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Autores: Jacqueline Ferraz da Costa Marangoni
Sinopse:
A mudança no perfil demográfico de nosso país repercute, de forma significativa, na organização afetiva e social das famílias e da sociedade. O envelhecimento da população mundial, em particular, no Brasil, apresenta-se em múltiplas experiências de envelhecer e traz importantes desafios para as políticas públicas de saúde, para o sistema de previdência social, para a organização familiar e para as ciências que tratam do desenvolvimento humano. Um aspecto relevante é o processo de trocas intergeracionais no contexto familiar. Os idosos, ainda considerados em muitos discursos sociais como dependentes, começam a configurar-se como uma geração que oferece suporte afetivo e financeiro para as mais jovens. Os avós emergem nesse cenário como personagens centrais na vida de suas famílias, participando ativamente da educação dos netos e proporcionando apoio afetivo-financeiro aos filhos. O aumento da expectativa média de vida favorece a vivência do papel de avó/avô por mais tempo, engendrando novas formas de relacionamento no contexto familiar e extrafamiliar. Essa realidade complexa demanda estudos que busquem compreender as transferências intergeracionais e as possibilidades de interações entre jovens e idosos nos diferentes contextos socioculturais. Considerando isso, a presente obra retrata uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Brasília – DF. A escola foi escolhida como contexto de construção das informações, uma vez que a compreendemos como espaço de desenvolvimento e formação de subjetividades, promovendo tanto a manutenção de significados culturais como sua transformação. O estudo teve como participantes adolescentes e idosos, sendo que na última etapa do processo de pesquisa, privilegiou-se adolescentes e seus respectivos avós. O percurso trilhado por este trabalho permitiu a compreensão da dinâmica intergeracional vivida pelos participantes. Evidenciou-se conflitos, mas também oportunidades de coeducação, em que avós ensinam aos netos valores do passado e indicadores positivos de envelhecimento, assim como os netos educam os avós no que se refere aos valores contemporâneos e novas tecnologias. Essa publicação é um convite ao leitor para uma reflexão sobre o potencial de desenvolvimento humano que marca o encontro entre diferentes gerações.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580420685
DOI:10.24824/978858042068.5
Ano de edição:2011
Número de páginas:132
Formato:14x21
Assunto:
Jacqueline Ferraz da Costa Marangoni
“MEU TEMPO, SEU TEMPO” possibilidades de coeducação no
relacionamento entre avós e netos
Marangoni, Jacqueline Ferraz da Costa
Meu tempo, seu tempo : possibilidades de coeducação no relacionamento entre avós e netos / Jacqueline Ferraz da Costa Marangoni. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV , 2011. 131 p. Inclui bibliografia - ISBN 978-85-8042-068-5 - 1. Avós e netos. 2. Educação de crianças. I. Título.
11-0971. CDD: 306.8745 - 024646 CDU: 316.812.1-055.53-055.63 - 21.02.11 - 18.02.11
As trocas entre avós e seus netos sob
a perspectiva do desenvolvimento humano
Fundamentação teórica
Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural
Metodologia
Considerações Teórico-Metodológicas
Nível 1 – Análise dos significados acerca
de adolescência e velhice
Nível 2 – Análise das zonas de sentido e indicadores
da dinâmica intergeracional
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS