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Autores:
ORGANIZADORES
ALEXSANDRA FLÁVIA BEZERRA DE OLIVEIRA
Professora de História da Rede Estadual de Pernambuco. Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em História e Sociologia e Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Atualmente é Chefe da Unidade de Formação Continuada da Gerência Regional de Educação do Sertão Central – PE.
HENRIQUE CUNHA JUNIOR
Doutor pelo Instituto Politécnico de Lorraine – Nancy – França (1983). Mestre em História (DEA) Faculdade de Letras de Nancy – França (1981). Pós-doutoramento em Engenharia – Universidade Técnica de Berlin – Bolsista DAAD – do governo Alemão (1985). Livre Docente da Universidade de São Paulo (Título de Pós-doutoramento com tese e concurso público) (1993). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (1994). Professor da Universidade de São Paulo (1984- 1994). Pesquisador Sênior e Chefe de Departamento – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (1987- 1995). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (1994-2020). Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia (2020).
REGINALDO FERREIRA DOMINGOS
Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto de Formação de Educadores – IFE, Campus Brejo Santo-CE. Graduado em História (Universidade Regional do Cariri – URCA). Especialista em História e Sociologia (URCA). Mestre e Doutor em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação, História, Diversidade, Raça, Etnia e Movimentos Sociais – NEEHDREM.
AUTORES
ANA PAULA DOS SANTOS
Pedagoga, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, no eixo, Cultura, História, Filosofias e Pedagogias Afrorreferenciadas. Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem experiência na área da Educação Básica: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogias da infância negra e quilombola, formação de professores na perspectiva da Lei nº 10.639/2003, formação de professores quilombolas e gestão escolar.
CICERA NUNES
Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora do Departamento de Educação, do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER/URCA.
EMANUELA FERREIRA MATIAS
Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação Brasileira – PPGE (UFC), Orientador: Drº Henrique Cunha Junior. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana. Atua na área de educação. Tem experiência nas temáticas ligadas aos movimentos sociais, educação e relação étnico-racial, africanidades brasileiras, Territórios de Maioria Afrodescendentes, Bairro negros. Quilombos urbanos, Diversidade e Gênero.
IVAN COSTA LIMA
Professor doutor em Educação (UFC). Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Ceará, do bacharelado em Humanidades e licenciatura em Pedagogia. Mestre em Educação (UFSC). Integra o Núcleo de Estudos Xamanísticos – Neoxamam (Unifesspa). Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania Global – Unilab/CE. Editor da N’umbuntu em revista, periódico interdisciplinar em estudos e pesquisa em relações étnico-raciais, movimentos sociais e Educação.
LÍLIAN CAVALCANTI FERNANDES VIEIRA
Professora Titular do quadro de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Casa de Cultura Britânica (UFC). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC com o desenvolvimento de pesquisas na área de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola/Relações étnico-raciais e questões de identidade e cultura de matriz africana.
MARIA APARECIDA SILVA
Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano – NUDES.
ROSÁLIA FELIPE DA SILVA
Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (Universidade Federal do Cariri – UFCA), Instituto de Formação de Educadores – IFE e integrante do Núcleo de Estudos em Educação, História, Diversidade, Raça, Etnia e Movimentos Sociais – NEEHDREM.
SÂMIA PAULA DOS SANTOS SILVA
Professora, quilombola, mulher negra cearense. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, quilombos e território.
Sinopse:
A população negra é maioria no Brasil e isso se deve ao escravismo criminoso. Assim, foi transportado ao Brasil os conhecimentos que viabilizaram a economia brasileira e que constituiu parte da cultura brasileira. A população negra sempre lutou por liberdade, dignidade e direitos sociais que foram retirados pelo escravismo e capitalismo racista. No entanto, esse grupo sempre produziu conhecimentos culturais, políticos, sociais e tecnológicos. As metodologias científicas europeias foram desenvolvidas para análises das populações europeias e não permitem, com suas referências, boas análises das populações brasileiras, mesmo que adaptações sejam feitas. As metodologias de pesquisa afrodescendentes foram elaboradas a partir da visão das populações negras brasileiras e baseadas na história sociológica do Brasil. São metodologias que partem das filosofias africanas e afrodescendentes e rompem com as metodologias eurocêntricas utilizadas, permitindo assim, a produção do conhecimento na ótica das populações negras e resolvendo problemas dessas populações no cenário da produção do conhecimento no Brasil. Com isto, exercemos uma autonomia de pensamento com relação ao eurocentrismo e mantemos uma das premissas do Pan-africanismo que foi esse sentido de independências do pensamento e da valorização das bases africanas. A Metodologia de Pesquisa Afrodescendente foi aplicada, nos últimos 30 anos, em muitos dos nossos trabalhos de pesquisa.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7801-1
ISBN Digital: 978-65-251-7800-4
DOI: 10.24824/9786525178011.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
METODOLOGIA DE PESQUISA AFRODESCENDENTE: conhecimento, conceitos e métodos afro diaspóricos Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira Henrique Cunha Júnior Reginaldo Ferreira Domingos M587 Metodologia de Pesquisa Afrodescendente conhecimento, conceitos e métodos afrodiaspóricos Alexsandra Flávia Bezerra de Oliveira, Henrique Cunha Júnior, Reginaldo Ferreira Domingos (organizadores) – Curitiba CRV 2025 172 p Bibliografia ISBN Digital 9786525178004 ISBN Físico 9786525178011 DOI 10248249786525178011 ISBN Digital 978-65-251-7800-4 ISBN Físico 978-65-251-7801-1 DOI 10.24824/978652517801.1 1 História da África 2 Pesquisa 3 Conhecimento 4 Afrodescendente I Oliveira, Alexsandra Flávia Bezerra de, org II Cunha Júnior, Henrique, org III Domingos, Reginaldo Ferreira, org IV Título V Série CDU 001891 CDD 00142 960