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Autores: Larissa Garcia Ponce
Sinopse:
O livro foi produto da dissertação da autora apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para obtenção do título de Mestre em Psicologia Clínica . O intuito do trabalho foi compreender como as mães sociais de uma Casa-Lar do interior do Oeste Paulista imaginam e comunicam a experiência de maternagem que oferecem aos institucionalizados, a fim de observar e discutir os possíveis reflexos destas concepções e crenças, nos discursos e práticas destas cuidadoras em seus cotidianos profissionais. Os principais assuntos surgidos a partir dos Procedimentos Desenho Estória com Tema (PDE-T) foram: a configuração e funcionamento da família tradicional e da família tradicional contemporânea; a descrição dos pressupostos de cuidado suficientemente bons e as características consideradas indispensáveis para a mãe social suficientemente boa; a necessidade de desempenhar o papel de mãe adotiva; as crenças de que a criança institucionalizada e sua família natural são problemáticas e inadequadas em contraponto com as famílias naturais e/ou biológicas que são sinônimos de famílias felizes; idealizações: das funções e sentimentos que uma mãe social deve apresentar, da inexistência de aspectos profissionais negativos, do trabalho como mãe social não ser mero emprego e sim missão; e por fim indícios que revelam a ambivalência da mulher-mãe por ter que trabalhar e deixar seus próprios filhos. Esta produção, embora dirigida prioritariamente para o público acadêmico, pretende atingir pesquisadores, profissionais e estudantes, e quaisquer leitores interessados na temática do acolhimento institucional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405352
DOI:10.24824/978854440535.2
Ano de edição:2015
Número de páginas:160
Formato:14x21
Assunto:
Ponce, Larissa Garcia
Mãe social e cuidado infantil institucionalizado: um estudo sobre o imaginário coletivo à luz da teoria de D. W. Winnicott / Larissa Garcia Ponce
160 p.
ISBN 978-85-444-0535-2
1. Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971. 2. Crianças - Formação. 3. Psicologia infantil. 4. Responsabilidade dos pais. 5. Pais e filhos. I. Título.
15-25149
CDD: 649.1
CDU: 649.1
MÃE SOCIAL E CUIDADO INFANTIL INSTITUCIONALIZADO: um estudo sobre o imaginário coletivo à luz da teoria
de D W Winnicott
INTRODUÇÃO
Dimensões históricas e institucionais
Breve percurso histórico da
criança abandonada
A situação da criança institucionalizada
no Brasil: estatísticas de uma condição
nada provisória
Caracterização da instituição pesquisada
Dimensões psicanalíticas
O imaginário coletivo
Alguns aspectos da Teoria do
Amadurecimento Emocional de Winnicott
De que o indivíduo em
desenvolvimento necessita?
O que deve ser evitado na trajetória
de desenvolvimento do indivíduo
A institucionalização e suas
possíveis consequências emocionais
para crianças e adolescentes, segundo
Winnicott, Bowlby, Spitz e outros autores
O PAPEL DESEMPENHADO PELA MÃE SOCIAL
E O PAI SOCIAL? – a construção da noção de família
nas instituições de acolhimento
OBJETIVO GERAL
Objetivo específico
METODOLOGIA
O método psicanalítico
Participantes
Instrumentos de pesquisa
RESULTADOS: o acontecer clínico
Narrativas interativas sobre o uso do procedimento
Desenho-Estória com Tema realizado pelas
mães sociais
Ana
Beatriz
Cláudia
Dayane
Elisa
Discussão e síntese das análises referentes
ao primeiro tema
Discussão e síntese das análises referentes
ao segundo tema
Entrevista terapêutica Grupal para a Abordagem
Pessoalidade Coletiva
Discussão e síntese sobre os aspectos comuns aos
dois temas e aos conteúdos surgidos na entrevista
terapêutica grupal para a abordagem da
pessoalidade coletiva