 
                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
O Léxico da Arte/Educação Brasileira é um marco representativo de nossa caminhada política e conceitual. Quando a FAEB – Federação de Arte/Educadores do Brasil - foi pensada, nos anos 1980, precisávamos de uma entidade que nos representasse nacionalmente. No início era um sonho, um esforço pela democratização do acesso à informação, pelo direito de lutar por um ensino da Arte qualificado, garantido a todas as pessoas. Nossos objetivos envolviam também discussão conceitual, e demarcavam a necessidade de se ampliar o número de pesquisas, de cursos de graduação e pós-graduação na área e de espaços para divulgação das nossas produções. Este movimento de mais de três décadas nos leva à sistematização que este Léxico apresenta sobre a área da Arte como área de conhecimento. Celebro esta iniciativa de um trabalho elaborado de forma coletiva: um grupo de vinte e quatro pesquisadoras/es das quatro áreas de conhecimento em Arte, selecionados democraticamente, se debruçaram sobre termos, vocábulos, expressões do ensino das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Este livro representa um marco histórico, político e de referência para as/os que pensaram a FAEB, mas também um ponto de referência ou de partida para ser continuado ao longo do tempo, pela manutenção e melhoria das formações e atuações no campo da Arte/Educação. (Ivone Richter)
Autores:
Sobre os/as Autores/as
Adilson Florentino
Professor Titular Aposentado da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC - Mestrado e Doutorado) da UNIRIO. Possui Pós-Doutorado em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UFU; Doutorado em Teatro pela UNIRIO e Mestrado em Educação pela UERJ. Coordenou o Curso de Graduação de Licenciatura em Teatro da UNIRIO e o PPGAC - Mestrado e Doutorado da UNIRIO.
Adriana dos Reis Martins
Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela UFG (1996), é Especialista em Musicoterapia na educação especial e Mestra em Música pela UFG. Doutora em Artes pela UNESP e Pós-doutora em Linguística e Literatura na UFNT. Antes de ingressar na docência superior, foi professora da educação básica por 15 anos. Atualmente, É Professora Adjunta do curso de Teatro da UFT e professora bolsista do Curso de Música EAD/UAB.
Afonso Medeiros
É Prof. Titular de História da Arte e Estética da Faculdade de Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e Bolsista Produtividade do CNPq. Graduado em Educação Artística/Artes Plásticas (UFPA, 1985), é especialista em Belas Artes/História da Arte e mestre em Ciências da Educação/Arte-Educação pela Shizuoka University (Japão, 1988; 1996); e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela PUC-SP (2001). Foi Postdoctoral Visiting Scholar na University of Kassel (2003). É líder do Grupo de Pesquisa em Histórias, Artes e Saberes Estéticos (GPHASE, UFPA/CNPq).
Amanda Diniz Gonçalves
Graduada em Licenciatura em Teatro e Mestra em Letras pela UFT. Professora, Pesquisadora, Mediadora de Leitura, Atriz. Integra o CONAC - Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica e Construção de Conhecimento (CNPq/Brasil). Integra o Núcleo de Editais da Superintendência de Incentivo e Fomento à Cultura - SECULT/TO. Desde 2020, atua como Secretária da FAEB.
Ana Mae Barbosa
Professora Emérita da USP, atuando no Doutorado em Ensino/Aprendizagem de Arte que implantou na Escola de Comunicações e Artes e no Mestrado/ Doutorado em Design da UAM. Doutora Honoris Causa pela UNA da Argentina. Fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos.
Carolina Romano de Andrade
Artista da dança, pesquisadora e educadora, formada pela Royal Academy, como professora e bailarina. Bacharel, Licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP. Doutora, em Artes, pela Unesp-SP. Realizou dois pós-doutorados em Artes na UNESP e na UFRN, na área de arte/educação/dança. É professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes, no Instituto de Artes-Unesp/SP.
Daniela da Cruz Schneider
Mãe, arte educadora, pesquisadora da arte em meio a vida. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Diretora de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) - Gestão 2024/25. Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura (UFPel) e Doutorado em Educação (UFPel). Coordenadora do Grupo de Pesquisa AFEE! Arte, Formação e Experimentações Estéticas (FURG/CNPQ).
Francione Oliveira Carvalho
Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Estágio Pós-Doutoral em História pela FFLCH-USP. É professor da Faculdade de Educação da UFJF, onde atua no PPGE/UFJF e lidera o MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente. É Professor Colaborador do Programa de Humanidades, Direitos e outras legitimidades - DIVERSITAS/USP. Membro da FAEB.
