15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Laurizete Ferragut Passos (Orgs.)
Sinopse:
No âmbito da abordagem qualitativa, a pesquisa narrativa ou (auto)biográfica compreende uma orientação teórico-metodológica sob a qual vem se desenvolvendo um método de investigação bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas e especialmente da formação de professores. Nesta perspectiva de trabalho as narrativas se configuram como técnica e procedimento de produção de dados, subsidiando o estudo da formação e do trabalho docente em seus mais diversos aspectos e apresentam-se também como abordagem formativa, de produção de sentidos aos que narram, na medida que impulsiona processos reflexivos e de tomada de consciência do que integra a sua trajetória pessoal e profissional. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores, tem como foco as narrativas na interface com a pesquisa e a formação de professores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições epistemológicas e metodológicas, assim como relatar experiências desencadeadas em contextos de grupos de pesquisas vinculados ao OBEDUC e resultados de pesquisas desenvolvidas em várias instituições do país. A obra, estruturada em duas partes, integra 10 capítulos e foi organizada de modo a apresentar para o leitor sínteses fundamentadas em pesquisas sobre a temática e conta com a valiosa contribuição de renomados pesquisadores para esclarecer conceitualmente o termo “pesquisa narrativa”. Os textos aqui reunidos estão, portanto todos vinculados a processos de investigação e/ou formação que dialogam com as narrativas e a formação docente.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422526
DOI:10.24824/978854442252.6
Ano de edição:2018
Número de páginas:206
Formato:16x23
Assunto:
N218
Narrativas, pesquisa e formação de professores: dimensões epistemológicas, metodoló-
gicas e práticas / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Laurizete Ferragut Passos (org.)
2018.
206 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2252-6
DOI 10.24824/978854442252.6
1. Educação 2. Formação de professores 3. Desenvolvimento profi ssional I. Nakayama,
Bárbara Cristina M. S. org. II. Passos, Laurizete F. org.
CDU 37 CDD 370.71
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS
I
VIVER, NARRAR E FORMAR diálogos sobre pesquisa narrativa
Elizeu Clementino de Souza
Mariana Martins de Meireles
II
UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE
PESQUISA NARRATIVA COM APORTES BAKHTINIANOS
possibilidades outras em um contexto heterocientífico
Guilherme do Val Toledo Prado
Liana Arrais Serodio
III
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL FOTOGRAFAM
E NARRAM SUAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA
Ecleide Cunico Furlanetto
Marli Aparecida Herrera
IV
PESQUISA NARRATIVA E SEUS ENTRELAÇAMENTOS
Vanessa Moreira Crecci
V
O MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E OS ESTUDOS COM HISTÓRIAS
DE VIDA configurações teórico-metodológicas na pós-graduação
em educação
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Emerson Augusto de Medeiros
-BarbaraCristinaMoreiraindd
A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA A PESQUISA E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS DE GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS AO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO – OBEDUC
VI
NARRATIVAS EDUCATIVAS E A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS QUE INTEGRAM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Renata Prenstteter Gama
VII
FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS
narrativas no contexto de um grupo colaborativo
Laurizete Ferragut Passos
Kátia Martins Rodrigues
VIII
A PESQUISA EM REDE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE a experiência formativa do Pibid
Regina Magna Bonifácio de Araujo
José Rubens Lima Jardilino
IX
O PROFESSOR EXPERIENTE E OS DIFERENTES OLHARES
SOBRE O ACOMPANHAMENTO AO PROFESSOR INICIANTE A
PARTIR DO PROJETO OBEDUCUFMT
Simone Albuquerque da Rocha
Sueli de Oliveira Souza
X
NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE
ENSINAM MATEMÁTICA ressignificando práticas educativas,
a partir de atividades de pesquisa
Maria do Carmo de Sousa