| 15% OFF | Comprando 3 ou mais | 
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais | 
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais | 
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
                            | 1 x de R$75,48 sem juros | Total R$75,48 | |
| 2 x de R$37,74 sem juros | Total R$75,48 | |
| 3 x de R$25,16 sem juros | Total R$75,48 | |
| 4 x de R$19,52 | Total R$78,11 | |
| 5 x de R$15,89 | Total R$79,45 | |
| 6 x de R$13,46 | Total R$80,81 | |
| 7 x de R$11,74 | Total R$82,18 | |
| 8 x de R$10,44 | Total R$83,56 | |
| 9 x de R$9,44 | Total R$84,96 | |
| 10 x de R$8,63 | Total R$86,38 | 
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
 
 Sinopse:
  
  
  
  
   
   Alice no País das Maravilhas transportada para o solo tupiniquim, como uma mineirinha chamada Sofia Alfena caminha curiosa na busca pelo saber (Sophia), espalha fragrância alfeneira, ques  ti  ona e problema  ti  za O Dia “D” da Educação em Minas Gerais: jogos estratégicos de poder. A obra não possui nada de fic  tí  cio, se desenvolve num enredo cien  tí  fico, porém poé  ti  co. Na Introdução, o autor se apresenta e mostra as inquietações quanto aos processos das avaliações escolares e os mo  ti  vos que fomentaram a sua pesquisa. Indica que fez uso da Análise do Discurso advindas das teorias de Michel Foucault sobre o poder-saber, a governamentalidade, estratégias, tecnologias e, com isso, as u  ti  liza para analisar cri  ti  camente os documentos. No primeiro capítulo sobre Governamentalidade: procedimentos e tecnologias, o autor trata dos conceitos foucaul  ti  anos e percorre o caminho da arte de governar até as novas relações e técnicas de poder da governamentalidade neoliberal de uma sociedade empresarial. No segundo capítulo estão os objetos de estudo e as análises dos documentos. Nas Considerações estão as “possíveis considerações finais” ou “(In)conclusões”, sobre O Dia “D” da Educação em Minas Gerais: jogos estratégicos de poder  
      
   
  
  Normal 
  0 
  
  
  21 
  
  
  false 
  false 
  false 
  
  PT-BR 
  X-NONE 
  X-NONE 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
   
     
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
    
  
 /* Style Definitions */
 table.MsoNormalTable
 {mso-style-name:"Tabela normal";
 mso-tstyle-rowband-size:0;
 mso-tstyle-colband-size:0;
 mso-style-noshow:yes;
 mso-style-priority:99;
 mso-style-parent:"";
 mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
 mso-para-margin-top:0cm;
 mso-para-margin-right:0cm;
 mso-para-margin-bottom:8.0pt;
 mso-para-margin-left:0cm;
 line-height:107%;
 mso-pagination:widow-orphan;
 font-size:11.0pt;
 font-family:"Calibri",sans-serif;
 mso-ascii-font-family:Calibri;
 mso-ascii-theme-font:minor-latin;
 mso-hansi-font-family:Calibri;
 mso-hansi-theme-font:minor-latin;
 mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
 mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
 mso-fareast-language:EN-US;}
  
  
 
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544420744
DOI:10.24824/978854442074.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:146
Formato:16x23
Assunto:
S974
Swerts, Márcio Moterani.
O dia “D” da educação em Minas Gerais: jogos estratégicos de poder /
Márcio Moterani Swerts
136 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2074-4
DOI 10.24824/978854442074.4
1. Educação 2. Governo 3. Intervenção pedagógica 4. Governamentabilidade
I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 370.918151
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Carlos Roberto da Silveira
INTRODUÇÃO
Memórias do autor: motrizes na pesquisa e na vida
Bifurcações nos caminhos escolares: problemas iniciais
No caminho, os problemas: as “pedras”
Em uma guerra nem todas as armas são mortais: a
organização do livro
GOVERNAMENTALIDADE: procedimentos e tecnologias
Poder, Discurso, Governo
Poder
Discurso
Governo
Governamentalidade: uma breve introdução
Governamentalidade: razões e variações
O poder pastoral
Governamentalidade como razão de Estado:
caminhos para o Neoliberalismo
Governamentalidade como ferramenta
DIA “D” DA EDUCAÇÃO MINEIRA: uma proposta
para a “in(ter)venção pedagógica”
O “Dia D”: uma breve explanação
Os documentos para o Dia “D” na escola mineira
As análises dos documentos
CONSIDERAÇÕES 
REFERÊNCIAS
