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Autores: Teodoro Adriano Costa Zanardi
Sinopse:
Revelar os encobrimentos da modernidade. Esta é uma tarefa contemporânea essencial para a superação de uma era de radicais exclusões. Foram quinhentos anos de construção de uma hegemonia que parece chegar ao fim. Um passo importante para a desconstrução deste projeto uniformizador (normalizador) é o de tornar visíveis e compreensíveis os mecanismos que tornaram possível o encobrimento da diversidade e a naturalização de processos históricos de exclusão de um “outro” sistematicamente rebaixado, animalizado e muitas vezes coisificado. O que chamamos de modernidade, uma modernidade europeia, se materializa em um aparato gradualmente construído de encobrimento e rebaixamento. Um dispositivo moderno é criado e nos acompanha até hoje: a relação “nós vs. eles”. Como diria o filósofo e psicanalista Alain Badiou, o nome coletivo esconde a singularidade que nos torna únicos e iguais e a nomeação na terceira pessoa é um passo para o extermínio, para o genocídio. Assim, a modernidade nos apresenta o estado moderno, com um poder centralizado de função padronizadora. Para que este poder se viabilize é essencial construir identificações, que permitam superar a diversidade presente no território destes estados. A mesma padronização é essencial para viabilizar o novo sistema econômico, que jamais se afirmaria sem o aparato estatal moderno e seus instrumentos uniformizadores: o capitalismo. Assim se desenvolvem as instituições que nos acompanham até hoje: o exército nacional; a moeda nacional; os bancos nacionais; o povo nacional; o direito moderno; os mitos nacionais (os heróis nacionais); a polícia; a burocracia e a escola moderna. Sim, sem a escola moderna, dificilmente este projeto teria sido viabilizado durante estes quinhentos anos de hegemonia construída sobre o ocultamento do outro. Uma escola que no lugar de padronizar; uniformizar e ocultar o outro, revele e liberte, é o tema central deste trabalho. Leitura obrigatória.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423839
DOI:10.24824/978858042383.9
Ano de edição:2012
Número de páginas:198
Formato:14x21
Assunto:
PALAVRAS INTRODUTÓRIAS
UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL?
CAPÍTULO I
EDUCAÇÃO BANCÁRIA:
o panoptismo como aparelho ideológico
CAPÍTULO II
PAULO FREIRE, O ARAUTO DA UTOPIA
CAPÍTULO III
OS OPRIMIDOS EM MOVIMENTO
CAPÍTULO IV
A PROPRIEDADE DA TERRA
CAPÍTULO V
UM PROJETO EDUCATIVO PARA A
PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Zanardi, Teodoro Adriano Costa
O direito de propriedade no projeto curricular do MST / Teodoro Adriano Costa Zanardi. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
196p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-383-9
1. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 2. Propriedade territorial - Brasil. 3. Educação rural - Brasil. I. Título.
12-2770. CDD: 333.3181
CDU: 332.2.021.8(81)