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Autores: André Luis Dolencsko
Sinopse:
A luta constante pelos direitos básicos de educação e saúde são desafios históricos de grande parte das camadas sociais desfavorecidas, bem como das pessoas com transtornos mentais. Tais desafios exigem a necessidade de conhecermos a posição social do sujeito com transtorno mental nos diferentes momentos da história, o surgimento das políticas de educação e saúde, sua articulação e efetivação, em especial no contexto brasileiro. Esta obra analisou os discursos de poder subjetivados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e nas edições da Revista Inclusão, revelando a ausência do direito à educação para as pessoas com transtornos mentais. Como referencial teórico, os estudos desenvolvidos por Michel Foucault contribuíram para compreender o surgimento das instituições psiquiátricas, os conceitos de loucura, biopolítica e ordem do discurso, articulados com a legitimação das políticas de educação especial e inclusiva no contexto brasileiro. Tal discurso materializa também instituições controladoras, selecionadoras e organizadoras de práticas educativas pautadas em valores dominantes.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786525161853
DOI:10.24824/978652516185.3
Ano de edição:2024
Número de páginas:136
Formato:14x21
Assunto:
O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS: articulação entre as políticas nacionais de educação especial e inclusiva e a saúde
André Luis Dolencsko
D597
O direito à educação para pessoas com transtornos mentais articulação
entre as políticas nacionais de educação especial e inclusiva e a saúde André
Luís Dolencsko – Curitiba CRV, 2024
136 p
Bibliografia
ISBN Digital 9786525161860
ISBN Físico 9786525161853
DOI 10248249786525161853
ISBN Digital 978-65-251-6186-0
ISBN Físico 978-65-251-6185-3
DOI 10.24824/978652516185.3
1 Educação 2 Políticas Educacionais 3 Educação Especial e Inclusiva 4
Saúde Mental I Dolencsko, André Luís II Título III Série
CDU 37 CDD 370