15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,32 sem juros | Total R$40,32 | |
2 x de R$20,16 sem juros | Total R$40,32 | |
3 x de R$13,44 sem juros | Total R$40,32 | |
4 x de R$10,43 | Total R$41,73 | |
5 x de R$8,49 | Total R$42,44 | |
6 x de R$7,19 | Total R$43,17 | |
7 x de R$6,27 | Total R$43,90 | |
8 x de R$5,58 | Total R$44,64 | |
9 x de R$5,04 | Total R$45,38 | |
10 x de R$4,61 | Total R$46,14 |
Autores: Fabíola Ferreira Ocampo - Sérgio Nunes de Jesus (Orgs)
Sinopse:
Estrear como prefaciadora de um livro não é uma tarefa fácil. Contudo, a oportunidade de enveredar por mais uma seara da aprendizagem me permitiu aceitar o desafio e aqui estou ousando apresentar esta obra composta por uma coletânea de textos do professor Celso Ferrarezi Junior, Doutor em Linguística pela UNIR e pós-Doutor em Semântica pela UNICAMP. Em 2009, por ocasião de uma visita que fiz ao município de Guajará-Mirim, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o prof. Ferrarezi e, logo, reconheci um “Indivíduo de Caráter Irrepreensível” (CI). Sua simplicidade em falar da educação e de seus “entremeios” me encantou e passei a ser uma leitora assídua do “Artefato Cultural”. Algumas vezes, cheguei a arriscar comentários dos textos postados e, em um deles, fui brindada com uma de minhas observações. O jeito inteligente, bem-humorado, sincero, mas, sem perder de vista a criticidade necessária na qual a temática educação merece ser tratada, o faz contar histórias que nos levam a refletir sobre como a educação é construída em nosso país e no imaginário das pessoas. Isto faz da ideia dos organizadores desse livro, Fabíola e Sérgio, uma bela oportunidade para estender a outras pessoas o contato com o universo de pensamentos que o professor Ferrarezi nos proporciona. Ao abordar temas delicados como a falta de qualidade da educação e a falta de comprometimento e ética de alguns profissionais que se dizem “educadores” nos leva a meditar sobre o papel que devemos efetivamente ter para buscar uma nova educação formada por CI’s. Ao ler os textos deste livro muitas vezes me enxerguei neles e percebi quantos indivíduos “urubuescos” convivem conosco sem que nada possamos fazer para extirpá-los. Alguns desses textos foram escritos há mais de uma década, mas continuam atuais. Isto nos leva a questionar “Por que os automóveis e computadores evoluem com tal velocidade e o elemento humano que os cria teima em continuar na ignorância?” “Por que o velho/atual discurso que apregoa que a educação é a salvadora/redentora do mundo não é capaz realmente de promover uma revolução ‘educadológica’?” Talvez isso possa ser explicado por umas das reflexões do Celso no texto “O Lobo Mau mora no atalho”: [...] Conhecimento fere o fundo da alma e, para poder extirpar as raízes e cicatrizes deixadas pela Ignorância e sua família, ele procede uma operação cruel, sem anestesia, um arrancar abrupto, que decepa de nós pedaços de nossa carne, de nossa alma e de nossa história. [...] Ou seja, parece mais fácil permanecer na ignorância, fingir que não sabe ou que não tem culpa ou ainda que a culpa seja do outro, do que se comprometer com o verdadeiro conhecimento que leva à sabedoria. Porque obter conhecimento dá muito trabalho. Faço parte da 2ª geração de educadoras de minha família e aprendi, com outras palavras, o conceito de ‘Desenvolvimento Suficiente’ proposto pelo professor Celso na prática. Considero-me sortuda por isso e grata à minha mãe e tias por terem me ensinado que para ser feliz é preciso dar mais valor ao ‘ser’ verdadeiramente humano e não ao ‘ter’ o bem material em si. Por isso, creio que os princípios abordados nos textos a seguir levarão o leitor a buscar os aspectos intelectual, emocional, social, espiritual que compõem a formação do ser humano e que devem ser explorados infinitamente por meio da educação que liberta. Por fim, agradeço ao professor Sérgio Nunes de Jesus por ter me presenteado com esse convite que oportunizou a leitura da seleção de textos do professor Celso Ferrarezi Junior. Só me resta convidar o leitor para mergulhar em um manancial de histórias que o possibilitará ao crescimento enquanto ser humano e enquanto profissional da educação. Mércia Gomes Bessa Coelho Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425055
DOI:10.24824/978858042505.5
Ano de edição:2012
Número de páginas:130
Formato:14x21
Assunto:
PREFÁCIO - uma TRAJETÓRIA, uma VIDA
NOTAS DO COTIDIANO
A CRISE E A EDUCAÇÃO
AFINAL, O QUE PODEMOS CHAMAR DE “ESCOLA”?
O LOBO-MAU MORA NO ATALHO
NÃO EXISTE “VIOLÊNCIA ESCOLAR”!
ESPÉCIE EM EXTINÇÃO – PARTE I
UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO – PARTE II
O UBUESCO E O CADA VEZ MAIS RARO
A VEZ DO PROFESSOR
UMA LEI DENTRO DE NÓS
O DESENVOLVIMENTO SUFICIENTE: EM CASA
ALGUMAS COISAS, NÃO DÁ PRA IGNORAR
A PRESUNÇÃO DO PATIFE
A DESSACRALIZAÇÃO DA VIDA I
A DESSACRALIZAÇÃO DA VIDA II
PROFISSÃO: PROFESSOR I
PROFISSÃO: PROFESSOR II
PROFISSÃO PROFESSOR – EPÍLOGO
TRÊS ATITUDES PARA MUDAR O MUNDO
A LEITURA EM CASA – O EXEMPLO
POSFÁCIO - Discurso e Práticas Docentes
POSFÁCIO () - Uma Caminhada Frutífera
os AMIGOS, as PALAVRAS
um OLHAR além
com a PALAVRA, o MESTRE
F426L
Ferrarezi Junior, Celso
Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras / Celso Ferrarezi Junior; Fabíola
Ferreira Ocampo, Sérgio Nunes de Jesus (organizadores). - 1.ed. - Curitiba,
PR: CRV, 2012.
130p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-505-5
1. Linguagem e línguas - Estudo e ensino. 2. Análise do discurso. I. Ocampo,
Fabíola Ferreira. II. Jesus, Sérgio Nunes de. III. Título.
12-6677. CDD: 407
CDU: 811(07)