| 1 x de R$71,78 sem juros | Total R$71,78 | |
| 2 x de R$35,89 sem juros | Total R$71,78 | |
| 3 x de R$23,93 sem juros | Total R$71,78 | |
| 4 x de R$18,57 | Total R$74,29 | |
| 5 x de R$15,11 | Total R$75,56 | |
| 6 x de R$12,81 | Total R$76,85 | |
| 7 x de R$11,16 | Total R$78,15 | |
| 8 x de R$9,93 | Total R$79,47 | |
| 9 x de R$8,98 | Total R$80,80 | |
| 10 x de R$8,21 | Total R$82,15 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto - Evandro Consaltér (Orgs.)
Sinopse:
Zygmunt Bauman (1925-2017) tem-se afirmado como um dos mais interessantes intelectuais contemporâneos e um dos mais influentes comentadores que refletem sobre a condição humana num mundo marcado por constantes transformações. Conforme atesta um dos seus mais importantes biógrafos, Dennis Smith, “Bauman é parte da história que relata”, pois seus livros e ensaios constituem o corpo da obra mais importante para a compreensão da natureza do mundo em que vivemos. Bauman se tornou um exímio e perspicaz observador das tendências e das forças fundamentais da atualidade pelo fato de tê-las vivenciado de maneira radical. A constituição de parte dos textos que compõe a presente coletânea é resultado parcial de estudos e investigações que aconteceram junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF), que desenvolveu o projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (2016-2018), dos convênios de cooperação entre o PPGEDU/UPF com a Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx) e com a Universidad de Colima (UCOL/México), do Grupo Internacionacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Giepes/Unicamp) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Repes/Furg). A coletânea conta também com a participação de outros colaboradores de Universidades Brasileiras parceiras da PPGEDU/UPF.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432198
DOI:10.24824/978854443219.8
Ano de edição:2019
Número de páginas:298
Formato:16x23
Assunto:
L525
Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto,
Evandro Consaltér (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
298 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-3219-8
DOI 10248249788544432198
1 Educação 2 Sociologia da educação 3 Formação de professores 4 Políticas educacionais
I Fávero, Altair Alberto org II Tonieto, Carina org III Consaltér, Evandro org IV Título
V Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
PENSANDO A EDUCAÇÃO COM ZYGMUNT BAUMAN
Altair Alberto Fávero
Carina Tonieto
Evandro Consaltér
CAPÍTULO
A TENSÃO ENTRE A AMBIVALÊNCIA E A ORDEM
possibilidades educacionais da solidariedade
na perspectiva de Bauman
Altair Alberto Fávero
Alcemira Maria Fávero
Carina Tonieto
CAPÍTULO
AMBIVALÊNCIA EM PERSPECTIVA a questão de um
paradigma em gestação no mundo líquido
Claudionei Vicente Cassol
Sidinei Pithan da Silva
CAPÍTULO
PEREGRINO OU TURISTA análise de dois modelos de
formação docente a partir da metáfora de Bauman
Altair Alberto Fávero
Evandro Consaltér
CAPÍTULO
EL MUNDO DE BAUMAN cuando lo liquido brota del cielo y
de la tierra inundando las acciones y emociones
Aristeo Santos López
Marisa Fátima Roman
CAPÍTULO
A AUTORIDADE DOCENTE NA MODERNIDADE LÍQUIDA
Altair Alberto Fávero
Junior Bufon Centenaro
Altair_Favero_indd CAPÍTULO
LOS DESAFÍOS DEL TRABAJO DOCENTE Y EL CLIMA
DEL AULA EN MÉXICO
Sara Aliria Jiménez García
Jaime Moreles Vázquez
Ali H Borjian
CAPÍTULO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES HUMANAS NA
SOCIEDADE LÍQUIDA A PARTIR DA METÁFORA
DO JARDINEIRO E DO CAÇADOR
Arnaldo Nogaro
Luci Mary Duso Pacheco
CAPÍTULO
A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS E A FELICIDADE
EFÊMERA NA SOCIEDADE DE CONSUMO
implicações formativas
Altair Alberto Fávero
Francieli Nunes da Rosa
CAPÍTULO
A EDUCAÇÃO ENTRE A BABEL E A CEGUEIRA MORAL
Denilson da Silva
Leandro Carlos Ody
CAPÍTULO
OS CONCEITOS DE INDIVÍDUO E COMUNIDADE
PARA ELIAS E BAUMAN aproximações com
a formação docente
Lidiane L Puiati Pagliarin
Altair Alberto Fávero
CAPÍTULO
A INCORPORAÇÃO DOS SINAIS DA INCERTEZA NA
EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE
MEDO LÍQUIDO DE BAUMAN
Marcio Giusti Trevisol
Rogerio Augusto Bilibio
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO E DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS
interseções entre Bauman e Freire
Mylene Cristina Santiago
Katiuscia C Vargas Antunes
Altair_Favero_indd CAPÍTULO
A EDUCAÇÃO PODE AUXILIAR A LIDAR COM O
PARADOXO DA IDENTIDADE?
Marcos Antonio Martinelli Madaloz
Janimara Rocha
Cínthia Roso Oliveira
CAPÍTULO
A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO
LÍQUIDO-MODERNO possibilidades de formar
docentes pela dimensão estética
Carina Copatti
CAPÍTULO
BAUMAN E A “SÍNDROME CONSUMISTA” NO
AMBIENTE ESCOLAR crianças em foco nas ações
cognitivas e interativas líquidas
Ana Lucia Kapczynski
CAPÍTULO
A UTILIDADE DO INÚTIL PARA A DEMOCRACIA SOCIAL
E POLÍTICA DO MUNDO CIBERNÉTICO
Carmem Lucia Albrecht da Silveira
Munir José Lauer
CAPÍTULO
O CONSUMISMO NA MODERNIDADE LÍQUIDA
ressonâncias nos processos educativos
na perspectiva baumaniana
Altair Alberto Fávero
Alexandre José Hahn
Bianca Possel
SOBRE OS ORGANIZADORES
SOBRE OS AUTORES