Graça Veloso
Graça Veloso (Jorge das Graças Veloso) É Ator, Diretor Teatral, Dramaturgo. Fez Estágios Pós-Doutorais em Arte e Cultura Visual pela UFG (2014), e em Artes Cênicas, pela UFBA (2023). É Doutor em Artes Cênicas pela UFBA (2005) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade UFBA (2001). É professor Associado II na UnB, atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES.
Joaquim C. M. Gama
Pós-doutor, Doutor em Teatro e Especialista em Teatro Dança, titulações e projetos desenvolvidos na Escola de Comunicações e Artes, da ECA/USP. Membro editorial da UFBA, em parceria com a Editora Giostri. Avaliador de Projetos do Instituto Arte na Escola. Pesquisador associado ao Centro de Estudos Arnaldo Araújo – CEAA/ESAP-PT.
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Diretor de Teatro. Professor Associado da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor em Artes (UNICAMP); Pós-Doutor em Educação (UNICAMP); Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Psicologia (USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CONAC (UFT). Bolsista Produtividade em Pesquisa da FAPT (2022-2004).
Karenine Porpino
Artista da dança. Professora Titular aposentada da UFRN, onde atuou como docente do Curso de Licenciatura em Dança (do qual também foi coordenadora), do Curso de Educação Física e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Artes Cênicas (PPGARC). Tem graduação em Educação Física, Especialização em Dança-Educação Física, mestrado e doutorado em Educação. Participa dos Grupos de Pesquisa Estesia (Cnpq/UFRN/DEF) e Corpo, dança e processos de criação - CIRANDAR (Cnpq/UFRN/DEART), do qual também foi líder.
Leda Guimarães
Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG. É docente no PPG em Arte e Cultura Visual e do Profartes do IFG. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985), mestrado em Educação pela UFPI (1995) e doutorado em Artes pela USP (2005). Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madrid.
Liliane Alves Chagas
Professora de Arte e cantora popular. Mestra no Ensino da ARTE e Doutora em Educação pela UFPB.
Luciana Del-Ben
Bacharela em Música pela Unicamp, Mestra e Doutora em Música pela UFRGS. Desde 2002, é professora da UFRGS, atuando no Curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música. Sua produção focaliza os seguintes temas: educação musical escolar, formação de professores de música, profissionalidade docente em música e pesquisa em educação musical.
Luciana Hartmann
É professora Titular do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Atua no Programa de Pós-Graduação Artes Cênicas da UnB e no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da UFG. É formada em Artes Cênicas pela UFRGS, fez mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFSC, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) – Paris, na área de Antropologia Visual. Realizou pós-doutorado na Université Paris Ouest Nanterre (2014-2015) e na Universidade de Lisboa (2019-2020). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Luciana Gruppelli Loponte
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2005). É pesquisadora e professora titular do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Desde 2021, é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. É líder do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (www.ufrgs.br/arteversa).
Mabel Botelli
Artista/Educadora da Dança, coreografa, psicomotricista e dança terapeuta. Argentina, residente no Brasil desde 1988. É Professora Associada III da UFRJ, Departamento de Arte Corporal. Realizou Pós-Doutorado no Centro de Investigación y Posgrado - Departamento de Artes del Movimiento na UNA – Argentina (2023). Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS, Instituto de Psicologia, UFRJ (2012). Mestre em Educação Fisica pela UGF (2004). Pós-graduação com Especialização em Educação e Re-Educação Psicomotora, UERJ (1997). Qualificação Profissional em Recuperação Motora e Terapia através da Dança, Escola Angel Vianna (1996). Formada pela Primera Escuela Argentina de Expresión Corporal/Danza. (1981).
Maria Helena W. Rossi
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica. Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Titular aposentada do Curso de Artes Visuais da UCS. Professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) - CNPq/PPGEDU/UFRGS.
Mário André Wanderley Oliveira
Professor Adjunto da Escola de Música da UFRN e presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Pós-Doutorado em Música pelo PPGMus/UFRN. Doutorado em Música pelo PPGMus/UFRGS. Mestrado em Música pelo PPGM/UFPB. Especialização em Educação Musical pela FASA. Licenciatura em Música pela Unimontes. Técnico de Nível Médio em Instrumento (Violão) pelo CELF. É professor dos cursos de graduação e pós-graduação da EMUFRN, onde é vice-coordenador do PPGMus/UFRN e da Licenciatura em Música da Unidade.
Mirian Celeste Martins
Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia na modalidade presencila da Universidade Presbiteriana Mackenzie. onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Conselheira da América Latina da INSEA (2017-2022). Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/ USP (1992) e doutorado em Educação pela USP(1999).
