15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,68 sem juros | Total R$64,68 | |
2 x de R$32,34 sem juros | Total R$64,68 | |
3 x de R$21,56 sem juros | Total R$64,68 | |
4 x de R$16,73 | Total R$66,94 | |
5 x de R$13,62 | Total R$68,08 | |
6 x de R$11,54 | Total R$69,25 | |
7 x de R$10,06 | Total R$70,42 | |
8 x de R$8,95 | Total R$71,61 | |
9 x de R$8,09 | Total R$72,80 | |
10 x de R$7,40 | Total R$74,02 |
Autores: Josefa Santana Lima
Sinopse:
Vivemos na Era do Conhecimento, onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC estão transformando os contextos sociais, político e econômico. A Escola precisa lidar com essa realidade para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para os educandos e educandas. É a partir dessa compreensão que a professora Josefa Santana Lima desenvolveu, com base no referencial socioconstrutivista, um design pedagógico de programas de rádio web a serem aplicados no contexto da escola, no qual os estudantes são colocados como protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, desenvolvendo ações colaborativas entre si, os professores e comunidade escolar. Este livro retrata de forma apaixonada o percurso dessa experiência praxiofônica, deixando para o leitor uma mensagem de esperança no processo transformador que a Educação emancipadora é capaz de realizar.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418833
DOI:10.24824/978854441883.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
O58
Nas ondas da web: construindo a sintonia com o conhecimento através da rádio escolar /
Josefa Santana Lima
196 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1883-3
DOI 10.24824/978854441883.3
1. Educação 2. Tecnologia 3. Difusão do conhecimento 4. Internet I. Lima, Josefa
Santana. II. Título III. Série.
CDU 37 CDD 372.358
372.35
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Reflexões iniciais
Tecendo as entrelinhas
Encontros dialógicos
CONHECIMENTO E PODER
Defnições de conhecimento e poder
O papel das universidades na era do conhecimento
A questão da alienação intelectual e social e da ideologia
Importância da cultura na construção social do conhecimento
O papel dos meios de comunicação de massa:
análise social das mídias
VISITANDO O LEGADO EDUCACIONAL DA
RADIODIFUSÃO NO BRASIL
Contexto e histórico do rádio educativo no Brasil
Trajetórias do rádio: do analógico à web e da comunicação
passíva à interativa
BASES EPISTEMOLÓGICAS: pela óptica do socioconstrutivismo
O design pedagógico
Programas educativos na rádio web: uma grade colaborativa
Na trilha da praxiologia
O modelo da pesquisa
A pesquisa-ação
A relação entre pesquisa-ação e praxiologia
Plano, ação e instrumentos do estudo
PASSOS E COMPASSOS/O LÓCUS
O Colégio Estadual Governador Roberto Santos – CEGRS
Os colaboradores do/no estudo
A implantação da rádio web: percursos e percalços
A aplicação dos programas educativos socioconstrutivistas
Delineamento do design pedagógico na
elaboração/produção dos programas
O desvelar da rádio web: os ditos e não ditos de uma
experiência praxiofônica
O procurado e os achados
Descrição da aplicação dos instrumentos de coleta de dados
Resultados da coleta de dados dos pré-questionários
aplicados com os discentes (gráfcos comparativos)
Resultados da coleta de dados dos questionários
pós-intervenção com discentes (gráfcos do grupo feminino)
Análises dos questionários pós-intervenção com discentes
(gráfcos do grupo masculino)
Análises dos questionários pós-intervenção
com docentes (gráfcos)
Análise da Nuvem de Palavras construída a partir dos
pré-questionários realizados com os discentes: feminino e masculino
Análise da Nuvem de palavras construída a partir dos
pré-questionários realizados com os docentes e gestores
Análise da Nuvem de palavras construída a partir do conteúdo
das entrevistas com os alunos integrantes do projeto da rádio
Análise da Nuvem de palavras construída a partir do conteúdo
das entrevistas com os docentes engajados no projeto da rádio
ENTRELACE DE VIVÊNCIAS E O NASCIMENTO DO CONCEITO DE
EDUCAÇÃO PRAXIOFÔNICA NA WEB: construindo a sintonia com o
conhecimento de forma colaborativa
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS