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Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Neiy Solange Araujo - Severino Bertino Neto - Claudionor Santos da Silva (Orgs.)
Sinopse:
Obra está que é uma coletânea de 18 estudos realizados por pesquisadores e estudiosos da educação, com as mais variadas formações acadêmicas. Como: mestrandos, mestres e doutorandos da Geografia do Programa de Pós Graduação em Geografia (Doutorado e Mestrado) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil e da Ciência da Educação da Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Dividido em duas seções: Seção 1 – Educação Ambiental e Sustentabilidade; e Seção 2 – Espaço-Tempo da(na) Educação que trazem valiosos estudos que contribuirá, com o leitor na aquisição de saberes-fazer. Visto que falar da Natureza e da Educação é planejar o futuro, é viver o hoje respeitando o Meio Ambiente e a sociedade humana que dele depende. A educação é uma esperança na possibilidade de mudança é uma fase decisiva na construção e formação científica do professor ou da professora que “deve coincidir com sua retidão ética”. Os profissionais da educação a galgar nas pastagens da educação, orientados por uma estrela que aponta entre outros os seguintes pontos cardeais: respeito, conhecimento, responsabilidade e amor no que faz.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428221
DOI:10.24824/978854442822.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:190
Formato:16x23
Assunto:
N232
Natureza e educação abordagens interacionistas e espaciais do lugar Claudia Cleomar
Araujo Ximenes Cerqueira, Danúbia Zanotelli Soares, Neiy Solange Araujo, Severino Bertino
Neto, Claudionor Santos da Silva (organizadores) - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2018
190 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2822-1
DOI 10248249788544428221
1 Educação ambiental – Estudo e ensino 2 Ecologia – Estudo e ensino I Cerqueira,
Claudia Cleomar Araujo Ximenes org II Soares, Danúbia Zanotelli org III Araujo, Neiy
Solange org IV Bertino Neto, Severino org V Silva, Claudionor Santos da org
18-52963 CDD 36373707
CDU 5021373
APRESENTAÇÃO
PARA FALAR DE “NATUREZA” E DE “EDUCAÇÃO”
um convite aromatizado com o Café Brasileiro
Claudia Cleomar Ximenes
Danúbia Zanotelli Soares
SEÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
CAPÍTULO I
EDUCAÇÃO AMBIENTAL reflexão sobre o espaço
socioambiental na educação
Claudia Cleomar Ximenes
Sônia Maria Teixeira Machado
Willimis Alves Pereira
Adriana Correia de Oliveira
Charlot Jn Charles
Adriana Batista Machado
CAPÍTULO II
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA
uso de mapas como suporte metodológico as questões ambientais
Danúbia Zanotelli Soares
Aécio Torres Morais
Rita de Cássia Silva Gabriel
Maria Liziane Souza Silva
Neusa Maria Toniolo Lazzaretti
Letícia Lourenço de Souza Freitas
CAPÍTULO III
EDUCAÇÃO AMBIENTAL um convite à reflexão à luz do Direito
Eleonice Aparecida Alves
CAPÍTULO IV
MEIO AMBIENTE – TEMAS TRANSVERSAIS
avaliação do processo ensino-aprendizagem
Severino Bertino Neto
Cleonice Maria Santana
Clarice Maria Santana
Eliete de Oliveira
Olinda Alves Santana
Odália Alves Santana
CCX_indd CAPÍTULO V
SEMANA DO MEIO AMBIENTE importância do momento
para a educação ambiental nas unidades de ensino
Claudinei da Rosa
Maria Alzenira Batista de Oliveira
Neusa Maria Toniolo Lazzaretti
Claudia Cleomar Ximenes
Jamile Andrade
Neiy Solange Araujo
Geidson Moreira Pimentel
CAPÍTULO VI
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM processo de revisão
e aperfeiçoamento das metodologias de Ensino Ambiental
Neiy Solange Araujo
Eliete de Oliveira
Noelma Guaitolini Gonçalves
Eleonice Aparecida Alves
Geidson Moreira Pimentel
Aécio Torres Morais
CAPÍTULO VII
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
necessidade na avaliação levando em consideração o espaço vivenciado
Maria Alzenira Batista de Oliveira
Adriana Casanova Alvarenga
Claudionor Santos da Silva
Lourdes Kalck Marques
Sulideia Coradi Ribeiro
Elaine Cristina Rodrigues do Prado
CAPÍTULO VIII
A RELAÇÃO DE EULER COM A PRATICIDADE DO ORIGAMI
ensinando matemática e sustentabilidade
Lucimar dos Santos Meneses
Lucimar da Silva
Marta da Silva Malaquias
Adriana Casanova Alvarenga
Adriana Batista Machado
Paulo César Barros Pereira
CAPÍTULO IX
RESISTÊNCIA À MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
mudança de concepção através de atividades sobre a temática ambiental
Severino Bertino Neto
José Sérgio dos Santos Cardoso
Elias Ferreira da Silva
Otília de Oliveira de Góis
Marta da Silva Malaquias
Roseli da Silva
CCX_indd SEÇÃO
ESPAÇO-TEMPORAL DA EDUCAÇÃO
CAPÍTULO X
POLÍTICA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DOCENTE MAGISTERIANO
um olhar espaço-temporal sobre a formação do professor
José Sérgio dos Santos Cardoso
CAPÍTULO XI
REPETÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NO SÉCULO XX
reflexão sob estudos realizados no espaço-temporal entre e
Claudionor Santos da Silva
Sulideia Coradi Ribeiro
Damaris Luchtenberg Gomes
Inês Aparecida Batista Machado
Maria das Dores Gomes Guaitolini
Elaine Cristina Rodrigues do Prado
CAPÍTULO XII
FORMAÇÃO CURRICULAR DO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR
estudo espaço-temporal da formação curricular no Brasil
Rozimeire de Paiva Leite Lima
Inês Aparecida Batista Machado
Wanderlei Aparecido Gabriel
Edson Paiva Leite
Ieda Maria da Fonseca Pinheiro
Edson Thomazin
CAPÍTULO XIII
EDUCAÇÃO INDÍGENA E A NATUREZA
contexto histórico, atual e perspectivas futuras
Sandra Regina dos Santos Silva
Claudiane dos Santos
Elias de Araujo Lopez
Marlene Lazari Pereira Bezerra
Zenaide Antunes Cipriano
CAPÍTULO XIV
TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
a tecnologia como ferramentas didáticas sob a temática ambiental
Lucimar da Silva
CAPÍTULO XV
TRANSPORTE ESCOLAR o transporte e a educação rural
no contexto espaço-temporal
Edson Thomazin
CCX_indd CAPÍTULO XVI
A ALIMENTAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
o poder estatal como agente regulador da alimentação escolar
Claudionor Santos da Silva
CAPÍTULO XVII
AGRICULTURA FAMILIAR NA MERENDA ESCOLAR fomento das
Políticas Públicas no desenvolvimento socioeconômico local
Benedito de Matos Souza Junior
Danúbia Zanotelli Soares
Claudia Cleomar Ximenes
CAPÍTULO XVIII
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE -)
um olhar sobre a meta n° – espaço-temporal de anos
Lourdes Kalck Marques
SOBRE OS AUTORES E COAUTORES