| 1 x de R$39,61 sem juros | Total R$39,61 | |
| 2 x de R$19,80 sem juros | Total R$39,61 | |
| 3 x de R$13,20 sem juros | Total R$39,61 | |
| 4 x de R$10,24 | Total R$40,99 | |
| 5 x de R$8,33 | Total R$41,69 | |
| 6 x de R$7,06 | Total R$42,41 | |
| 7 x de R$6,16 | Total R$43,12 | |
| 8 x de R$5,48 | Total R$43,85 |
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
No campo da educação, assim como em outras áreas do conhecimento, as transformações, atualmente, vêm ocorrendo de forma acelerada. Tais mudanças, simultaneamente, frutos e propulsoras de avanços técnico-científicos diversos – sejam eles incrementais ou radicais – originam-se nas mais diversas formas de pesquisa.
As inovações incrementais correspondem a aperfeiçoamentos graduais em produtos, serviços ou processos já existentes que, todavia, preservam elementos essenciais, elevam desempenhos e aprimoram aspectos de qualidade ou características inerentes à eficiência.
Por sua vez, as inovações radicais se caracterizam por mudanças disruptivas, capazes de criar algo inteiramente novo ou de transformar, de modo profundo, o que já existe, rompendo padrões, incorporando novas tecnologias e, potencialmente, redefinindo mercados.
Sejam incrementais ou radicais, as inovações devem ser percebidas como produtos, mas também produtoras deste novo cenário, no qual avanços tecnológicos e científicos exigem uma abordagem pautada em procedimentos sistemáticos e racionais, para que sejam sustentáveis e eficazes.
Assim, notem, as pesquisas científicas podem e devem ser percebidas como catalisadoras de diversas transformações sociais. E, como pensar pesquisa científica sem pensar metodologia científica? É dentro deste contexto que convido cada leitor a pensar a disciplina de metodologia científica (bem como os conhecimentos propostos aqui neste livro). Proponho o rompimento com aquela ideia preconcebida de que metodologia científica é uma disciplina chata e teórica, que se restringe à sala de aula das instituições de ensino. Ela, em realidade, propõe raciocínio estruturado, racional e sistemático, para viabilizar inovações sustentáveis tanto para a academia, quanto para o mercado, graças a procedimentos metodológicos consistentes, que tendem a conduzir o pesquisador, com economia de tempo e recursos, a resultados significativos e válidos, como defendem Lakatos e Marconi.
José Saramago certa feita afirmou que “o que dá o verdadeiro sentido à busca é o encontro”. Analogamente, no âmbito da metodologia científica, é o processo que confere valor ao resultado, pois nele reside a essência da construção do conhecimento. Assim, valorizemos o processo, valorizemos a metodologia científica!
Autores:
Doutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ). Mestra em Design e Sociedade (PUC-Rio). Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio), com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Possui experiência como (i) Professora de Metodologia da pesquisa, Ética e Empreendedorismo junto à graduação para Curso de Gestão; (ii) Professora de Criatividade e Inovação em Empreendedorismo para curso de Pós-Graduação; (iii) Professora de Metodologia Científica e Metodologias Ágeis para programa de Mestrado Profissional e (iv) Professora de Empreendedorismo para programa de Doutorado Profissional. Autora do curso “Metodologia Científica em Ação – O Curso”, disponível na plataforma Hotmart. Professora da Unicarioca. Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência e, também, Editora da Seção Artigos da Revista Acadêmica RECITE (Revista de Ciência Tecnologia e Educação da Unicarioca). Experiência de mais de 10 anos orientando alunos da graduação de Administração no desenvolvimento de suas monografias e experiência de aproximadamente quatro anos orientando alunos do mestrado em Educação. Visão sistêmica de ambientes organizacionais, favorecida por formação interdisciplinar. Escritora com dois livros já publicados: Como elaborar seu plano de negócios (2014) e Filoblogando (2015), em parceria com a professora Regina de Moraes.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8317-6
ISBN Digital: 978-65-251-8313-8
DOI: 10.24824/978652518317.6
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 112
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: V172 Valim, Rosa Lídice de Moraes. Metodologia Científica em ação: fundamentos e práticas para pesquisas qualitativas / Rosa Lídice de Moraes Valim – Curitiba : CRV, 2025. 112 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8313-8 ISBN Físico 978-65-251-8317-6 DOI 10.24824/978652518317.6 1. Educação 2. Metodologia da Pesquisa Científica 3. Pesquisa qualitativa 4. Trabalhos acadêmicos I. Título II. Série. CDU: 001.891 CDD: 001.42 Índice para catálogo sistemático 1. Metodologia científica - 001.42
