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Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Sinopse:
MULTICULTURALISMO NA AMAZÔNIA: O Singular e o Plural em Reflexões e Ações. Este é um livro plural e singular ao mesmo tempo. Plural porque aborda questões multiculturais, de interesses variados, fenômenos que ocorrem no mundo todo; e é singular porque foi escrito por pessoas que vivenciam o dia-a-dia na Amazônia brasileira, mais especificamente em Rondônia. Assuntos de interesse universal são aqui tratados com a temática do “Multiculturalismo”, sob a ótica de pesquisadores, estudiosos, professores, especialistas; cada um na sua área específica, porém com uma abordagem que é, sobretudo, de interesse social. Neste trabalho, dá-se voz aos excluídos, e aos povos da floresta: índios, ribeirinhos, negros, crianças, mulheres, quilombolas, trabalhadores em geral. O melhor desses estudos é que eles apontam saídas. Os autores construíram pontes, estradas, abriram portas, derrubaram muros. Enfim, para um multiculturalismo efetivo, apresentou-se sugestões, encaminhou-se propostas e aprovou-se projetos, todos no intuito de minimizar os efeitos do monoculturalismo elitista. A professora Nair Ferreira Gurgel do Amaral, lingüista e pesquisadora que trabalha com comunidades ribeirinhas, conseguiu organizar mais de vinte artigos que compõem este livro, cuja proposta é divulgar idéias de pessoas que lutam por uma sociedade efetivamente inclusiva com respeito à diversidade cultural. As questões das diferenças de gênero, cultura, etnia/cor fazem parte das discussões globais e nos colocam diante da necessidade de pensar uma educação multicultural em que não se reproduzam estereótipos, preconceitos, discriminações, padrões e exclusões. Refletir acerca do multiculturalismo implica basicamente incluir a voz das minorias oprimidas, das culturas periféricas, operar uma transformação dos cânones, reavaliar produções culturais marginalizadas. O livro propõe, através de um multiculturalismo crítico, responder ao caráter multicultural das sociedades, contribuindo, dessa forma, para a redução de preconceitos, opressões e discriminações, assim como deseja propiciar a contextualização e compreensão da produção das diferenças.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480003
DOI:10.24824/978856248000.3
Ano de edição:2009
Número de páginas:251
Formato:16x23
Assunto:
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Multiculturalismo na Amazônia : o singular e o plural
em reflexões e ações / Nair Ferreira Gurgel do Amaral
(organizadora) -- Curitiba : Editora CRV, 009
Vários colaboradores
Projeto: Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia
ISBN: 978-8-680-00-
Educação - Amazônia Educação multicultural -
Amazônia Multiculturalismo - Amazônia Pluralismo
(Ciências sociais) Sociologia educacional I Amaral, Nair
Ferreira Gurgel do
09-09 CDD-707098
Nair Ferreira Gurgel do Amaral
MULTICULTURALISMO E ENSINO DE LITERATURA
Miguel Nenevé & Flávia Pansini
O conceito de multiculturalismo
Ênfases e omissões no ensino de Literatura
Referências
FORMAÇÃO DE EDUCADORES, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO
MULTICULTURAL: UM DIÁLOGO FREIREANO NA AMAZÔNIA
Carmen Tereza Velanga Elza Araújo dos Santos & Tania Suely Azevedo
Brasileiro
Currículo: o centro do debate
Currículo multicultural numa perspectiva de fronteira
Currículo e formação de educadores frente às novas tecnologias: uma
postura inclusiva
A formação de educadores: competências a construir na ótica freireana
Ética na intersecção de um currículo multicultural na formação de
professores: a contribuição de Paulo Freire
Referências
GÊNERO, DESENVOLVIMENTO E MULTICULTURALISMO NA
AMAZÔNIA
Arneide Bandeira Cemin
Feminismo e Antropologia do Desenvolvimento: multiplicidade
e agência
Desenvolvimento e igualdade de gênero
Multiculturalismo, “etnicização” do feminismo e imaginários
Referências
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: CONTEXTO SOCIAL, DIFERENÇAS
E PRECONCEITOS
Iracema Gabler
Contexto social
Linguagem e meio social
Diferença ou deficiência lingüística
Referências
Multiculturalismo na Amazônia
CATEGORIZAÇÕES E LINGUAGEM: A FAVOR DE CATEGORIAS
CULTURA
Celso Ferrarezi Junior
Kant, Peirce, Rosch e Eco
Categorização e Cultura: dois casos relevantes
Referências
O WAKA ON: LÍNGUAS E IDENTIDADES EM RELAÇÃO NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS
Neusa dos Santos Tezzari
A inserção no universo indígena
A disciplina ministrada
As relações estabelecidas entre as professoras e os professores indígenas
e nós: a equipe de trabalho
O Waka on
UNIVERSIDADE E POVOS INDÍGENAS: A POSSIBILIDADE DO
DIÁLOGO INTERCULTURAL NA FLORESTA
Josélia Gomes Neves
UNIR e Povos Indígenas: da negação da diferença ao exercício da
interculturalidade
A luta pelo acesso à Universidade: o Curso de Licenciatura em
