15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,64 sem juros | Total R$59,64 | |
2 x de R$29,82 sem juros | Total R$59,64 | |
3 x de R$19,88 sem juros | Total R$59,64 | |
4 x de R$15,43 | Total R$61,72 | |
5 x de R$12,56 | Total R$62,78 | |
6 x de R$10,64 | Total R$63,85 | |
7 x de R$9,28 | Total R$64,93 | |
8 x de R$8,25 | Total R$66,03 | |
9 x de R$7,46 | Total R$67,13 | |
10 x de R$6,83 | Total R$68,25 |
Autores: Gilmei Francisco Fleck
Sinopse:
O atual universo da Literatura para crianças e jovens ganha, com a obra Literatura infantojuvenil: desafios para o letramento literário – pesquisas e experiências no âmbito escolar, uma perspectiva renovada como campo profícuo de estudos e de pesquisas. Isso ocorre a partir de relatos e da prática efetuada por professores das redes públicas de Educação no Paraná. Ler e formar leitores são aspectos presentes na ordem do dia das pesquisas e estudos voltados à formação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio. Tais aspectos do cotidiano escolar são, em boa parte, enfatizados, também, nos Mestrados Profissionais, como, por exemplo, no Profletras, espaço no qual nasce esta obra. Nesse contexto, o letramento literário constitui-se, na atualidade, em um dos desafios mais significativos das escolas públicas e das práticas docentes voltadas à formação leitora. Já não impera mais o senso comum que advertia que nossas crianças e jovens não leem, mas, sim, a constatação de que o compasso entre a leitura dos jovens aprendizes e o da escola está em desalinho. A escola começa, lentamente, a se mover em direção à compreensão e à adequação das práticas leitoras dos jovens aprendizes. Leitores em formação, os educandos expressam, na atualidade, ainda que de forma tímida, seus gostos, ensaiam seus primeiros passos nas observações críticas, explicitam suas percepções frente a um universo diferenciado de produção de material de leitura voltado a sua realidade. Esse posicionamento dos jovens leitores enfrenta-se com as práticas tradicionais, ainda em vigor em muitos espaços educacionais. Toda essa mudança, advinda em parte da intensa comercialização de obras infantojuvenis das últimas décadas, tem sido um desafio para os professores mais conservadores em relação à prática de leitura na escola. Nesta obra, discutimos aspectos teóricos sobre leitura e letramento literário e, também, exemplificamos uma série de possíveis atividades desenvolvidas por um grupo de professores que se enfrentou com essa realidade na escola pública e propôs práticas de letramento literário em diferentes contextos do Ensino Fundamental. A estreita relação entre teoria e prática, assim como a pesquisa acadêmica e a busca pelo ensino comprometido da leitura no espaço escolar, são as bases que dão sustentabilidade à escrita deste livro.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420379
DOI:10.24824/978854442037.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:270
Formato:16x23
Assunto:
F593
Fleck, Gilmei Francisco.
Literatura infantojuvenil: desafos para o letramento literário – pesquisas e experiências
no âmbito escolar / Gilmei Francisco Fleck (organizador).
270 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2037-9
DOI 10.24824/978854442037.9
1. Literatura brasileira 2. Literatura infantojuvenil 3. Letramento literário I. Título II. série
CDU 801(043) CDD 028.5
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Clarice Lottermann
INTRODUÇÃO
Renata Zucki
Gilmei Francisco Fleck
FORMAÇÃO DO LEITOR:
um projeto socioeducacional – uma trajetória para a vida cidadã
Gilmei Francisco Fleck
LITERATURA INFANTOJUVENIL:
andar entre os livros do cotidiano dos adolescentes e jovens
Vanusa de Souza
O LETRAMENTO LITERÁRIO MEDIADO PELA PRÁTICA DOCENTE:
caminhos e ajustes à formação do leitor
Leliane Regina Ortega Esteves
O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEITORAS NOS ANOS INICIAIS:
uma proposta com textos artísticos amalgamados em uma
temática específca
Renata Zucki
INTERTEXTUALIDADES EM BOCEJO (), DE ILAN BREMNANN
Madalena Benazzi Meotti
A INTERTEXTUALIDADE NA OBRA PROCURA-SE LOBO (),
DE ANA MARIA MACHADO
Lucilene Aparecida Spielmann Schnorr
A LITERATURA RENOVADA PARA CRIANÇAS E JOVENS:
uma leitura de Tchau (), de Lygia Bojunga
Isabel Mattei
UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A LEITURA
NO ENSINO FUNDAMENTAL II:
os caminhos da intertextualidade
Viviane Bordin-Luiz
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL:
entre atalhos e veredas, o caminho se faz
Donete Simoni Rosso
“CINDERELAS DE CABELOS BRANCOS” DIANTE DO ESPELHO:
um relato de experiência entre a vida social e a representação literária
Solange Marilene Melchior do Prado
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL:
a literatura infantojuvenil numa “série de leituras programadas”
Maria Bernadete da Roza
“CONVERSA DE MATUTO”:
leitura e linguagem em foco – experiência de leitura numa
“sequência expandida”
Julhana Cella Romanino
AS PALAVRAS BRINCANTES DE MIA COUTO:
encantamento para o público infantil e juvenil
Neuza Brazil de Castro
LEITURAS DE ROMANCES HISTÓRICOS NO
ENSINO FUNDAMENTAL (º ANO):
prática leitora com múltiplas perspectivas para a Guerra
do Paraguai (-)
Rosmere Vivian Otonelli
PONCIÁ VICÊNCIO (), DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E A MÃE DA
MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS (), DE MARIA JOSÉ SILVEIRA:
a voz feminina em dois romances contemporâneos
Celimara Cristine Lima Strelow
SOBRE OS AUTORES
SOBRE O ILUSTRADOR