Nélia Lucia Fonseca
Doutoranda em Artes pelo PGARTES/UFPA. Membro dos grupos de pesquisa Arte, Memória e Acervos na Amazônia e Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (UFMG/CNPq). Mestra em Educação, Cultura e Comunicação (FEBF/UERJ). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social pelo Instituto de Educação (ICED/UFPA). Graduada em Educação Artística – habilitação Desenho (UNESPA). Professora de Arte da Fundação Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira. Diretora de Articulação Política da FAEB.
Olga Egas
Professora associada na (FACED/UFJF). Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP). Possui especialização em Arte Educação (ECA/USP) e Design Gráfico (UAM). Licenciada em Arte (FAAP), Desenho (FASM) e Pedagogia. É líder do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, na Faculdade de Educação da UFJF.
Rejane Reckziegel Ledur
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (UFRGS). Editora Associada da Revista GEARTE/UFRGS. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE/UFRGS/PGEDU/CNPq. Professora aposentada da Rede Municipal de Canoas/RS. Atuou como professora no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da ULBRA/Canoas (2012 a 2018). Professora substituta de Artes do IFRS – Campus Canoas. Membra da FAEB.
Roberta Puccetti
Graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas. Especialista em Arteterapia e Psicopedagogia. Mestre e doutora em Educação. Pós-Doutora em educação - Unicamp. Professora da Universidade Estadual de Londrina. Conselheira da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Gestão 2024-2025). Pesquisadora do . Pesquisadora nas áreas de formação de professores, metodologia do ensino de Artes Visuais e Inclusão. Membro da Academia de Ciências Letras e Artes de Londrina.
Rosa Iavelberg
Graduação pela Faculdade de Arquitetura - USP (1973), mestrado (1993) e doutorado (2000) em Artes pela Escola de Comunicações e Artes - USP. Especialização em arte/educação I e II (1986-1989) pela Escola de Comunicações USP (1989). Atualmente, é professora Sênior, Livre Docente, da Faculdade de Educação USP. Líder do Grupo de Pesquisa GPARTEDU/CNPq.
Sidiney Peterson Ferreira de Lima
Doutorado, em Artes, pelo IA-UNESP (2020); Mestre em Artes pelo IA-UNESP (2014); Graduado em Pedagogia pela UAG/UFRPE (2010). Vice-presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (gestão 2022-2023). Membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Professor de Artes no Instituto Ieda Picon.
Thiago Santos de Assis
Professor Adjunto da Escola de Dança da UFBA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Dança - Acadêmico (Mestrado e Doutorado). Foi professor de Dedicação Exclusiva do DCHL/UESB. Doutor em Artes Cênicas na Linha de Processos Educacionais PPGAC-UFBA, Mestre em Dança pelo PPGDANÇA- UFBA, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Fundação Visconde de Cairu, Graduado em Licenciatura em Dança pela UFBA.
Tiago Cruvinel
É professor de Artes no IFMG. É docente colaborador no EBA-UFMG e no ProfArtes/UFMG. Possui Mestre (2013) e Doutor (2017) em Artes pela UnB. Realizou cinco pós-doutorados: na EBA-UFMG (2019), na ECA-USP (2020), no CEFET-MG (2021), na École Supérieure de Théâtre da Université du Québec à Montréal (2023); e no PPGAC da UDESC. É líder do grupo de pesquisa “Teoria Queer e o Ensino de Arte” (IFMG).
Wilson Cardoso Junior
Professor de Didática e Prática de Ensino de Artes Visuais da Faculdade de Educação da UFRJ, desde 2011. Trabalhou por 25 anos (1985-2010) como professor de Artes Visuais na educação básica, em escolas públicas da SM/RJ (1985-1994) e no Colégio Pedro II (1993-2010). Atuou na educação não formal (1983-2011), em oficinas e cursos em projetos socioeducativos. Graduado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ (198011984). Mestre (1995-1999) e Doutor (2013-2017) em Educação pela PUC-RJ.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7152-4
ISBN Digital: 978-65-251-7153-1
DOI: 10.24824/9786525171524.4
Ano da Edição: 2024
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 136
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: L679 Léxico da Arte/Educação Brasileira / Juliano Casimiro de Camargo Sampaio et al., (orgs) – Curitiba : CRV, 2024. 136 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-7153-1 ISBN Físico 978-65-251-7152-4 DOI 10.24824/978652517152.4 1. Artes 2. Epistemologias 3. Metodologias de ensino 4. Prática artística 5. Políticas públicas I. Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo et al, org. II. Título III. Série. CDU 703.01 CDD 703 Índice para catálogo sistemático 1. Educação – arte - 703
 
