15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,26 sem juros | Total R$59,26 | |
2 x de R$29,63 sem juros | Total R$59,26 | |
3 x de R$19,75 sem juros | Total R$59,26 | |
4 x de R$15,33 | Total R$61,33 | |
5 x de R$12,48 | Total R$62,38 | |
6 x de R$10,57 | Total R$63,44 | |
7 x de R$9,22 | Total R$64,52 | |
8 x de R$8,20 | Total R$65,61 | |
9 x de R$7,41 | Total R$66,70 | |
10 x de R$6,78 | Total R$67,82 |
Autores: Francisco Ari de Andrade - Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza - Maria Artemis Ribeiro Martins
Sinopse:
O livro “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de análises e debates”, iniciativa de um grupo de estudiosos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, liderado pelo prof. Dr. Ari Andrade. Realizada a leitura do livro fiquei com aquela sensação de que a educação brasileira é uma incógnita. Por mais que se produza sobre, por mais livros que se lance cujo tema seja a educação no Brasil, nosso conhecimento ainda é escasso. Diante do atual momento que atravessamos em se tratando de uma estrutura em nível de totalidade, torna-se perceptível que velhas trilhas estão sendo recompostas, enquanto as novas estão sendo soterradas. Basta lançar um olhar mais atento ao que se propõe o livro “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de olhares e debates” e perceberemos que o compromisso está em manter as trilhas abertas e conquistadas plenamente funcionando e abrir novas no sentido de que a educação, finalmente, possa ter um valor de patrimônio imaterial, portanto direito de todos e dever fundante do Estado brasileiro. O grande desafio, portanto, de “Nas Trilhas da Educação Brasileira: multiplicidade de olhares e debates” está em manter o caráter inerente da educação, a saber: formar o ser humano para viver em uma sociedade justa e igualitária a partir mesmo do acesso e da permanência nos espaços formativos e nos itinerários educativos. É impossível que nos deixemos levar por uma concepção de educação que mecanifica os seres humanos, robotiza-os, retira-lhes a humanidade. Oxalá possamos, de fato, fazer as trilhas da educação do nosso modo e do nosso jeito de ser, respeitando as diversidades culturais e as histórias de vidas de nossos educandos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416815
DOI:10.24824/978854441681.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:268
Formato:16x23
Assunto:
Martins, Maria Artemis Ribeiro.
Nas trilhas da educação brasileira: multiplicidade de análises e debates. / Maria
Artemis Ribeiro Martins, Francisco Ari de Andrade, Jacqueline R. M. A. de Souza
(organizadores)
(organizadores). – Curitiba: CRV, 2017.
268 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1681-5
DOI 10.24824/978854441681.5
1. Educação 2. Linguagem 3. Aprendizagem 4. Escrita I. Andrade, Francisco Ari de.
org. II. Souza, Jacqueline R. M. A. de. org. III. Título IV. Série.
CDD 370
Elione Maria Nogueira Diógenes
A ESCRITA AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE:
do surgimento aos desafos da escola contemporânea
Helen Cristina Vieira
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
o que pensam os professores?
Giselle Bezerra Mesquita Dutra
Messias Dieb
A PEDAGOGIA, O ENSINO DE HISTÓRIA E AS PERIODIZAÇÕES
HISTÓRICAS
Antônio Carlos Ferreira Bonfm
Benedito Montenegro Alencar
A PSICOMOTRICIDADE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA
NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH
Sheila Maria Muniz
Rita de Fátima Muniz
Tânia Vicente Viana
ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
considerações de Gaston Bachelard
Maria Cleidiane Barbosa da Silva
Raquel Crosara Maia Leite
COLONIALISMO NO BRASIL: primórdios das práticas
avaliativas excludentes
Paulo Sérgio Bessa Salgado
Tânia Vicente Viana
Artemis Ribeiroindd // ::CAPÍTULO
DA COMPLEXIDADE DO SUJEITO EM SITUAÇÃO DE RUA:
o princípio espiritual em pauta
Ligia Gomes Rodrigues Erbereli
Ângela Maria Bessa Linhares
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
reflexões à luz dos vinte anos de LDB /
Jefferson Falcão Sales
Sumara Frota do Nascimento
Francisco Helion Pereira Oliveira
EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma esperança para o povo camponês
Getuliana Sousa Colares
Eliane Dayse Pontes Furtado
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: materiais e/ou recursos nas aulas de
tratamento da informação na inserção de alunos com defciência
visual na educação básica
Miguel Ângelo da Silva
Jorge Carvalho Brandão
EDUCADOR(A) DO CAMPO: reflexões a partir da experiência da Escola
de Ensino Médio de Formação Integral Francisco Araújo Barros
Giselle Monteiro Silveira
Francisco Dálber da Silva
“ESCOLA SEM PARTIDO”: a contraofensiva à luta por uma
educação emancipadora no Brasil
Daniel Bezerra Furtado
Maria Artemis Ribeiro Martins
Nericilda Rocha
ESTRUTURAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI VIA TGIC COMO
PROPOSTA DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR
Jáderson Cavalcante da Silva
Jocyana Cavalcante da Silva
Hermínio Borges Neto
Artemis Ribeiroindd // ::CAPÍTULO
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ferramenta de estímulo
para a promoção de uma educação multicultural e participativa
Catarina Angélica Antunes da Silva
Gilson de Sousa Oliveira
Sandro José Costa Rebouças
O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: reflexões e desafos
Cícero Wagner Oliveira Pinheiro
Patrícia Oliveira Pinheiro
Ivânio Lopes de Azevedo Júnior
O NEGRO NO LIVRO PARADIDÁTICO: o cabelo de Lelê
e a Lei /
Fernando Santos de Jesus
Joselina da Silva
O PAIC E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO NA APRECIAÇÃO
DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
Maria Rosilane da Costa
Rejane Dias
Messias Dieb
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AS NOVAS
PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Áquila Matheus de Souza Oliveira
Luanny da Silveira Siqueira
OCUPAÇÕES ESCOLARES: os atuais movimentos estudantis
e o ativismo em rede
Jefferson Cavalcante
Eduardo S Junqueira
PEDAGOGIA, ECONOMIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA:
Uma investigação histórica acerca da teoria do capital humano
Antônio Carlos Ferreira Bonfm
Patrícia Helena Carvalho Holanda
Artemis Ribeiroindd // ::CAPÍTULO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Jáderson Cavalcante da Silva
Nágila Rabelo de Lima
Adriana Eufrásio Braga
SENTIDO E SENTIMENTO DOS SUJEITOS DO PROGRAMA
MAIS EDUCAÇÃO NA CIDADE DE FORTALEZA
Júlia de Fátima Santos da Silva
Francisco Ari de Andrade
TEORIA DO CONHECIMENTO, A CRISE DOS PARADIGMAS
EM THOMAS S KUHN, A RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E
A PESQUISA SOBRE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL NO ÂMBITO DA ESCOLA
José Claudionor de Lima
UMA ANÁLISE SOBRE O MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE
GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Wendel Melo Andrade
Jorge Carvalho Brandão
UM OLHAR SOBRE O TEMPO PRESENTE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
Sandoval Antunes de Souza