15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,29 sem juros | Total R$56,29 | |
2 x de R$28,15 sem juros | Total R$56,29 | |
3 x de R$18,76 sem juros | Total R$56,29 | |
4 x de R$14,56 | Total R$58,25 | |
5 x de R$11,85 | Total R$59,25 | |
6 x de R$10,04 | Total R$60,26 | |
7 x de R$8,75 | Total R$61,28 | |
8 x de R$7,79 | Total R$62,32 | |
9 x de R$7,04 | Total R$63,36 | |
10 x de R$6,44 | Total R$64,42 |
Autores: Gilvete de Lima Gabriel
Sinopse:
Como possibilitar o aflorar da expressão e das múltiplas vozes que compõem esse complexo e diversificado mosaico cultural existente no curso de Pedagogia da UFRR? Quais os caminhos teórico-metodológicos que propiciarão a formação do professor? Como promover a formação de professores considerando os diferentes contextos e espaços educativos, momentos históricos e a história de vida de cada um? O que permitirá a nova apreensão dos limites e das possibilidades para a formação do professor ao retornar à UFRR? A partir desses questionamentos, decidi introduzir nas disciplinas que lecionei atividades pedagógicas tendo a abordagem biográfica como referência. A prática de trabalhar com a narrativa autobiográfica na formação inicial permitiu-me constatar que a escrita das narrativas possibilitou aos alunos a conscientização de sua formação acadêmico-profissional e a identificação, ou não, com essa formação. Possibilitou, ainda, o reconhecimento das influências recebidas, para uma assunção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal/profissional. A cada semestre, essas atividades iam revelando que a construção de possíveis alternativas pedagógicas se dá no cotidiano da prática educativa, reunindo diferentes personagens, cenários e condições sociais de trabalho. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que, à medida que eles se conscientizavam das diferentes práticas educativas que estavam presentes nas escolas visitadas, indicavam também a opção teórico-metodológica em relação ao seu fazer pedagógico, ou seja, ao compreender o presente se lançavam para o futuro numa perspectiva construtiva. Desse modo, os alunos tiveram a chance de aprender o que enfatiza Ricoeur “a ler o próprio tempo às avessas, como a recapitulação das condições iniciais de um curso de ação nas suas conseqüências terminais”(1994, p. 106).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421880
DOI:10.24824/978858042188.0
Ano de edição:2011
Número de páginas:167
Formato:16x23
Assunto:
Gilvete de Lima Gabriel
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE ATUALIZAÇÃO DE SI. OS GRUPOS-REFERÊNCIA E O GRUPO REFLEXIVO NA MEDIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE
Gabriel, Gilvete de Lima - Narrativa autobiográfica como prática de formação continuada e de atualização de SI: os grupos-referência e o grupo reflexivo na mediação da constituição identitária do docente / Gilvete de Lima Gabriel. - 1.ed. - Curitiba, - PR : CRV, 2011.
170p. - Anexos - Inclui bibliografia - ISBN 978-85- 8042-188-0 1. Memória autobiográfica. 2. Professores - Formação. 3. Identidade. 4.
Aprendizagem. I. Título. 11-5217. CDD: 371.1 CDU: 37.011.3-051 16.08.11 22.08.11 028915
A FORMAÇÃO CONTINUADA E A IDENTIDADE NARRATIVA DA
FORMADORA DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA
Percurso da minha pesquisa e a constituição da
identidade docente: delineando as inquietações
e percepções autobiográficas e profissionais
A migração para Roraima: novo contexto
profissional e vivencial
A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: referência teórica
e metodológica da pesquisa-formação para a consciência
reflexiva de si mesmo e do outro
Abordagem qualitativa de pesquisa
Histórias de vida e formação
Grupos-referência: o universal e o
singular para a construção de si
Dois sentidos de formação continuada
para a profissinalização docente
Formação ao longo da vida e alternância da formação
Formação como processo de reculturação profissional
UMA EXPERIÊNCIA FORMADORA:
a constituição da identidade docente do grupo reflexivo
Narrativa e identidade: a constituição de si mesmo
Contextualização do universo da pesquisa
Apresentando os sujeitos da pesquisa em uma análise
bidimensional: suas semelhanças e suas diferenças
Os encontros e os reencontros do grupo
reflexivo: o reconhecimento de si mesmo e
do outro na pesquisa-formação
Sequência da construção das fontes autobiográficas
A organização dos instrumentos para análise
e tratamento dos dados biográficos
OS GRUPOS-REFERÊNCIA E A UNIDADE DA
CONSCIÊNCIA DO OBJETO PARA O RECONHECIMENTO
DE SI MESMO
Grupo familiar: exemplos intergeracionais
de como ser professora-alfabetizadora
Grupo comunitário: a aprendizagem informal
Grupo religioso: aprendizagem não formal da docência
Grupo escolar: a prática educativa como
objeto da atenção consciente
A escola horrorosa e as professoras hóspedes
A sala multisseriada e os prejuízos da ação antidialógica
O ingresso no magistério: por que decidiu ser professora?
Aprendiz de professora: con-viver para fortalecer
Grupo profissional: a primeira aprendizagem
formal da profissão docente
Reflexão-sobre-a-ação e a intervenção consciente
Grupo acadêmico: a aprendizagem formal da docência
A proposta reflexiva da professora de Didática
e os ambientes de aprendizagem
O GRUPO REFLEXIVO COMO ESPELHO ATIVO DA
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE
O exercício da escrita para o reconhecimento de si mesma
A configuração do grupo reflexivo:
espaço jurídico de conservação da autoidentificação
A passagem da biografia do grupo reflexivo à
biografia individual: o grupo reflexivo
a caminho do grupo-referência
A REPERCUSSÃO DO TRABALHO BIOGRÁFICO:
o que a pesquisa-formação possibilitou compreender
e interpretar e o que indicou para investigações futuras?
O que a pesquisa-formação possibilitou
compreender e interpretar?
O que a pesquisa-formação indica para investigações futuras?