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Autores: Adilson da Silva Melo - Carlos Alberto Máximo Pimenta - Giovanni Horácio Guimarães - Rita de Cássia M. T. Stano (Orgs.)
Sinopse:
Este livro, resultado do projeto de pesquisa "MEMÓRIA E TRAVESSIA: resgate de itinerários de professores na Escola de Engenharias de Itajubá", financiado pelo CNPq, propõe refletir sobre a constituição da identidade e da memória professoral ao longo de determinado período da história da Universidade Federal de Itajubá. Teve a pretensão de explicitar, enquanto instituição educativa, os diversos e diferentes modos de fazer e de processar a prática docente, levando-se em consideração as mudanças processadas ao longo dos construção da instituição, com o objetivo de apreender a identidade institucional a partir das vozes e das narrativas de professores dando lugar ao saber no cotidiano acadêmico. Ao longo da sistematização dos dados coletados vislumbrou-se a necessidade de promover a análise dos modos de produção do saber pedagógico empreendido presentes em diferentes épocas, devidamente contextualizadas, para, a posteriori, registrar a memória constitutiva dos sujeitos que trilharam o percurso do saber docente na instituição. Portanto, a publicação deste livro é bem vinda para se pensar os percursos institucionais de diferentes universidades com as características da UNIFEI, uma vez que essas relações podem ter similaridades. No caso específico, os saberes docentes foram capturadas e registradas durante a investigação, porque os procedimentos de análise dos dados evocavam da memória dos sujeitos os redesenhos significados elaborados historicamente acerca de modos próprios e singulares de fazer e pensar a educação de engenheiros, por quase um século. Dentro desse campo de informações evidencia-se a história da instituição, em perspectivas documentais, oralidades e memórias de professores sobre o seu saber-fazer pedagógico. Em equivalência, nesta proposição, esta a relação entre história e memória, num biográfico, a partir de vários relatos, depoimentos e documentos que permitiram a apreensão do subjetivo, objetivamente marcado pelas próprias rugas e situações experimentadas nos diversos lugares sociais onde foi se constituindo a própria identidade institucional. Eis aqui um belo exercício, no sentido de que o refazer de um percurso de construção de valores pode subsidiar a discussão acerca das proposições político-estratégias de uma Universidade, que se predispõe em ser tecnológica por excelência. Rita Stano Dra em Educação Universidade Federal de Itajubá
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422351
DOI:10.24824/978858042235.1
Ano de edição:2011
Número de páginas:116
Formato:14x21
Assunto:
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
Um olhar teórico: identidade e memória
CAPÍTULO
Itinerários professorais: aspectos metodológicos
CAPÍTULO
O diálogo entre narrativas e interpretações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
M487
Memória e travessia: resgate de itinerários de professores na Escola de Engenharia de Itajubá / [organização Adilson da Silva Melo... et al.]. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2011.
114p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-235-1
1. Universidade Federal de Itajubá - História. 2. Engenharia - Estudo e ensino (Superior) - Itajubá (MG) - História. 3.universidade Federal de Itajubá - Corpo docente I. Melo, Adilson da Silva.
11-8034. CDD: 624.098151
CDU: 624(815.1)(09)