15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,08 sem juros | Total R$61,08 | |
2 x de R$30,54 sem juros | Total R$61,08 | |
3 x de R$20,36 sem juros | Total R$61,08 | |
4 x de R$15,80 | Total R$63,21 | |
5 x de R$12,86 | Total R$64,29 | |
6 x de R$10,90 | Total R$65,39 | |
7 x de R$9,50 | Total R$66,50 | |
8 x de R$8,45 | Total R$67,62 | |
9 x de R$7,64 | Total R$68,75 | |
10 x de R$6,99 | Total R$69,90 |
Autores: Patrícia Mertzig Gonçalves de Oliveira - Maria Luísa Furlan Costa
Sinopse:
‘É possível uma educação musical a distância?’ Tal interrogação ciranda todo este texto que, por sua vez, busca interrogar as pesquisas sobre educação musical a distância no Brasil, tendo como foco as questões que dizem respeito especificamente aos aspectos teórico-metodológicos constantes nas mesmas. A aposta das autoras foi a de que as teses e dissertações que se debruçam sobre o tema se tornariam um locus e um recorte de análise sobre o assunto e, ao mesmo tempo, porta-vozes do pensamento sobre o tema na área de Educação Musical. Do ponto de vista metodológico, Patrícia e Luisa operaram com um levantamento de teses e dissertações sobre Educação Musical a distância, analisando-as com vistas a compreender seus posicionamentos teórico-metodológicos e como estes autores e suas concepções evidenciam como a área de Educação Musical pensa sua Educação a Distância. Considerando as tendências nas pesquisas, as autoras perceberam que estas, em sua maioria, estão mais centradas nas tecnologias que são usadas como suporte à aprendizagem musical. Desta forma, elas sinalizam uma lacuna no que diz respeito à uma discussão curricular, por um lado, sobre como determinadas disciplinas – como Canto Coral, Regência, Percepção Musical – podem ser repensadas no contexto da EaD e; por outro lado, à uma dimensão pedagógica, colocando na mira a falta de discussões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Musical no contexto da EaD. Não deixe de ler cada linha, refletindo com as autoras, acompanhando suas questões e ponderações e, quem sabe, aceitando o convite para conhecer mais o assunto! Prof. Dr. Glauber Resende Domingues (SME/RJ)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544427378
DOI:10.24824/978854442737.8
Ano de edição:2018
Número de páginas:230
Formato:16x23
Assunto:
Ol46
Oliveira, Patrícia Mertzig Gonçalves de
Mapeamento da pesquisa em educação musical a distância no Brasil Patrícia Mertzig
Gonçalves de Oliveira, Maria Luisa Furlan Costa – Curitiba CRV, 2018
230 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2737-8
DOI 10248249788544427378
1 Educação 2 Educação – pesquisa I Costa, Maria Luisa Furlan II Título III Série
CDU 37 CDD 37287
PREFÁCIO
Maria Aparecida Crissi Knupell
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
ASPECTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA
COMPREENDER A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
As diferentes gerações da EaD
A EaD no Brasil
O conceito de tecnologia
Teorias em EaD
CAPÍTULO
TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL A
DISTÂNCIA o estado do conhecimento
Metodologia da pesquisa estado do conhecimento
Estado do conhecimento contextualizando as teses e dissertações
CAPÍTULO
ASPECTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
PARA COMPREENDER OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL
A DISTÂNCIA NO BRASIL
Algumas abordagens metodológicas em Educação Musical
Educação Musical no Brasil
Tecnologias em Educação Musical
Graduação em Licenciatura em Música a distância no Brasil
CAPÍTULO
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA NO BRASIL NO
PERÍODO DE A
Categorias de análise
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS