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Autores: Nima Imaculada Spigolon - Camila Brasil Gonçalves Campos (Orgs.)
Sinopse:
Paulo Freire entendia que os Círculos de Cultura expressavam a capacidade humana de refletir sobre o mundo, sobre a posição humana no mundo e o poder dos humanos transformarem esse mundo por meio do trabalho e do encontro dialógico. Entendo que as professoras Nima I. Spigolon e Camila B.G. Campos, foram motivadas por essas mesmas disposições quando organizaram a coletânea “Círculos de Cultura: teorias, práticas e de práxis”. Num momento em que a lógica do mercado parece recobrir todas as esferas da vida social e natural, além de transformar as práticas culturais diferentes e desiguais em mercadorias variadas para públicos diversos, me indago: Como assegurar que os Círculos de Cultura preservem seu potencial dialógico, crítico, emancipador e transformador? - Como assegurar que eles não se transformem em mais um “bem cultural”? O conceito de “educação bancária”, realçado por Paulo Freire, dialoga com o de “bem cultural”, realçado por Adorno e Horkheimer, na medida em que ambos apontam para o perigo de transformar as práticas culturais, dentre elas os Círculos de Cultura, em “mercadorias” que reificam os sujeitos e os processos sociais envolvidos. Pergunto, ainda mais: Qual é o nosso interesse em refletir hoje a respeito dos Círculos de Cultura? Quais são as questões presentes que orientam hoje a nossa prática e o nosso entendimento sobre esses Círculos? Na atual conjuntura sócio político econômica e educativa o que caberia aos Círculos de Cultura refletir? Como não reduzi-los a uma “inovação didático pedagógica” tão em moda na visão hegemônica moderna que, contando com a técnica e a tecnologia, tudo muda para que tudo permaneça como esta? São provocações que faço a(o)s autora(e)s e leitora(e)s desta coletânea e que espero ver encaminhadas nas linhas e entrelinhas tecidas entre as teorias, as práticas e a dialética das práxis. Profa. Dra. Débora Mazza (FE/UNICAMP)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411674
DOI:10.24824/978854441167.4
Ano de edição:2016
Número de páginas:312
Formato:16x23
Assunto:
A122
Abbade, Eduardo Botti.
Marketing analítico: explorando ferramentas de diagnóstico empresarial e análise de
mercado. / Eduardo Botti Abbade
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1169-8
1. Administração 2. Marketing - empresa 2. Análise de mercado. I. Título II. série.
CDD 658.8
O ÂMBITO DO MARKETING ANALÍTICO
ANÁLISES DE DEMANDA E MODELOS DE PREVISÃO
Como proceder com a Análise de Previsão
de Demanda
Procedimento exemplificado para encontrar
Índice de Sazonalidade
Tendência e Previsão de Longo Prazo
Previsão de Curto Prazo
Aplicações
Exercícios Práticos - Análises de Demanda e
Modelos de Previsão
Análise da evolução de vendas
mensais de veículos da marca FIAT no Brasil
Análise da série de dados mensal de
emissões de Cheques sem fundo
Análise das taxas mensais de
desemprego registradas na Alemanha, Canadá e EUA
ANÁLISE DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS
Matriz BCG (Boston Consulting Group)
Procedimento exemplificado para encontrar
a Matriz BCG
Aplicações
Exercícios Práticos - Análises de Portfólio com
Matriz BCG
Análise das categorias de veículos
das principais marcas vendidas no Brasil
Evolução das exportações
brasileiras de produtos agropecuários
Análise do setor automotivo brasileiro
O VALOR DOS COMPRADORES / CONSUMIDORES
Encontrando o Valor dos Clientes
Valor do Cliente considerando a Receita de Compras
Valor do Cliente considerando dimensões adicionais (Risco de Crédito
Aplicações
Exercícios Práticos - Análises do Valor do Cliente
Análise do Valor de Clientes
(pessoas físicas)
Análise do Valor de Clientes e Vendedores
TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA
Decisão Multicritério - Método MPS
Decisão Multicritério - Método AHP
Exemplo Prático do uso do Método AHP
Aplicações
Exercícios Práticos – Tomada de Decisão Estratégica
Análise da Decisão de Compra de
uma SmartTV
Análise da decisão para expansão hipotética da AMBEV
PRECIFICAÇÃO, ELASTICIDADE E
SENSIBILIDADE DO PREÇO
Elasticidade da Demanda
Elasticidade da Receita (analisando o preço
frente a projeção de receita)
Aplicações
Exercícios Práticos - Análises da Elasticidade e Preço
Análise dos Preços no setor de laticínios
Análises dos preços de uma
empresa e seus produtos
Análise de Portfólios de Negócio
(produtos e clientes), com avaliação do Valor dos
Clientes, e Análise de Precificação
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA