15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,98 sem juros | Total R$56,98 | |
2 x de R$28,49 sem juros | Total R$56,98 | |
3 x de R$18,99 sem juros | Total R$56,98 | |
4 x de R$14,74 | Total R$58,97 | |
5 x de R$12,00 | Total R$59,98 | |
6 x de R$10,17 | Total R$61,00 | |
7 x de R$8,86 | Total R$62,03 | |
8 x de R$7,89 | Total R$63,08 | |
9 x de R$7,13 | Total R$64,14 | |
10 x de R$6,52 | Total R$65,21 |
Autores: Maria Clarisse Vieira
Sinopse:
A história-memória de cinco educadores e educadoras, narrada e analisada neste trabalho de Clarisse mostra que houve e há outras histórias-memórias mais traumáticas, com outros personagens. Outras experiências. Até com Outro paradigma epistemológico-pedagógico. Outras formas de ver, pensar, alocar nas relações sociais, políticas e educacionais os jovens-adultos trabalhadores que lutaram e lutam por direitos à terra, trabalho, educação. Pelo direito de serem reconhecidos sujeitos de direitos não de favores. Nem da EJA como favor. Este trabalho se aproxima dessa Outra história-memória, desses Outros educadores/as e educandos/as e nos revela que há Outra história-memória marginalizada pelo pensamento oficial. Que é urgente ver, captar esse algo a mais persistente na história-memória da EJA: sua estreita articulação com o movimento de cultura-educação-emancipação popular e com os próprios trabalhadores sujeitos de sua emancipação-resistência à opressão. O trabalho nos mostra que a história-memória é Outra quando narrada por Outros educadores/as sintonizados com os processos tensos de emancipação popular. Há tantas histórias-memórias quantos olhares sobre os trabalhadores/as, jovens-adultos que teimam em voltar. Há tantas histórias-memórias da EJA quantos olhares, identidades afirmativas da diversidade desses trabalhadores em lutas por direitos. (Miguel Arroyo)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544407622
DOI:10.24824/978854440762.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:256
Formato:16x23
Assunto:
V656
Vieira, Maria Clarisse.
Memórias-testemunho de educadores: contribuições da educação popular a educação de jovens
e adultos./Maria Clarisse Vieira.
1. Educação 2. Memórias – educação popular 3. EJA I. Título II. Série.
CDD 372.4
Índice para catalogo sistemático
1.Educação: jovens e adultos – 372.4
PRÓLOGO
O INÍCIO DA VIAGEM
FIOS E TESSITURAS: memória do vivido
Narrativas de viagem
De onde vim
Aprender a conhecer
As rodas de bicicleta da minha mãe e a opção pelo magistério
Alfabetização de adultos: uma inquietação que redireciona minha vida
Mestrado em educação: que passos irei dar?
Na capital federal: o novo
Educadores populares, memória e experiência
Uma tessitura benjaminiana
Oralidade e memória
A pesquisa: caminhos, encruzilhadas, descobertas
Em busca de referências
Os escolhidos
TRAMAS E URDIDURAS: a aventura de construir a história
Narrando a própria vida, entre tramas e urdiduras
Esquerdas católicas e Educação Popular:
reflexões sobre a trajetória de Osmar Fávero
Zeca: percursos e descobertas na educação popular
Vera: no saber contar a vida, a arte de tecer a própria história
Aída: caminhos trilhados, mares navegados: temperos essenciais
Primeiros anos na escola
A filha do comunista
É isso que eu quero fazer
Desenvolvendo comunidades
Subia morros, descia córregos
Do social para a educação
Renato Hilário: vida e marcas de um educador de EJA
Música e trabalhismo
Vargas e a voz dos humildes
CONTEXTOS E EXPERIÊNCIAS: educadores de jovens e adultos
nos anos
Políticas de educação de adultos no Brasil de a
Educação, paz e democracia
Década de : idade de ouro para a EJA
Primórdios da globalização
De Kubitschek a Jânio Quadros
Fundamentos da educação permanente
Memória e experiência: dois alfabetizadores de adultos
antes do golpe de
A prática freireana de alfabetização de adultos
Primeiros contatos com Freire
Experiência Vila Helena Maria: lembranças e significados
Política e educação popular: dois educadores
no Movimento de Educação de Base (MEB)
Textos e contextos
Educação de Base
Mudança de rumo
Educação × evangelização
Sindicalismo rural
O caráter político da educação
Educando como sujeito
Educação para transformação
Sentido político da educação
Educação como tarefa política
Educação como prática da liberdade
MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO POPULAR: anos e
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”: pós-
O desenraizamento depois de
Sempre é possível fazer algo
O lembrar de educadores sobre o pós-
Evocações de Osmar Fávero
Zeca e Vera Barreto: Tudo estava na bagagem
que vocês nos legaram?
Renato Hilário – um caminhante que não é solitário
Ideário cristão e socialista
Educação popular e educação de adultos nos anos :
luta e resistência
Programas de alfabetização e contexto internacional
Flexibilização e Ensino Supletivo
Aída Bezerra – uma resistência
De cultura popular a educação de adultos
Centros de Educação Popular
A docência universitária de Osmar Fávero nos anos
Encontros com a Educação Popular:
Contagem (MG) e Vale do Jequitinhonha (MG)
Comunidade Escolar
Troca de saberes
Teologia da libertação e educação popular: reflexões sobre a
trajetória de Zeca e Vera Barreto nos anos
Controvérsias em torno das significações da educação popular
EJA como direito público
Memória de educadores nos anos
Percursos de formação e transformação: Vera e Zeca nos anos
Vivendo e aprendendo
O itinerário de Aída: autoconstrução e buscas na educação popular
Respostas no cotidiano
Formação de educadores
Confronto de saberes
Renato e o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do Paranoá
Teoria e prática
Alfabetizar para fortalecer a luta
As políticas de EJA e a redemocratização
Alunos trabalhadores
VOZES DE EDUCADORES: significados atribuídos às heranças
da educação popular
Educação Popular: história longa, densa e diversificada
Visão dos educadores sobre as contribuições da Educação Popular
A origem social dos educandos
Dimensão política
Superação da visão compensatória
Salas de espelhos: como os educadores avaliam sua trajetória
CONSIDERAÇÕES FINAIS
CARTA A LEÔNCIO SOARES (professor Titular da Faculdade
de Educação da UFMG)
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
ISBN 978-85-444-0762-2