 
                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Uma escrita singular/ Olhares cartográficos dos autistas no contexto da inclusão escolar "Toda criança é um artista. O problema é como continuar sendo artista depois de crescer." — Pablo Picasso Este é um livro que trata de um tema essencial para a Educação. Ele apresenta o desenho como lugar e caminho para a liberdade — um espaço onde o pensamento pode se mover sem grades e revelar o conhecimento construído por mentes que escapam ao espectro da normalidade social, especialmente no contexto da sala de aula. Como a própria autora salienta com propriedade, a obra “nasceu do desejo de compreender como os estudantes autistas se apropriam dos saberes, a partir de suas próprias narrativas gráficas” — tendo o desenho como linguagem e registro de saberes. É um convite ao leitor para lançar seu olhar além da concepção tradicional do desenho como mera prática artística expressiva ou ferramenta para resolver problemas matemáticos. Aqui, desenhar é reinvenção de si. É um doce convite para adentrar “o território sensível dos desenhos — espaço onde traços revelam histórias, gestos e modos de existir que escapam aos limites da normatividade escolar”. Utilizando a cartografia como método e uma abordagem qualitativa, a pesquisadora extrai conhecimento dos seus alunos autistas ao analisar os territórios “pelas linhas que se desenham não apenas no papel, mas também nas formas de conhecer e sentir”. A educadora testemunha e identifica potenciais em seus alunos registrados em cada risco, traço, linha, gesto — “em cada silêncio preenchido por cor ou vazio” —, reconhecendo suas formas singulares de expressar o aprendizado. A leitura é um chamado ao educador: celebrar as diferenças como parte indissociável do ato de educar. Como dizia José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós." Esta obra, portanto, é um convite: que possamos reconhecer, nos gestos que riscam o papel, a potência de uma escola mais sensível, capaz de se reinventar a partir das diferenças. Que saibamos, como educadores e leitores, ver com outros olhos, sentir com outras lentes e ensinar com outras mãos. Profa. Dra. Gláucia Trinchão Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI
Autores:
Antonia Do Nascimento Pereira Santos
Mestra em Educação, UEFS (2024). Especialista em Neurociência e aprendizagem, FU (2022). Especialista em Atendimento Educacional Especializado, FAC (2020). Graduada em Geografia UEFS (2000), e Pedagogia pela FAC (2019), atuo no Atendimento Educacional Especializado. Coordeno o Projeto Inclusão para autonomia: uma proposta de escola para diversidade. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Autora do livro o Menino com os braços no pescoço e Organizadora do livro Fios do aprender: elos do conhecer.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7820-2
ISBN Digital: 978-65-251-7817-2
DOI: 10.24824/9786525178202.2
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 142
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: N234 Narrativas e desenhos de estudantes com autismo: uma escrita singular — Olhares cartográfi cos dos autistas no contexto da inclusão escolar /Antonia do Nascimento Pereira Santos (org.). – Curitiba : CRV, 2025. 142 p.; Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-7817-2 ISBN Físico 978-65-251-7820-2 DOI 10.24824/97865251 7820.2 1. Artes - Educação 2. Inclusão 3. Olhares cartográfi cos 4. Artes I. Santos, Antonia do Nascimento Pereira, org. II. Título III. Série CDU: 376.36 CDD: 371.94 Índice para catálogo sistemático 1. Educação de pessoas com autismo - 371.94
 
