15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$38,28 sem juros | Total R$38,28 | |
2 x de R$19,14 sem juros | Total R$38,28 | |
3 x de R$12,76 sem juros | Total R$38,28 | |
4 x de R$9,90 | Total R$39,62 | |
5 x de R$8,06 | Total R$40,29 | |
6 x de R$6,83 | Total R$40,98 | |
7 x de R$5,95 | Total R$41,68 | |
8 x de R$5,30 | Total R$42,38 | |
9 x de R$4,79 | Total R$43,09 | |
10 x de R$4,38 | Total R$43,81 |
Autores: Adelson Dias de Oliveira (Org.)
Sinopse:
Um convite para uma viagem pelo interior do fazer docente, marcado por sentimentos e ressignificações dadas às experiências que fazem do cotidiano da sala de aula e da escola, é o que configura este livro. A motivação e a bagagem que compõem a mochila carregada pelos professores que saem de suas casas e se deslocam por estradas empoeiradas ao encontro de mentes jovens que os instigam é o que diferencia e sobressai nas experiências aqui documentadas. Estão presentes nesta obra as experiências pedagógicas de professores no ensino médio em território rural, com ênfase na produção do saber, o conhecimento que é validado pela experiência, neste caso narrada e documentada. Nesta viagem, o leitor pode sentir o vivido, narrado individual e coletivamente pelos professores, por intermédio do dispositivo político-metodológico-epistemológico nomeado “Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas – DNEP”. Tal perspectiva é trazida para o norte baiano do Brasil, a partir do que vem sendo produzido e disseminado na Argentina, à luz dos trabalhos do professor doutor Daniel Suárez, da Universidad de Buenos Aires, cuja abordagem integra as bases da pesquisa qualitativa e entrelaça os princípios etnográficos e (auto)biográficos. Ao longo dos escritos, é possível encontrar experiências e reflexões de 7 (sete) professores narradores que se dedicaram a produzir documentos narrativos pedagógicos. Tais docentes estão vinculados a uma escola do ensino médio, anexa em território rural na cidade de Juazeiro, Bahia, Brasil. A necessidade de perceber os avanços e os entraves da proposta desenvolvida no âmbito das experiências pedagógicas, no tocante à configuração de uma nova “política de conhecimento”, contrapondo-se ao conhecimento hegemônico. Nessa perspectiva, enunciar a autoria na docência em seu fazer e experiências validadas e significadas entre os próprios docentes é a consigna e o eixo mobilizador desta obra.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430231
DOI:10.24824/978854443023.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:136
Formato:14x21
Assunto:
N218
Narrar e documentar experiências de professores no ensino médio em
território rural Adelson Dias de Oliveira (organizador) – Curitiba CRV, 2019
136 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3023-1
DOI 10248249788544430231
1 Educação 2 Experiência Docente no Ensino Médio 3 Prática
Pedagógica 4 Ruralidades 5 Saber Experiencial I Oliveira, Adelson Dias de
org II Título III Série
CDU 37 CDD 372
PREFÁCIO
Daniel H Suárez
PRÓLOGO
ESCRITURA DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
CAPÍTULO
DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS diferentes
maneiras de se constituir na docência
Adelson Dias de Oliveira
PARTE
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI?
CAPÍTULO
A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO PASSO UM
BREVE RELATO SOBRE como cheguei até aqui?
Adelson de Oliveira Silva
CAPÍTULO
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI? A BUSCA POR UM
AMOR INEXPRIMÍVEL
Arlley Pereira Rodrigues
CAPÍTULO
BUSCAS E INQUIETUDES DE SER uma breve
composição de chegadas e partidas a alguns lugares
Clara Maria Miranda de Sousa
Adelson Oliveira - indd CAPÍTULO
RESILIÊNCIA
Joyce Teotonio Passos
CAPÍTULO
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI?
APREÇOS E TROPEÇOS
Marcira Nunes Fernandes
CAPÍTULO
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS
Maria Rosa Almeida Alves
CAPÍTULO
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI?
Romeson Rojas
PARTE
EXPERIÊNCIAS
CAPÍTULO
DESPERTANDO O PROTAGONISTA QUE CADA
ALUNO TEM DENTRO DE SI
Adelson de Oliveira Silva
CAPÍTULO
REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA
DOCENTE SIGNIFICATIVA
Arlley Pereira Rodrigues
CAPÍTULO
A INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA
EXISTENCIALISTA NA EXPERIÊNCIA NA
EDUCAÇÃO DO CAMPO significações,
construções e retomadas
Clara Maria Miranda de Sousa
Adelson Oliveira - indd CAPÍTULO
SAINDO DA ZONA DE CONFORTO
encarando o desafio de ensinar
Joyce Teotonio Passos
CAPÍTULO
O SABOROSO GOSTO DO TRABALHO
COM PROJETOS
Marcira Nunes Fernandes
CAPÍTULO
A LEITURA EM SUAS DIVERSAS
POSSIBILIDADES E A EXPERIÊNCIA COM
ALUNOS DO ANEXO GOIABEIRA II
Maria Rosa Almeida Alves
CAPÍTULO
LADEIRAS DO ENSINO subidas e descidas
Romeson Rojas
PARTE
O QUE APRENDI AQUI?
EXPERIÊNCIA DE NARRAR E DOCUMENTAR
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
CAPÍTULO
VALE A PENA CONHECER reflexão sobre a
experiência narrativa e documentada, individual e
coletiva O que aprendi até aqui?
Adelson de Oliveira Silva
CAPÍTULO
RELATOS DE UM MOMENTO VIVIDO
Arlley Pereira Rodrigues
Adelson Oliveira - indd CAPÍTULO
REESCRE(VENDO) A PRÁTICA
PENSANDO-COM-O-OUTRO
Clara Maria Miranda de Sousa
CAPÍTULO
COMPARTILHANDO PARA EVOLUIR
Joyce Teotonio Passos
CAPÍTULO
A EXPERIÊNCIA DE RELATAR, REESCREVER E
RESSIGNIFICAR VIVÊNCIAS
Marcira Nunes Fernandes
CAPÍTULO
A VIVÊNCIA DE DESCREVER A EXPERIÊNCIA –
TRAJETÓRIAS OLHADAS PELO RETROVISOR
Maria Rosa Almeida Alves
CAPÍTULO
DA TRILHA AO OCEANO
Romeson Rojas
SOBRE O ORGANIZADOR
SOBRE AS AUTORAS E AUTORES