15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$62,30 sem juros | Total R$62,30 | |
2 x de R$31,15 sem juros | Total R$62,30 | |
3 x de R$20,77 sem juros | Total R$62,30 | |
4 x de R$16,12 | Total R$64,47 | |
5 x de R$13,12 | Total R$65,58 | |
6 x de R$11,12 | Total R$66,70 | |
7 x de R$9,69 | Total R$67,83 | |
8 x de R$8,62 | Total R$68,97 | |
9 x de R$7,79 | Total R$70,12 | |
10 x de R$7,13 | Total R$71,30 |
Autores: Inês Ferreira de Souza Bragança - Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Douglas da Silva Tinti (Orgs.)
Sinopse:
Os textos reunidos neste livro, escritos por professores/as pesquisadores/as brasileiros e estrangeiros de diversas instituições, que se articulam em uma rede de pesquisa, apresentam indícios de espaçostempos de mobilidades e refigurações identitárias contemporâneas e foram tecidos a partir da abordagem narrativa (auto)biográfica, indicando atravessamentos indissociáveis entre pesquisa e formação, na tematização da docência, do trabalho e da profissão. Assim, a leitura de cada texto é um convite para perspectivar diferentes dispositivos de pesquisa e formação docente, entendida como movimento permanente ao longo da vida, incluindo memórias e experiências pessoais, formação inicial, continuada e a saberes produzidos nos cotidianos de trabalho docente na educação básica e superior. Esses temas se apresentam de diferentes modos e intensidades em cada um dos capítulos, organizamos, desse modo, alguns desses fios em eixos que aglutinam discussões, como: dispositivos de pesquisa e formação docente; abordagem narrativa e formação inicial docente; trabalho docente, profissionalidade e formação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425855
DOI:10.24824/978854442585.5
Ano de edição:2018
Número de páginas:284
Formato:16x23
Assunto:
coleção ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
N218
Narrativas, formação e trabalho docente Inês Ferreira de Souza Bragança, Bárbara
Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti (organizadores) Elizeu
Clementino de Souza (direção) Jorge Luiz da Cunha, Ecleide Cunico Furlanetto, Maria da
Conceição Passeggi (coordenação) – Curitiba CRV, 2018
284 p (Coleção Pesquisa (auto)biográfi ca, mobilidades, incertezas e refi gurações
identitárias v 7)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-2579-4
ISBN VOLUME 978-85-444-2585-5
DOI 10248249788544425855
1 Educação 2 Trajetórias 3 Trabalho docente 4 Narrativas I Bragança, Inês Ferreira
de Souza org II Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi org III Tinti, Douglas
da Silva org IV Souza, Elizeu Clementino de dir V Cunha, Jorge Luiz da coord VI
Furlanetto, Ecleide Cunico coord VII Passeggi, Maria da Conceição coord VIII Título
IX Pesquisa (auto)biográfi ca, mobilidades, incertezas e refi gurações identitárias v 7
CDU 37 CDD 370
Prefacio
Antonio Bolívar
Apresentação
Formação docente, pesquisa e abordagem narrativa (auto)biográfica
Inês Ferreira de Souza Bragança
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Douglas da Silva Tinti
DISPOSITIVOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE
Experiencias en torno al prácticum y la formación de
profesionales de la educación
Juan Mario Ramos Morales
José Antonio Serrano Castañeda
Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão com as
narrativas educativas
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Renata Prenstetter Gama
Uma forma narrativa privilegiada na pesquisa a carta
Rosaura Soligo
Auto(bio)scopia um princípio metodológico (auto)formativo
Luciana Martins Teixeira Lindner
Lúcia Maria Vaz Peres
Bioconto uma proposta teórico-metodológica
José Aparecido Celorio
ABORDAGEM NARRATIVA E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Narrativas pedagógicas e formação no contexto do PIBID-Unicamp
Guilherme do Val Toledo Prado
Elizeu Cindd
PIBID e cotidiano escolar espaços de experiências
formativas na iniciação à docência
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Fabrício Oliveira da Silva
Quando as narrativas e o PIBID nos formam para a docência
Eliane Greice Davanço Nogueira
Sandra Novais Sousa
O não lugar da experiência da leitura
Rodrigo Matos de Souza
A docência como lugar de múltiplas relações narrativas de experiências
formativas com um grupo de licenciandos no contexto do IFMT
Fábio Mariani
TRABALHO DOCENTE, PROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO
Acompasar profesionalidad pedagógica y profesionalidad académico
investigativa retos para la formación docente universitaria
María Mercedes Jiménez Narváez
“Eu não pensei ser uma professora universitária” trajetória de formação
profissional e construção da identidade docente
Ricardo Antonio Castaño Gaviria
Filomena Maria de Arruda Monteiro
Ser artista professor tramas, imaginários e poéticas nos movimentos de
atuação-formação nos espaços biográficos
Valeska Fortes de Oliveira
Cândice Moura Lorenzoni
Representações sociais, narrativas de vida, experiências um estudo com
instrutores de cursos de formação inicial ou continuada (FIC)
Rita de Cássia Pereira Lima
Inês Ferreira de Souza Bragança
O (auto)biográfico na trajetória docente os impasses e desafios de uma
coordenadora dos anos iniciais
Jussara Cassiano Nascimento
Elizeu Cindd
O que as professoras nos narram sobre a docência e sua
relação com o(s) outro(s) na escola
Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes
Célia Maria Fernandes Nunes
Sobre os organizadores
Sobre os autores