15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$77,12 sem juros | Total R$77,12 | |
2 x de R$38,56 sem juros | Total R$77,12 | |
3 x de R$25,71 sem juros | Total R$77,12 | |
4 x de R$19,95 | Total R$79,81 | |
5 x de R$16,24 | Total R$81,18 | |
6 x de R$13,76 | Total R$82,56 | |
7 x de R$11,99 | Total R$83,96 | |
8 x de R$10,67 | Total R$85,38 | |
9 x de R$9,65 | Total R$86,81 | |
10 x de R$8,83 | Total R$88,26 |
Autores: Divanizia do Nascimento Souza - Valeida Anahí da Silva. (Orgs.)
Sinopse:
Esta é a segunda obra produzida colaborativamente por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe, tratando sobre ensino de ciências e matemática e seus protagonistas. Nos vinte capítulos que a compõem, buscou-se esboçar um panorama dos estudos que vêm sendo realizados no NPGECIMA nos últimos anos. Em sentido mais amplo, o espectro das pesquisas desenvolvidas neste Programa abarca questões de diversos tipos, desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, das relações entre ensino e aprendizagem, das vinculações entre ciências e as questões socioculturais, da interação entre saberes científicos e cotidianos, da ciência e da técnica como culturas e forças produtivas, até as que abordam sobre o desenvolvimento de propostas curriculares envolvendo didáticas específicas ou modelos de avaliação diferenciados de processos escolares. Os autores agradecem o apoio financeiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior) e da FAPITEC/SE (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe), que vem sendo aportado na forma de bolsas de estudos para os mestrandos do NPGECIMA e como recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas. Faz-se um agradecimento especial aos docentes da Educação Básica, aos alunos e aos pais que contribuíram para as pesquisas aqui relatadas, inclusive quando envolvidos nos processos de coleta dos dados.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414194
DOI:10.24824/978854441419.4
Ano de edição:2016
Número de páginas:362
Formato:16x23
Assunto:
E59
O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas. / Divanizia do Nascimento
Souza, Valeida Anahí da Silva. (organizadoras).
362 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1419-4
1. Educação - ciências 2. Educação – matemática 3. Ensino. I. Souza, Divanizia do
Nascimento, org. II. Silva, Valeida Anahí da. org. III. Título IV. Série.
CDD 372.7
SUMÁRIO
TENDÊNCIAS NAS PESQUISAS EM ENSINO E APRENDIZAGEM
DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PERIÓDICOS COM QUALIS
CAPES A E A ()
Ildema Gomes Aragão
Rita de Cacia Santos Souza
Veleida Anahí da Silva
ANORAMA ATUAL DA PESQUISA EM ENSINO DE
ECOLOGIA NO BRASIL: uma análise de tendências em
publicações e produções acadêmicas ( a )
Camilla Silen de Almeida
Thisciane Ismerim Silva Santos
Myrna Friederichs Landim
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO
NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Márcia Cristina Rocha Paranhos
Aline Mendonça Santana
Acácio Alexandre Pagan
Yzila Liziane Farias Maia de Araújo
Verônica dos Reis Mariano Souza
LÍNGUA MATERNA, LIBRAS E MATEMÁTICA:
é possível uma relação mútua?
Irami Bila da Silva
Carlos Alberto Vasconcelos
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE
FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU
Tiago Nery Ribeiro
Carlos Alberto Morais Pacheco da Silva
Divanízia do Nascimento Souza
O JOGO DIDÁTICO INTEGRANDO DISCIPLINAS NA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE
Thayane Karolyne Santos de Jesus
Carmen Regina Parisotto Guimarães
Mariana Resende de Oliveira
RELAÇÃO PROFESSOR DE QUÍMICA – ALUNOS
Gisleine Souza da Silva Oliveira
Paula Fernanda de Carvalho Dantas
Juvenal Carolino da Silva Filho
MEMÓRIAS E NARRATIVAS: reflexões de um professor sobre
a trajetória de formação na docência em Química
Assicleide da Silva Brito
Maria Batista Lima
Edinéia Tavares Lopes
PRÁTICAS E MOVIMENTOS EPISTÊMICOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS
Elton Daniel Oliveira do Nascimento
Adjane da Costa Tourinho e Silva
André Oliveira Silva Jarske
RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM A MATEMÁTICA:
um estudo em uma comunidade quilombola em Sergipe
Evanilson Tavares de França
Maria Batista Lima
ENTRECRUZANDO VOZES: percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas quanto formação inicial em serviço em licenciatura
em matemática
Ilvanete dos Santos de Souza
Maria Batista Lima
A CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA
TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS
Rafael Pina Lima
Edson José Wartha
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS CONSIDERANDO AS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DE REFERÊNCIA
Joyce de Souza Ferreira
Edson José Wartha
POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Samira Cristina de Santana Pena
Renato Santos Araujo
VIVENCIANDO UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O QUE DIZEM
OS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM: deixar a criança crescer
para aprender ou fazer com que a criança aprenda para crescer?
Eanes dos Santos Correia
Veleida Anahí da Silva
O PIBID COMO ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA
NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA
UNIVERSIDADE PÚBLICA NORDESTINA
Edinéia Tavares Lopes
Assicleide da Silva Brito
Yasmin Lima de Jesus
Maria Camila de Lima Brito
Aline Nunes Santos
MODELOS DIDÁTICOS E SUA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM
DOS ALUNOS: uma análise do trabalho de Francisco F García Pérez
Luciene Costa Santana da Cunha
Veleida Anahí da Silva
Luzia Cristina de Melo Santos Galvão
HISTÓRIA DA CIÊNCIA: uma análise dos projetos pedagógicos
dos cursos de Licenciatura em Química
Nirly Araujo dos Reis
Maria Elane Mendonça Santos
Alexandre Mota Menezes
Everton Santos Oliveira
Erivanildo Lopes da Silva
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS E DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DOS
PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Luzia Cristina de Melo Santos Galvão
Veleida Anahí da Silva
Luciene Costa Santana da Cunha
ALTERNATIVAS AO ENSINO DE ASTRONOMIA NAS
ESCOLAS PÚBLICAS: benefícios da astronomia para a sociedade
Kamilla Ventura da Silva Lopes
Divanizia do Nascimento Souza