Educação Básica Intercultural
Permanência dos estudantes indígenas na Universidade
Referências
PRÁTICAS DE LEITURA EM COMUNIDADES ÁGRAFAS
Wany Bernardete de Araujo Sampaio
Práticas de leitura na sociedade amondawa
A leitura visual
A leitura auditiva
Os narradores autorizados e as narrativas orais como fontes de leitura
Referências
QUILOMBO E REMANESCENTES QUILOMBOLAS - UMA
DISCUSSÃO CONCEITUAL E LEGAL
Gustavo Gurgel do Amaral & Jean-Pierre Angenot
Quilombo e Quilombola: a ideologização da palavra
singular e o plural em reflexões e ações
A Evolução do Conceito “Remanescente de Quilombo”
Referências
AS POPULAÇÕES NEGRAS DA BACIA DO GUAPORÉ: FORMAÇÃO
ETNO-HISTÓRICA, ESPAÇO E NATUREZA
Marco Antonio Domingues Teixeira & Gustavo Gurgel do Amaral
A Formação Etno-histórica da Bacia do Guaporé
Espaço e Natureza da Bacia do Guaporé
A REBIO do Guaporé
Referências
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE AO
RIBEIRINHO
Anselmo Alencar Colares Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Elza Moreira Alves Ingrid Letícia Menezes Barbosa & Maria
de Fátima de Castro de Oliveira Molina
Introdução
Multiculturalismo crítico e educação
Ser ribeirinho na Amazônia
Algumas considerações conclusivas
Referências
A CULTURA NA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: OLHARES EM PORTO
VELHO
Clarides Henrich de Barba
A consciência educativa e cultura
A identidade da cultura na educação ribeirinha: diversos olhares
Olhares da Cultura na Educação Ribeirinha
Considerações Finais
Referências
PERFIL SOCIOLINGÜÍSTICO E CULTURAL DOS RIBEIRINHOS:
UM DIAGNÓSTICO MULTICULTURAL
Cristiane Neves de Aguiar & Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Letrar - primeiro passo para o conhecimento
A diagnose que ajuda a reconhecer o “erro” pedagógico
Um dia é da caça e o outro dia é do caçador
Resultados: fenômenos comuns às séries em fase de aquisição
da escrita
Multiculturalismo na Amazônia
LEITURA E CULTURA NA AMAZÔNIA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
Gleidenira Lima Soares & Janes Angie Moreira de Abreu
Leitura no Sítio – Uma Realidade
Atividades desenvolvidas e conquistas
Bons resultados no desempenho escolar
PRODUÇÃO DE TEXTO E IDENTIDADE CULTURAL: A
REPRESENTAÇÃO SUBJETIVA DO SUJEITO AMAZÔNICO
Tiago Santos Malheiros Terezinha Andrade da Costa
Acerca da Cultura e Cultura Amazônica
Da Subjetividade ao Estilo
Trabalho com a linguagem e efeito de sentido
Elementos de Coesão e encadeamentos semânticos
Grau de proximidade com o interlocutor e estratégias discursivas
As pistas demonstram a cultura como marca de identidade
MULTICULTURALISMO, DISCRIMINAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
NA AMAZÔNIA
Luciana Fabiano dos Santos Uchôa Marcélio Rodrigues Uchôa & Nair
Ferreira Gurgel do Amaral
A Discriminação – um efeito negativo do multiculturalismo?
A homogeneidade questionada
A reciprocidade da discriminação entre as classes sociais
O contexto educacional envolto no discurso vago antidiscriminatório
A inclusão social – associações à expressão de forma prejudicial
Algumas análises da pesquisa que merecem destaque
MULTICULTURALISMO EM MILTON HATOUM: UMA ANÁLISE
DE CINZAS DO NORTE E ÓRFÃOS DO ELDORADO
Miguel Nenevé & Roseli Siepamann
A literatura como meio de descolonização
Milton Hatoum e a prática contra-discursiva
O olhar multicultural sobre a Amazônia
O singular e o plural em reflexões e ações
EDUCAÇÃO POPULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
É INDELÉVEL
Maria do Socorro Dias Loura
A educação de jovens e adultos versus educação pública e educação
popular
A necessidade de uma formação docente especializada para a
Educação de Jovens e Adultos
MULTICULTURALISMO E INTERAÇÃO SOCIAL NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
UM ESTUDO DE CASO
Célio Jose Borges & Maria Silvia Galdino de Morais
EJA no Brasil: um processo ainda em construção
Currículo e o Multiculturalismo
Educação Física e Multiculturalismo
A Pesquisa
Os Procedimentos Metodológicos utilizados
Apresentação e discussão dos dados e Resultados
As relações na diversidade: princípios morais, inclusão e
interação social
O PPP da Escola e o multiculturalismo na EJA
O PPP e as práticas pedagógicas
Considerações Finais
A UNIVERSIDADE E A DISLEXIA: A NECESSIDADE DE
UM DIRECIONAMENTO PARA O RECONHECIMENTO DA
DIVERSIDADE NA ESCOLA
Agripina Aparecida Gontijo Rodrigues & Andréa Moraes da Costa
Considerações de Algumas Autoridades sobre a Dislexia
Como Identificar a Dislexia
A Universidade Como Um Importante Responsável Pelo
Reconhecimento da Dislexia na Escola
Considerações Finais
0 Multiculturalismo na Amazônia
ÉTICA NO TRABALHO DOCENTE: O CONFLITO ENTRE A
TEORIA E A PRÁTICA
Carmen Tereza Velanga & Clarides Henrich de Barba
Uma visão panorâmica sobre a Ética: o passeio
Ética e Educação: o encontro
Ética no cotidiano escolar: a opção
Considerações finais