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Autores: Fernanda Antônia Barbosa da Mota
Sinopse:
O Ensino da Filosofia da Educação como Arte da Superfície, originalmente uma tese de doutorado em educação, encerra um estudo crítico sobre o predomínio de posturas hierarquizadas entre a filosofia e a educação por parte dos professores de Filosofia da Educação. O aporte teórico é constituído por autores como Pagni, Gallo, Kohan, Deleuze e Foucault, dentre outros. A partir das três imagens de filósofos de Deleuze, problematizamos o predomínio entre as posturas filosófica e pedagógica no âmbito da Filosofia da Educação, apontando para uma maneira alternativa de pensar o ensino nessa disciplina, que não está pautada em imagens das alturas ou das profundezas, mas que, a partir dos exercícios ascéticos de Foucault, possibilita habitar a superfície como acontecimento. Com Foucault e Deleuze, utilizamos o método cartográfico na análise das narrativas docentes e a partir das linhas de segmentaridade analisamos a noção de bons encontros no intuito de buscar modos de subjetivação no ensino de Filosofia da Educação. Nesse contexto, através da criação dos modos de subjetivação, podemos experimentar outro modo de ser, viver e resistir a modelos de formação já instituídos. Ao buscar nas técnicas de si essa transformação através de uma inflexão sobre nós mesmos, possibilitamos experienciar novos modos de existência. Na tese, criamos uma narrativa ficcional onde o personagem principal (Perseu) em vez de se defrontar com o desafio da escolha entre enfrentar Cila (Filosofia) ou Caribides (Educação), prefere deslizar entre ambas sem sucumbir a nenhuma delas. Esta também é a proposta para a Filosofia da Educação como arte da superfície.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420270
DOI:10.24824/978854442027.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:168
Formato:16x23
Assunto:
M917
Mota, Fernanda Antônia Barbosa da.
O ensino de flosofa da educação como arte da superfície / Fernanda Antônia Barbosa da
Mota
168 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2027-0
DOI 10.24824/978854442027.0
1. Educação 2. Filosofa 3. Pedagogia 4. Filosofa da educação I. Título II. série
CDU 37 CDD 107
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Heraldo Aparecido Silva
INTRODUÇÃO
TRÊS IMAGENS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:
conversão, subversão e perversão
Sobre as três imagens flosófcas e suas implicações
A flosofa como conversão: as alturas
A flosofa como subversão: as profundezas
A flosofa como perversão: a superfície
A desfguração das alturas e das profundezas para
habitar a superfície
O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: o deslizar de Perseu
entre Cila e Caribides
Entre o flosófco e o pedagógico: o intermezzo como
possibilidade conjuntiva
Os bons encontros e a contraefetuação do acontecimento para
habitar a superfície
O SUJEITO EM SEU DEVIR: governamentalidade e
modos de subjetivação como processo de singularização
docente a partir das práticas de si
Governamentalidade: o sujeito fabricado/construído pelas
tecnologias educacionais e práticas de si
Modos de subjetivação
Práticas de si
A CARTOGRAFIA: uma abertura para múltiplas conexões
Sobre caminhos e trilhas: uma metodologia cartográfca
CARTOGRAFIA DE UM CONTO CONSTRUÍDO NA TRAMA DE UM
PROCESSO DE SINGULARIZAÇÃO DOCENTE
O acontecimento e suas implicações
Os modos de subjetivação no território existencial da Filosofa
da Educação da UFPI
Primeiro porto: o encontro com os ciclopes nas alturas
Segundo porto: o encontro com Orfeu nas profundezas
A Filosofa da Educação e a Literatura
A Filosofa da Educação e as Histórias em Quadrinhos
A Filosofa da Educação e a Poesia
Terceiro porto: o encontro consigo mesmo na superfície
A superfície e seus efeitos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS