15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$72,56 sem juros | Total R$72,56 | |
2 x de R$36,28 sem juros | Total R$72,56 | |
3 x de R$24,19 sem juros | Total R$72,56 | |
4 x de R$18,77 | Total R$75,09 | |
5 x de R$15,28 | Total R$76,38 | |
6 x de R$12,95 | Total R$77,68 | |
7 x de R$11,29 | Total R$79,00 | |
8 x de R$10,04 | Total R$80,33 | |
9 x de R$9,07 | Total R$81,67 | |
10 x de R$8,30 | Total R$83,04 |
Autores: Jacqueline de Fátima dos Santos Morais - Mairce da Silva Araújo - José Ricardo Carvalho (Orgs.)
Sinopse:
Esta publicação traz a leitura e a escrita implicadas em uma outra perspectiva de formação docente, que não a prescritiva, a normativa, e a dogmática. Nessa concepção, ler e escrever são compreendidos como direitos que exigem de cada pessoa atos comprometidos. Para tal, uma polifonia de vozes entra em diálogo na composição do livro “Leitura e Escrita na Escola e na Formação Docente: Experiências, Políticas e Práticas”, abrangendo diferentes contextos e realidades, estendendo-se por vários estados e cidades brasileiras - Rio de Janeiro: São Gonçalo, Niterói, Santo Antônio de Pádua; São Paulo: Campinas, Rio Claro; Mato Grosso do Sul: Dourados; Sergipe: Itabaiana, Aracaju. Atravessando a fronteira encontramos na capital do México e na cidade de Guadalajara outros interlocutores para alimentar nossos diálogos e preocupações em torno das temáticas da alfabetização e da formação docente. Os artigos que compõem este livro, de diferentes perspectivas e pressupostos, promovem reflexões sobre os desafios da formação docente, considerando o papel da universidade e do cotidiano escolar como espaços de produção e apropriação da leitura e da escrita. Essa discussão se configura para além do domínio técnico da lecto-escritura, apostando numa dinâmica complexa para compreender as relações envolvidas entre ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a. Desejamos que as interlocuções aqui trazidas possam instigar novos diálogos e contrapalavras que contribuam para ampliar as reflexões teórico-práticas sobre as relações envolvidas entre ensinar a ler, escrever e formar-se professor/a alfabetizador/a.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412947
DOI:10.24824/978854441294.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:338
Formato:16x23
Assunto:
L525
Leitura e escrita na escola e na formação docente: experiências políticas e
práticas. / Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Mairce da Silva Araújo, José
Ricardo Carvalho (organizadores).
338 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1294-7
1. Educação 2. Leitura - escrita 3. Formação docente I. Moraes, Jacqueline
de Fátima dos Santos. org. II. Araújo, Mairce da Silva. org. III. Carvalho, José
Ricardo. org. IV. Título V. Série.
CDD 372.414
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
José Ricardo Carvalho
Mairce da Silva Araújo
º EIXO
LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
“É ASSIM: QUANDO EU BRINCO DE ESCREVER,
ESCREVER É BRINCAR” as crianças e o seu linguagear
Carmen Lucia Vidal Perez
Monica Ledo Silvestri
ENTRE MÚLTIPLAS ALFABETIZAÇÕES, PRÁTICAS
ALFABETIZADORAS E REFLEXÕES DOCENTES
Maria Fernanda Pereira Buciano
Guilherme do Val Toledo Prado
Ítala Nair Tomei Rizzo
MOVIMENTOS DE APRENDER E ENSINAR NO
COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiana Callai de Souza
LA ALFABETIZACIÓN INICIAL: de la Risa a la Prisa
Angélica Jiménez Robles
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS ESCOLA/COMUNIDADE:
repercussões no processo de alfabetização das crianças das
classes populares
Mairce da Silva Araújo
Nádia Cristina de Lima Rodrigues
º EIXO
LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DOCENTE
AS NARRATIVAS DE SI E OS ATELIÊS BIOGRÁFICOS:
ressignificando os sentidos da alfabetização em ambientes
(auto) formativos
Eliane Greice Davanço Nogueira
Sandra Novais Sousa
FORMAÇÃO COMO MOVIMENTO ALTERITÁRIO
Marisol Barenco de Mello
Jader Jáner Moreira Lopes
ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL: partilha e atenção ao outro
Laura Noemi Chaluh
ALFABETIZAÇÃO NA TEIA DA SIGNIFICAÇÃO
EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Iara Maria Campelo Lima
HABLAR, LEER, ESCRIBIR, SENTIR, IMAGINAR LA
NECESIDAD DE CREAR UNA NARRATIVA DESDE LA
CULTURA ESCRITA Y EL SER MAESTRA/O EN PROCESOS
DE FORMACIÓN DOCENTE
Jorge Alberto Chona Portillo
DESAFIOS DA LEITURA E ESCRITA EM PROCESSOS
FORMATIVOS DE PROFESSORES/AS DAS INFÂNCIAS
E DE JOVENS E ADULTOS
Maria Tereza Goudard Tavares
Marcia Soares de Alvarenga
A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR
Rosaura Soligo
Guilherme do Val Toledo Prado
º EIXO
LEITURA E ESCRITA: Outras Experiências, Políticas e Práticas
ALFABETIZAR: uma prática pensada
Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: sentidos produzidos
sobre a implementação de projetos oficiais nas escolas cariocas
Jacqueline de Fátima dos Santos Morais
Aline Gomes da Silva
ALTERIDADE, DIFERENÇA E SINGULARIDADE: notas
para pensar uma alfabetização como experiência
Tiago Ribeiro
Carmen Sanches Sampaio
Ana Paula Venâncio
AUTORÍA ENTRE VOCES
Sarah Corona Berkin
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR-NARRADOR
DE TEXTOS FICCIONAIS EM ATIVIDADES REALIZADAS
NO PROJETO PIBID