15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Cristina d’Ávila - Tânia Ramos Fortuna (Orgs.)
Sinopse:
Ninguém nasce professor da noite para o dia. Professores se tornam professores depois de uma longa e diuturna trajetória formativa. Tampouco pode-se dizer que professores se formam por completo em seus cursos de formação inicial. Como dito, os cursos de graduação preparam o professor iniciante. Seu aprendizado para a docência se desenrola num processo de desenvolvimento profissional que engloba formação, autoformação, eco e heteroformação. No que tange à formação de professores que atuam na educação básica o sentido da ludicidade se impõe. Assim, com este livro "Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores" buscamos trazer à baila reflexões que partem do lúdico como característica imanente ao humano e da cultura lúdica como substrato basilar para a compreensão da educação na infância e, por conseguinte, da formação de professores. São doze autores de universidades da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Portugal que entrecruzam seus olhares para uma mesma problemática: por que as crianças deixam de brincar na escola do ensino fundamental? qual o papel do professor e da professora diante desta questão? o que a sociedade, de modo geral, e a escola, especificamente, têm feito para responder a uma demanda tão emergente? Estas são algumas das questões que vicejam em nosso livro, para as quais convidamos os leitores a se debruçarem e refletirem. Abordar os temas da ludicidade, cultura lúdica e formação de professores é uma ação urgente e necessária.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544426081
DOI:10.24824/978854442608.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:184
Formato:16x23
Assunto:
D245
D’Ávila, Cristina.
Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores / Cristina d’Ávila, Tânia Ramos
Fortuna – Curitiba: CRV, 2018.
184 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2608-1
DOI 10.24824/978854442608.1
1. Educação 2. Ludicidade 3. Cultura lúdica 4. Formação de professores I. Fortuna, Tânia
Ramos II. Título III. Série
CDU 37 CDD 370.71
APRESENTAÇÃO
As Autoras
PARTE I
REVERBERAÇÕES DA LUDICIDADE NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO LÚDICA DOCENTE: como os professores
que brincam se tornam que são?
Tânia Ramos Fortuna
REFLEXÕES SOBRE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO:
a ludoteca como espaço formativo 2
Ennia Débora Passos Braga Pires
RETALHOS DE UMA HISTÓRIA: o estado da arte dos
estudos sobre ludicidade em
Universidades públicas na Bahia
Roberta Abreu
Cristina d’Ávila
APRENDER E ENSINAR A BRINCAR
Maria da Conceição Oliveira Lopes
PARTE II
O BRINCAR E CULTURA LÚDICA INFANTIL
O BRINCAR LIVRE NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
a experiência do Baú Brincante
Cristina d’Ávila
Marilete Calegari Cardoso
Antonete Araujo Silva Xavier
VOZES DA INFÂNCIA BRASILEIRA
Adriana Friedmann
BRINCADEIRAS, JOGOS E LUDICIDADE
Cipriano Carlos Luckesi
Livro indd //2 ::
REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR A PARTIR
DAS NARRATIVAS INFANTIS:
uma iniciativa do Projeto Ciranda do Brincar
Cilene Nascimento Canda
Leila da Franca Soares
Giovana Cristina Zen
O LIVRE BRINCAR E A CULTURA LÚDICA INFANTIL:
experiência, performance e imaginário da criança
Marilete Calegari Cardoso