-SP). Extensão no Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo e de Prevenção aos Desfechos Negativos Associados ao Comportamento Sexual (AISEP), do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.
ANA LETÍCIA DA COSTA PRAIA (UFPA)
Assistente Social, formada pela Universidade Federal do Pará, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento–PPGTPC/UFPA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Acolhimento Institucional e Adoção–NEPAIA, e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.
AMANDA CRISTINA RIBEIRO DA COSTA (UFPA)
Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará. Doutora e Mestra em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela UFPA. Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Programa Infância e Adolescência (PIA) /UFPA e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia (GEPSS).
ASSIS DA COSTA OLIVEIRA (UNB)
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (UnB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (UFPA). Professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (UnB), vinculado ao Núcleo de Estudos da Infância e da Adolescência, ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude, e ao Observatório dos Povos Originários e suas Infâncias, todos sediados no CEAM/UnB. Professor externo do PPGDDA/UFPA.
BEATRIZ BORGES BRAMBILLA (UNISANTOS)
Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Graduação em Psicologia. Professora da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas (UNISANTOS). Coordenadora do Curso de Aprimoramento Clínico-Institucional em Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio Histórica (PUC-SP). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Psicologia), sendo bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do Ministério da Educação (FNDE/MEC). Professora Colaboradora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública.
CARLOS JOAQUIM BARBOSA DA ROCHA (UFPA)
Graduado em Psicologia e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento Humano na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas sobre violência sexual e acolhimento institucional; história de vida e os contextos de desenvolvimento de autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Servidor Técnico-Administrativo–Psicólogo Educacional do Campus Universitário de Bragança (UFPA).
CÁSSIA DANIELLE GUIMARÃES CASTRO (UFPA)
Discente do curso de Serviço Social (UFPA) e Bolsista de Iniciação cientifica do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA).
CELINA MARIA COLINO DE MAGALHÃES (UFPA)
Graduada em Psicologia, especialista e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutora em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo (USP); Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); docente no Programa de Pós- Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da UFPA; bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq–Nível 1 C e coordenadora do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED).
DANIELA CASTRO DOS REIS (UFPA)
Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora pelo programa de pós-graduação NTPC/UFPA. Professora Adjunta IV da UFPA no Núcleo em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Prêmio Capes de Tese-Menção honrosa 2017. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro do comitê de ética de Medicina Tropical. Menção honrosa em homenagem aos docentes e servidores que empenharam esforços para a estruturação e consolidação do Curso de Administração-UFRA (Parauapebas).
EMANUELE LEAL DA SILVA (UFDPAR)
Psicóloga CRP 21/04208. Mestre em Psicologia. Assessora Técnica em Psicologia da Diretoria de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública. Membro do Núcleo de Pesquisa em Relacionamento Interpessoal da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-NUTRIN. Membro do grupo de trabalho interinstitucional de prevenção ao suicídio da SESAPI. Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia do Piauí –FATEPI. Faculdade de Ensino Superior do Piauí–FAESPI.
FRANCISCA YANA BIZERRA ALVES DE SOUZA (ESPM)
Doutoranda e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo.
GABRIEL MIRANDA (IFPA)
Cientista social e professor do Instituto Federal do Pará. Pós-Doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos). Doutorado e mestrado em Psicologia (UFRN). Licenciado em Ciências Sociais e bacharel em Gestão de Políticas Públicas. É membro do Observatório da População Infanto-juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV-UFRN) e do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPME-UFRN). Instituto Federal do Pará (IFPA).
HILDA ROSA CAMPELÃO AVOGLIA (UNISANTOS)
Psicóloga, pesquisadora. Docente na graduação em Psicologia e no Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Atuou como docente na graduação e em PPG de mestrado e doutorado em Psicologia da Saúde, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
ILANA LEMOS DE PAIVA (UFRN)
Graduação e mestrado em Psicologia (UFRN), doutorado pelo programa integrado de Psicologia Social UFRN/UFPB. É professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Coordenadora do Observatório da População Infanto-juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação (GPME/UFRN). Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 2). Membro da Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
LAURA GEMAQUE SILVEIRA (UFPA)
Bacharel em Psicologia–Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Vinculada ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Membra do Grupo de Estudos de Autores de Violência.
