15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,90 sem juros | Total R$48,90 | |
2 x de R$24,45 sem juros | Total R$48,90 | |
3 x de R$16,30 sem juros | Total R$48,90 | |
4 x de R$12,65 | Total R$50,61 | |
5 x de R$10,29 | Total R$51,47 | |
6 x de R$8,73 | Total R$52,35 | |
7 x de R$7,61 | Total R$53,24 | |
8 x de R$6,77 | Total R$54,14 | |
9 x de R$6,12 | Total R$55,04 | |
10 x de R$5,60 | Total R$55,96 |
Autores: Mik-Elson de Sousa Desidério(In memoriam) - Marcos Edílson de Araújo Clemente - Dagmar Manieri (Orgs.)
Sinopse:
O presente trabalho investiga a consciência histórica dos estudantes do Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz (CEM-CAAP), localizado na cidade de Ananás, no extremo norte do Estado do Tocantins, relacionando o conhecimento da História – escolar e não escolar – e vida prática. Verificamos como os educandos compreendem o ensino de História, suas possibilidades, limites, seus impasses e também como vinculam este aprendizado às suas vidas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430569
DOI:10.24824/978854443056.9
Ano de edição:2019
Número de páginas:172
Formato:16x23
Assunto:
C743
O conhecimento histórico na vida cotidiana dos estudantes Marcos Edílson de Araújo
Clemente, Dagmar Manieri (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
172 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3056-9
DOI 10248249788544430569
1 Ensino 2 História 3 Conhecimento histórico 4 Aprendizagem histórica 5 Consciência
histórica I Clemente, Marcos Edílson de Araújo org II Manieri, Dagmar org III Título
IV Série
CDU 93 CDD 907
APRESENTAÇÃO
A SALA DE AULA COMO OBJETO DE UTOPIA
Marcos Edílson de Araújo Clemente
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E O
ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA balanço crítico de uma
discussão contemporânea
A Consciência Histórica na “Era dos Extremos” olhar panorâmico
Jörn Rüsen, Consciência Histórica e Ensino-aprendizagem de
História algumas considerações
A Consciência Histórica em Jörn Rüsen origem e práxis
Narrativa Histórica a forma material da consciência
histórica ou o processo de constituição de sentido da
experiência do tempo
Tipologia da Consciência Histórica Rüseneana
tradicional, exemplar, crítica e genética
Consequências Práticas do Ensino de História Escolar
consciência histórica e a (trans)formação da identidade social
CAPÍTULO
“EXPERIÊNCIA”, “INTERPRETAÇÃO” E “ORIENTAÇÃO”
a consciência histórica entre os estudantes do CEM-CAAP
Ensino Aprendizagem de História consequências práticas –
a consciência histórica
O Perfil Familiar Socioeconômico e Educacional dos Educandos
do CEM-CAAP algumas considerações
História O que? Para que? Significados e representações dos
educandos da ª série “A” do Ensino Médio em relação à história
Experiência, Interpretação e Orientação a consciência histórica
entre os estudantes de ª série “A” do CEM-CAAP
A “ampliação da experiência temporal” como
desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes
A “ampliação da capacidade de interpretação” como
desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes
A “ampliação da capacidade de orientação temporal” como
desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes
MCindd CAPÍTULO
“DO PRESENTE PARA O PASSADO EM BUSCA DO AMANHÔ
possibilidades e propostas de trabalho para o ensino de História na
sala de aula
O Ensino de História e seus Objetivos a Aula de História
E na sala de aula, como fazer? Por um ensino de História com
“sentido” para a vida
A Operação Pedagógica uma proposta de “dilatação” dos tempos
“História Faz Sentido” quem somos? de onde viemos?
e para onde vamos?
Contextualização Histórica o pontapé inicial
“Conceitos históricos” de análise e interpretação social
Exposição Didática “clareza” e “vivacidade” em narrativas
orais e escritas
“Funções Didáticas” do Ensino de História orientação,
interpretação e transformação da realidade social
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO