15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$51,83 sem juros | Total R$51,83 | |
2 x de R$25,92 sem juros | Total R$51,83 | |
3 x de R$17,28 sem juros | Total R$51,83 | |
4 x de R$13,41 | Total R$53,64 | |
5 x de R$10,91 | Total R$54,56 | |
6 x de R$9,25 | Total R$55,49 | |
7 x de R$8,06 | Total R$56,43 | |
8 x de R$7,17 | Total R$57,38 | |
9 x de R$6,48 | Total R$58,34 | |
10 x de R$5,93 | Total R$59,31 |
Autores: Cilene Ribeiro de Leite Chakur (Organização)
Sinopse:
A Educação no Brasil vem, já há muito tempo, dando sinais de deterioração, com graves consequências para todos nós, que dependemos dela para entendermos o mundo em que vivemos. As críticas ao nosso ensino aumentam a cada dia e a culpa recai, geralmente, sobre os professores, vistos como “despreparados”, “desqualificados”, ou que precisam de (palavra horrível!) “reciclagem”, enquanto os alunos “estão mandando na escola” ou, simplesmente, “não precisam dela”, com tantos outros meios que podem fazer o seu papel... Os legisladores, por sua vez, modificam as diretrizes educacionais, principalmente as curriculares, conforme o modismo da época, adotado em outros países e transplantado inteiriço para as nossas escolas, muitas e muitas vezes sem atentar para o fato de que as mudanças vão ser implementadas por professores que pouco ou nada sabem de que se trata. É o que acontece com o Construtivismo, núcleo da presente obra, cujos princípios sofreram sérios desvirtuamentos no meio educacional. A coletânea que ora oferecemos ao leitor mostra-se preocupada com as orientações que o professor recebe para desenvolver suas aulas, com os conhecimentos que ele tem dos processos que regem o ensino e a aprendizagem e com a compreensão da própria prática. Preocupa-se, também, com a formação do pesquisador interessado em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática nas áreas da Psicologia e da Educação. Destinada especialmente a docentes e alunos de cursos de pós-graduação e a professores do ensino fundamental e médio, esta obra se compõe de dois volumes, cada qual contendo pesquisas desenvolvidas por um grupo bastante integrado em suas ideias e ideais. Apesar da sua divisão em dois volumes separadamente, a obra se apoia em uma única perspectiva teórica – o Construtivismo piagetiano – e enfatiza a importância de um dos pilares da universidade – a pesquisa. O presente volume traz investigações em que o Construtivismo assume duas faces: como objeto de estudo, com pesquisas sobre o saber construtivista do professor; e como processo de aquisição, com pesquisas que abordam a construção de noções pelos alunos. E no Volume 2, estão reunidas pesquisas em que o foco são os diferentes procedimentos metodológicos, devidamente identificados e esclarecidos antes dos relatos das pesquisas que os exemplificam. A Educação no Brasil vem, já há muito tempo, dando sinais de deterioração, com graves consequências para todos nós, que dependemos dela para entendermos o mundo em que vivemos. As críticas ao nosso ensino aumentam a cada dia e a culpa recai, geralmente, sobre os professores, vistos como “despreparados”, “desqualificados”, ou que precisam de (palavra horrível!) “reciclagem”, enquanto os alunos “estão mandando na escola” ou, simplesmente, não precisam dela, com tantos outros meios que podem fazer o seu papel... Os legisladores, por sua vez, modificam as diretrizes educacionais, principalmente as curriculares, conforme o modismo da época, adotado em outros países e transplantado inteiriço para as nossas escolas, muitas e muitas vezes sem atentar para o fato de que as mudanças vão ser implementadas por professores que pouco ou nada sabem de que se trata. É o que acontece com o Construtivismo, núcleo da presente obra, cujos princípios sofreram sérios desvirtuamentos no meio educacional. A coletânea que ora oferecemos ao leitor mostra-se preocupada com as orientações que o professor recebe para desenvolver suas aulas, com os conhecimentos que ele tem dos processos que regem o ensino e a aprendizagem e com a compreensão da própria prática. Preocupa-se, também, com a formação do pesquisador interessado em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática nas áreas da Psicologia e da Educação. Destinada especialmente a docentes e alunos de cursos de pós-graduação e a professores do ensino fundamental e médio, esta obra se compõe de dois volumes, cada qual contendo pesquisas desenvolvidas por um grupo bastante integrado em suas ideias e ideais. Apesar da sua divisão em dois volumes separadamente, a obra se apoia em uma única perspectiva teórica – o Construtivismo piagetiano – e enfatiza a importância de um dos pilares da universidade – a pesquisa. O Volume 1 compõe-se de duas partes: o Construtivismo como objeto de estudo, com investigações tomando professores como sujeitos; e o construtivismo nos processos de aquisição, em que os sujeitos são alunos. No presente volume, estão reunidas pesquisas em que o foco são os diferentes procedimentos metodológicos, tais como o método clínico, a observação e o desenho, devidamente identificados e esclarecidos antes dos relatos das pesquisas que os exemplificam.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480201
DOI:10.24824/978856248020.1
Ano de edição:2009
Número de páginas:174
Formato:14x21
Assunto:
o construtivismo na pesquisa
Volume 1
Investigando Professores e Alunos
978-85-62480-20-1
O Construtivismo na pesquisa, volume 1 : investigando professores e alunos
/ Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur (organizadora)
Construtivismo (Educação) 2 Construtivismo - Pesquisa I Chakur,
Cilene Ribeiro de Sá Leite
Investigando o professor: o saber construtivista como objeto de estudo9
O construtivismo entre professores do ensino fundamental:
um exemplo de assimilação deformante
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
(Des)caminhos do construtivismo na educação
Rita de Cássia da Silva
O “construtivismo do professor� como um saber elaborado por
professores de ciências
Vânia Galindo Massabni
Identificando teorias implÃcitas na voz de professoras alfabetizadoras:
um estudo em escolas de Alto Araguaia – MT
Osmar Quim
Investigando o aluno: o construtivismo nos processos de aquisição
A compreensão do fenômeno da condensação:
uma experiência em sala de aula
Vânia Galindo Massabni
Um estudo sobre o desenvolvimento da noção de mentira:
contribuições para o contexto escolar
Ligiane Raimundo Gomes
Quem manda na classe? Representações de autoridade
em crianças e adolescentes
Maria CecÃlia Arantes Nogueira Ravagnani
A “moral ecológica� em crianças e adolescentes
Ligiane Raimundo Gomes