15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$37,97 sem juros | Total R$37,97 | |
2 x de R$18,99 sem juros | Total R$37,97 | |
3 x de R$12,66 sem juros | Total R$37,97 | |
4 x de R$9,82 | Total R$39,30 | |
5 x de R$7,99 | Total R$39,97 | |
6 x de R$6,78 | Total R$40,65 | |
7 x de R$5,91 | Total R$41,34 | |
8 x de R$5,25 | Total R$42,04 | |
9 x de R$4,75 | Total R$42,74 | |
10 x de R$4,35 | Total R$43,45 |
Autores: Marciléa Silva de Freitas - Jean Dalmo de Oliveira Marques
Sinopse:
Este livro é produto da dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), na linha de pesquisa “Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico”. A sua inspiração é alicerçada no ambiente amazônico, rico em diversidades de recursos naturais, proporcionando um laboratório com inúmeras alternativas para a elaboração de estratégias didáticas para processo de ensino e aprendizagem sobre Mudanças Climáticas Globais (MCGs). As Ciências do ambiente têm como um dos grandes desafios o aprofundamento e avanços dos conhecimentos sobre as causas e consequências das MCGs na vida da sociedade contemporânea. Uma das formas de propagação desse conhecimento é por meio das pesquisas que vem sendo realizadas nos últimos anos por uma gama de pesquisadores de todo o Mundo, no sentido de explicar os efeitos do desmatamento, efeito estufa, aumento na temperatura do planeta, elevação no nível do mar, emissão de gases na atmosfera, entre outros, na vida dos seres humanos. Nesse contexto, os Institutos de Pesquisa e Institutos de Ensino Superior (IES) representados pelos pesquisadores e professores têm uma missão de suma importância no sentido de disseminar os conhecimentos sobre esse tema. Assim, o objetivo da presente obra foi desenvolver uma estratégia didática para o processo de ensino e aprendizagem sobre a temática MCGs, utilizando as potencialidades dos recursos naturais regionais amazônicos. A socialização de obras como esta pode suprir a carência de estratégias sobre esta temática fazendo com que professores desenvolvam estudos em diversos níveis de ensino com base nos ambientes não formais característicos de cada região
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414972
DOI:10.24824/978854441497.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:156
Formato:16x23
Assunto:
B697
Mudanças climática globais e ensino na Amazônia: uma experiência com alunos de
graduação / Marciléa Silva de Freitas, Jean Dalmo de Oliveira Marques.
156 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1497-2
DOI 10.24824/ 978854441497.2
1. Educação 2. Multidisciplinar 3. Educação – ecologia I. Freitas, Marciléa Silva de. II.
Marques, Jean Dalmo de Oliveira. III. Título IV. Série.
CDD 574.5
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS
Introdução
Conceitos básicos sobre MCGs
Histórico sobre mudanças climáticas globais:
passado, presente e futuro
Mudanças climáticas ou variabilidade climática?
Mito ou realidade?
Impactos das mudanças climáticas
globais sobre os ambientes
A Amazônia e as MCGS
Serviços ambientais que a floresta proporciona
As relações sociais, econômicas e políticas frente às MCGs
Considerações finais
O ENSINO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (MCGS):
um estudo a partir do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Introdução
Aspectos importantes sobre os conceitos
de MCGs no processo ensino e aprendizagem
Metodologia
Resultados e discussão
Considerações finais
USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO
SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS NA AMAZÔNIA
Introdução
Conceitos importantes para a compreensão desta temática
Metodologia
Resultados
Roteiro para o Professor
Roteiro de visita para o aluno
Considerações finais
CONSIDERAÇÕES GERAIS
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO
AOS ALUNOS DO CURSO DE LCB/IFAM
Questionário Diagnóstico
APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO APLICADO
AOS PROFESSORES DO CURSO DE LCB/IFAM
Questionário Diagnóstico Professor
SOBRE OS AUTORES
ÍNDICE REMISSIVO