15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$38,00 sem juros | Total R$38,00 | |
2 x de R$19,00 sem juros | Total R$38,00 | |
3 x de R$12,67 sem juros | Total R$38,00 | |
4 x de R$9,83 | Total R$39,33 | |
5 x de R$8,00 | Total R$40,00 | |
6 x de R$6,78 | Total R$40,68 | |
7 x de R$5,91 | Total R$41,37 | |
8 x de R$5,26 | Total R$42,07 | |
9 x de R$4,75 | Total R$42,77 | |
10 x de R$4,35 | Total R$43,49 |
Autores: Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Cristhian Spíndola Ferreira - Elisângela Teixeira Gomes Dias - Enílvia Rocha Morato Soares - Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha - Lucimara Gomes Oliveira de Morais - Rose Meire da Silva e Oliveira
Sinopse:
Este livro resulta da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (Gepa), durante o ano de 2023, com o objetivo de analisar o lugar da avaliação em Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de escolas públicas do Distrito Federal. Nosso intento não foi avaliar os PPPs, mas analisar a presença da avaliação nesses documentos. A avaliação ganhou destaque como ponto de partida, de chegada e fio condutor do PPP da escola que, uma vez construído, está em permanente processo de reconstrução, pelo fato de o trabalho pedagógico escolar ser dinâmico, necessitando de ajustes contínuos. A avaliação nomeia ou está presente na maioria dos itens dos PPPs: concepção de avaliação; avaliação formativa, diagnóstica, somativa, institucional; em larga escala; formal e informal. Contudo, os seguintes aspectos merecem reflexão: as funções formativa e diagnóstica, talvez por serem apresentadas isoladamente, não descrevem a sua necessária articulação. O item conselho de classe deixa de mencionar sua estreita vinculação à avaliação. Embora os PPPs afirmem praticar a avaliação formativa, comprometida com a incorporação de aprendizagens por todos os estudantes, são incluídas práticas que contradizem essa intenção, como o oferecimento de prêmios ou regalias a estudantes com melhores resultados.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786525174815
DOI:10.24824/978652517481.5
Ano de edição:2025
Número de páginas:152
Formato:16x23
Assunto:
LUGAR DA AVALIAÇÃO EM PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Cristhian Spíndola Ferreira
Elisângela Teixeira Gomes Dias
Enílvia Rocha Morato Soares
Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha
Lucimara Gomes Oliveira de Morais
Rose Meire da Silva e Oliveira
L951
Lugar da avaliação nos Projetos PolíticoPedagógicos de escolas públicas do Distrito
Federal Benigna Maria de Freitas Villas Boas, Cristhian Spíndola Ferreira, Elisângela Teixeira
Gomes Dias, Enílvia Rocha Morato Soares, Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha, Lucimara
Gomes Oliveira de Morais, Rose Meire da Silva e Oliveira – Curitiba CRV, 2025
152 p
Bibliografia
ISBN Digital 9786525174792
ISBN Físico 9786525174815
DOI 10248249786525174815
ISBN Digital 978-65-251-7479-2
ISBN Físico 978-65-251-7481-5
DOI 10.24824/978652517481.5
1 Educação 2 Formação de professores 3 Educação Básica 4 Projeto PolíticoPedagógico
5 Avaliação formativa 6 Avaliação institucional I Villas Boas, Benigna Maria de Freitas II
Ferreira, Cristhian Spíndola III Dias, Elisângela Teixeira Gomes IV Soares, Enílvia Rocha
Morato V Sardinha, Lígia Carolina Santana Catunda VI Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
VII Oliveira, Rose Meire da Silva e VIII Título IX Série
CDU 37 CDD 370