15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,08 sem juros | Total R$55,08 | |
2 x de R$27,54 sem juros | Total R$55,08 | |
3 x de R$18,36 sem juros | Total R$55,08 | |
4 x de R$14,25 | Total R$57,00 | |
5 x de R$11,60 | Total R$57,98 | |
6 x de R$9,83 | Total R$58,97 | |
7 x de R$8,57 | Total R$59,97 | |
8 x de R$7,62 | Total R$60,98 | |
9 x de R$6,89 | Total R$62,00 | |
10 x de R$6,30 | Total R$63,03 |
Autores: Ilma Passos de Alencastro Veiga (Org.)
Sinopse:
A sociedade em que vivemos é uma sociedade globalizada, na qual tudo está conectado, tanto do ponto de vista nacional como internacional. Este cenário exige que qualquer tomada de decisão em alguma das dimensões (financeiras, culturais, políticas, ambientais, científicas, educacionais) devem ser compreendidas de forma interdependentes. Isto quer dizer que a interdependência é um dos termos indispensáveis no novo cenário da vida e da sociedade. Certa de que as políticas educacionais exigem, também, a interdependência entre reflexão – investigação – ação, este livro destina-se essencialmente aos profissionais da educação, formadores e estudantes, visando basicamente dois objetivos: compreender o processo educativo à luz das políticas educacionais, do currículo e da docência, e divulgar os resultados de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Trata-se, portanto, de reflexões tecidas a partir do trabalho coletivo e compartilhado ao longo de uma trajetória pessoal e profissional comprometida eticamente com a educação. Vale ainda destacar a situação complexa da docência que expressa as contradições da sociedade que, de um lado, procura a adaptação das IES ao modelo neoliberal e, de outro, tem a convicção de que para ser professor basta conhecimento específico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411711
DOI:10.24824/978854441171.1
Ano de edição:2017
Número de páginas:246
Formato:16x23
Assunto:
V426
Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. / Ilma Passos de Alencastro Veiga (Org).
246 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1171-1
1. Educação - aprendizagem 2. Metodologia - conhecimento. I. Veiga, Ilma Passos de Alencastro, (org.). II. Título III. Série
CDD 370
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Andréa Maturano Longarezi
Roberto Valdés Puentes
PRIMEIRA PARTE
EVOLUÇÃO DA METODOLOGIA
DA METODOLOGIA ATIVA À METODOLOGIA PARTICIPATIVA
José Carlos S Araujo
SEGUNDA PARTE
TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOCIALIZADORAS
JÚRI SIMULADO: uma técnica de ensino colaborativo
José Carlos Veloso Filho
Luciana Barbosa Musse
Sayoanara Georgia Carrijo Cabral Mihalache
PAINEL INTEGRADO OU GRUPOS ROTATIVOS:
caminhos para a integração horizontal-vertical
Ilma Passos Alencastro Veiga
Rosana César de Arruda Fernandes
DIÁRIO DE BORDO: o ato de escrever o vivido
Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
GRUPO TUTORIAL: uma técnica de ensino que dá voz ao estudante
Ilma Passos Alencastro Veiga
Edileuza Fernandes da Silva
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES EM CONTEXTOS
FORMATIVOS (TEAM-BASED LEARNING - TBL)
Ana Lúcia Amaral
RODA DE CONVERSA: uma estratégia didática na sala
de aula e na formação continuada de educadores em escala
Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
TERCEIRA PARTE
TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA VERTENTE
DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
ANÁLISE E SÍNTESE:
prática didática na sistematização coletiva do conhecimento
Joana Paulin Romanowski
Pura Lucia Oliver Martins
OFICINAS PEDAGÓGICAS: uma ação interativa
entre o pensar e o fazer coletivamente
Liliane Campos Machado
ENSINO E APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO
NO ÂMBITO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA:
propostas para uma prática pedagógica inovadora
Cristina d’Ávila
Charbel N El-Hani
PROTOCOLO DE EXPERIMENTO:
construindo trilhas para as atividades laboratoriais
Magda Verçosa Carvalho Branco
Ilma Passos Alencastro Veiga
Maria Helena Viana de Souza
ANEXO
SOBRE OS AUTORES
EDITÁVEL