15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$41,95 sem juros | Total R$41,95 | |
2 x de R$20,98 sem juros | Total R$41,95 | |
3 x de R$13,98 sem juros | Total R$41,95 | |
4 x de R$10,85 | Total R$43,41 | |
5 x de R$8,83 | Total R$44,16 | |
6 x de R$7,49 | Total R$44,91 | |
7 x de R$6,52 | Total R$45,67 | |
8 x de R$5,81 | Total R$46,44 | |
9 x de R$5,25 | Total R$47,22 | |
10 x de R$4,80 | Total R$48,01 |
Autores: Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg - Rafaela Stopa
Sinopse:
As sequências didáticas propostas neste livro são resultado de estudos e investigações empreendidos entre 2006 e 2008, por membros do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino, da UENP/Campus Jacarezinho. Criado e inscrito no Diretório do CNPq em 2003, o Grupo de Pesquisa busca atualizar os conhecimentos teórico-metodológicos sobre o ensino de literatura, que possam sustentar o desenvolvimento pleno do futuro professor, colaborando também para o aperfeiçoamento dos saberes do docente que já atua em sala de aula. As sequências configuram alternativas de tratamento do texto literário, que podem auxiliar o professor a evitar as abordagens convencionais e o uso exclusivo do livro didático. Elas são instrumentos eficazes para aquele docente que busca formar leitores críticos, capazes de reconhecer intenções na leitura dos textos, especialmente se os procedimentos didáticos são construídos a partir das necessidades dos estudantes e de suas expectativas e vivências. Destaco a contribuição da Professora Rafaela Stopa, vice-líder do GP, que se responsabilizou por resenhar cerca de quatorze títulos de pesquisadores dedicados ao tema, pesquisa que resultou em sua monografia de conclusão do curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, promovido pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP/campus de Jacarezinho, aqui transformada no capítulo “Panorama de publicações sobre o ensino de literatura no Brasil”. Que este livro possa alcançar seus objetivos principais: estimular o professor a contemplar a leitura literária na sala de aula e a cultivar novas possibilidades de abordagem do texto, abrindo espaço para que a literatura se torne mais próxima do cotidiano de seus alunos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424935
DOI:10.24824/978858042493.5
Ano de edição:2012
Número de páginas:126
Formato:14x21
Assunto:
B637L
Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
Leitura literária na sala de aula: propostas de aplicação / Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, Rafaela Stopa - 1ed - Curitiba, PR: CRV, 2012
126p
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-493-5
1 Literatura - Estudo e ensino 2 Ensino - Metodologia 3 Pesquisa - Metodologia I Stopa, Rafaela II Título
12-6463 CDD: 370
CDU: 37
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
PANORAMA DE PUBLICAÇÕES SOBRE O ENSINO
DE LITERATURA NO BRASIL
Ensino de literatura: os pioneiros
A prática da leitura literária na escola:
apreciação de metodologias propostas
CAPÍTULO II
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LITERATURA:
sínteses das sequências didáticas
Sequência Básica
Proposta dialógica
Proposta rizomática
CAPÍTULO III
PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS
Sequência Básica
Contos e recontos: abordagem do livro
O fantástico mistério de Feiurinha, de
Pedro Bandeira,e da coletânea Sete faces
dos contos de fadas,organizada
por Márcia Kupstas
Entre o papel e a tela: abordagem do livro
Os papéis de Lucas, de Julio Emilio Braz
Família(s): abordagem do livro Trezentos
parafusos a menos, de Ricardo Azevedo
Revendo padrões éticos e estéticos:
abordagem do livro O menino narigudo,
de Walcyr Carrasco
Revisitações: abordagem do texto
“A cigarra e as formigas”, do livro Fábulas,
de Monteiro Lobato
Proposta Dialógica
Meu Brasil brasileiro: esquematização da
proposta de aplicação de Cereja
A poética trovadoresca: entre
Manuel Bandeira e as cantigas de amor
Romeu e Julieta: o original e suas recriações
Poesia de engajamento: um diálogo entre
Drummond e Os Paralamas do Sucesso
Proposta Rizomática
A relação homem-máquina em
“Maquinomem”, de Helena Kolody
Refletir sobre si em tempos de reificação:
“Descartes e o computador”, de José Paulo Paes
A não vida em sociedade no poema
“Não há vagas”, de Ferreira Gullar
Revisitar a literatura quinhentista:
“Os nomes dados à terra descoberta”,
de Cassiano Ricardo
Realidade(s): pensar o mundo a partir
do poema “Desabar”, de
Carlos Drummond de Andrade