LÍLIA IÊDA CHAVES CAVALCANTE (UFPA)
Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará, Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LUANA CARRAMILO GOING (UNISANTOS)
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia. Graduada em Psicologia. Coordenadora e Docente do Mestrado Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica e docente no curso de Psicologia na Universidade Católica de Santos. Experiência nas áreas da Psicologia e Educação. Membro Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri). Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde Associação Nacional de Pesquisadores da Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
MAIRA DE MARIA PIRES FERRAZ (UFPA)
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, Mestre e Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA) com intercâmbio acadêmico nível doutorado na Universidade do Minho (PT).
MARISA TRINDADE PEREIRA (UFPA)
Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA). Especialista em Reabilitação Neurológica (UEPA). Mestre e doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA). Atua como Terapeuta Ocupacional na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Pará com Reabilitação Social. Pertence ao grupo de estudo de autores de violência do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (UFPA).
MARJORIE BEGOT RUFFEIL PAOLELLI (UFPA)
Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (UFPA). Graduada em direito (UFPA). Atua como analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
MILENA NASCIMENTO DA SILVA (UFPA)
Graduada em Serviço Social e mestranda em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); brinquedista formada pela Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri); bolsista CNPq do projeto de pesquisa “Mães e crianças em contexto de cárcere: trajetórias de vida, pratica de cuidados e rede de apoio”; pesquisadora voluntária do projeto de extensão “Manutenção da brinquedoteca “Bebê Contente” na Unidade Materno Infantil, Belém-Pará.
MILENE MARIA XAVIER VELOSO (UFPA)
Graduada em Psicologia e Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001), Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA (2015) e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP (2023).
MIRIAN BENICASA GOMES (UNISANTOS)
Doutora em Psicologia da Personalidade e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba. Pesquisadora e orientadora dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Editora-chefe da Revista Mudanças–Psicologia da Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Humanização da assistência à gestação, parto, nascimento e pós-parto”. Professora convidada do curso de especialização em Psicologia Hospitalar da Universidade de Taubaté. Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) no Conselho Regional de Psicologia (6a Região): Psicologia na Perinatalidade e na Parentalidade.
SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE (UFDPAR)
Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do curso de Psicologia. Membro titular do Comitê de Ética e Pesquisa da UFDPar. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Relacionamento Interpessoal–NUPRIN; vice coordenadora do GT Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Sinopse:
Nesta obra, “Interfaces metodológicas aplicadas em contextos institucionais”, encontram-se produções com subsídios de experiências das aplicações e abordagens metodológicas utilizadas em populações dos mais variados níveis de desenvolvimento (infância, adolescência e adultez). O tema deslumbrou-se por evidenciar tanto a qualidade e a pluralidade metodológica dessas pesquisas realizadas no Brasil, quanto a diversidade dos contextos em termos nacional, regional e local, resultando em uma fonte de dados que subsidiará novas produções científicas. Apresentam-se como organizadores desta obra membros do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, em diálogo com uma série de pesquisadores e pesquisadoras brasileiros que empiricamente investigam com rigor teórico e metodológico populações em situações de contextos peculiares. Este livro é um convite para você conhecer algumas pesquisas nacionais desenvolvidas em contexto institucional e se apropriar da pluralidade das metodologias desenvolvidas.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7938-4
ISBN Digital: 978-65-251-7939-1
DOI: 10.24824/978652517938.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
INTERFACES METODOLÓGICAS APLICADAS EM CONTEXTOS INSTITUCIONAIS Daniela Castro dos Reis Lília Iêda Chaves Cavalcante Celina Maria Colino de Magalhães Amauri Gouveia Junior Marisa Trindade Pereira I61 Interfaces metodológicas aplicadas em contextos institucionais Daniela Castro dos Reis, Lília Iêda Chaves Cavalcante, Celina Maria Colino de Magalhães, Amauri Gouveia Junior, Marisa Trindade Pereira (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 224 p Bibliografia ISBN Digital 9786525179391 ISBN Físico 9786525179384 DOI 10248249786525179384 ISBN Digital 978-65-251-7939-1 ISBN Físico 978-65-251-7938-4 DOI 10.24824/978652517938.4 1 Educação 2 Desenvolvimento humano 3 Contextos 4 Instituição 5 Metodologias I Reis, Daniela Castro dos, org II Cavalcante, Lília Iêda Chaves, org III Magalhães, Celina Maria Colino de, org IV Junior, Amauri Gouveia, org V Pereira, Marisa Trindade, org VI Título VII Série CDU 001891 CDD 00142