15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,23 sem juros | Total R$48,23 | |
2 x de R$24,12 sem juros | Total R$48,23 | |
3 x de R$16,08 sem juros | Total R$48,23 | |
4 x de R$12,48 | Total R$49,91 | |
5 x de R$10,15 | Total R$50,77 | |
6 x de R$8,61 | Total R$51,64 | |
7 x de R$7,50 | Total R$52,51 | |
8 x de R$6,67 | Total R$53,40 | |
9 x de R$6,03 | Total R$54,29 | |
10 x de R$5,52 | Total R$55,19 |
Autores: Marina Patrício de Arruda - Mirian Kuhnen (Orgs.)
Sinopse:
Porque o ensinar é tão importante quanto o aprender? Se pensarmos que ainda perdura em nossas práticas a lógica tecnicista, com ênfase no saber-fazer em prejuízo do saber-ser, podemos começar a construir uma resposta para essa questão. O trabalho parece ter se tornado uma obrigação, com ações quase sempre mecânicas. Como inexiste conhecimento profissional rigoroso baseado na racionalidade técnica que dê conta do terreno irregular do trabalho onde predominam as relações interpessoais, nos vimos na obrigação de buscar sentido para o que fazemos. Afinal, o que acrescentamos à determinada ação que a torna mais interessante, prazerosa ou inovadora? A Educação Permanente (EP) ao permitir reflexões e trocas entre as pessoas tem mostrado seu potencial de mudança do paradigma tradicional tanto em Educação como em Saúde. Ao sugerir a inversão da lógica mecanicista, a EP incentiva uma nova forma de aprendizado focalizando a prática como fonte do conhecimento e o profissional como sujeito ativo no processo educativo. Nesse sentido, inauguramos um espaço de conversações para ensinar e aprender. Bem no sentido atribuído por Maturana à conversa na ação educativa. Para ele é em meio a conversação que se produz o conhecimento:“A palavra conversa vem da união de duas raízes latinas, ‘cum’, que significa ‘com’, e ‘versare’, que significa ‘dar voltas’, de maneira que conversar, em sua origem, significa ‘dar voltas com’ outro” (Maturana, 1998, p. 80). A conversa acaba por configurar um espaço relacional por excelência para a ação educativa. Dessa forma, a educação deixa de ser uma seqüência de atos mecânicos, sem significado e se transforma numa ação contínua de muita reflexão e fortalecimento dos espaços educativos. Foi por esse caminho que buscamos reverter o quadro da saúde na Região Serrana. Ao desenvolver o Projeto UNIVERSIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE - AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, LAGES-SC visamos contribuir na ampliação do processo de Educação Permanente considerando as dificuldades e facilidades presentes no cotidiano dos profissionais da saúde.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402993
DOI:10.24824/978854440299.3
Ano de edição:2015
Número de páginas:210
Formato:14x21
Assunto:
O dia da gente: educação permanente renovando práticas de saúde / organização Marina Patrício de Arruda, Mirian Kuhnen.
210 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0299-3
1. Educação. 2. Saúde. I. Arruda, Marina Patrício de. II. Kuhnen, Mirian.
14-18423
CDD: 370
CDU: 37
05/12/2014 05/12/2014
SUMÁRIO
CAPÍTULO
EXPERIMENTAÇÃO E HISTÓRIA DE UM PROCESSO
AINDA EM CURSO
EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
Marina Patrício de Arruda
Geraldo Augusto Locks
Mirian Kuhnen
RESGATANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE LAGES-SC
Fernando Luiz Pagliosa
EDUCAÇÃO PERMANENTE, SAÚDE E AMBIENTE:
Memórias, história e registros da CIES Serra Catarinense
Lilia Aparecida Kanan
Tania Mara da Silva Bellato
Mara Regina Stanck
CAPÍTULO
O OLHAR DOS RESIDENTES
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UNIDADES DE SAÚDE DO
MUNICÍPIO DE LAGES
Bruna Damasceno da Silva
Bruno Gamba
Priscila Rossi
Roberta Vedana Erckmann
O ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE:
Um crescimento pessoal e profissional?
Eduarda Gaspar Sabatini Fernandes
Juliana Bastos Omura
Karolyne Magno dos Santos Silva
Luciana Mendes da Silva
Miryan de Fátima Silva
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE:
Percepção dos profissionais das Unidades Básicas
de Saúde do município de Lages
Aline Souza Amaral
Gisele Del Castanhel
Patrícia Maria Zonta
Wander Galvão Fernandes
CAPÍTULO
PESQUISAR E AGIR
PESQUISANDO EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS
UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA:
Inovação Metodológica
Marina Patrício de Arruda
Mirian Kuhnen
Lucia Ceccato de Lima
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
Educação Permanente como estratégia de
reinvenção da prática
Marina Patrício de Arruda
Mirian Kunhen
Juliana Bastos Omura
EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA:
Aproximações e distinções necessárias à
Educação para Inteireza
Marina Patrício de Arruda
Izabel Cristina Feijó de Andrade
Leda Lísia Franciosi Portal
CAPÍTULO
DESCOBERTAS E PARTILHA
EDUCAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE
DOS PROFISSIONAIS DE UNIDADES BÁSICAS
DE SAÚDE
Vera Regina Roesler
Anelise Viapiana Masiero
A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA:
Para que serve a educação permanente?
Mirian Kuhnen
Marina Patrício de Arruda
Juliana Bastos Omura
SOBRE OS AUTORES