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Autores: Marcos Bispo
Sinopse:
Este livro aponta a forma como são conduzidas as pesquisas sobre o ensino de linguagem como um dos principais entraves à construção de uma proposta curricular coerente, coesa e eficaz para orientar uma prática docente capaz de fornecer aos estudantes do Ensino Médio uma formação orientada para a construção de uma consciência política, entendida como elemento fundamental da vida em sociedade. Ao submeter as ciências da linguagem, mais especificamente a Linguística e a Linguística Aplicada, a um processo de reflexividade, atividade que busca analisar os impactos sociais das pesquisas dessas disciplinas, evidenciou a filiação de ambas a fundamentos do paradigma científico moderno e (neo)positivista, profundamente prejudiciais às pesquisas no campo das ciências humanas. Dentre esses fundamentos se destaca o da delimitação exaustiva do objeto, que tem a finalidade de recortar e isolar fragmentos de um todo para melhor compreendê-lo e, assim, poder determinar suas leis gerais. Neste trabalho, entende-se que tal metodologia compromete as pesquisas referentes ao ensino de linguagem já que sua configuração depende da articulação de fatores de diversas ordens, as quais não podem ser circunscritas a campos disciplinares particulares, ainda que estes possam se articular com outros na formação das práticas de pesquisas interdisciplinares. A interdisciplinaridade, embora constitua um avanço se comparado às práticas monodisciplinares de pesquisa, mostra-se insuficiente para dar conta da complexidade que envolve o ensino de linguagem, por apresentar um potencial reduzido de associações disciplinares, por operar somente nos limites estabelecidos pelas possibilidades de abordagem das disciplinas associadas e, principalmente, pelo fato de não romper efetivamente com a ciência moderna. Pode-se dizer que a diferença entre a metodologia moderna e a interdisciplinar se restringe a uma questão de escopo, ou seja, por operar com a associação de disciplinas, permite que a extensão do objeto se amplie uma vez que cada disciplina acrescenta sua perspectiva de abordagem. Neste trabalho, inverte-se a lógica da pesquisa sobre o ensino de linguagem: em lugar de se fazer propostas oriundas do estudo das potencialidades do objeto, parte do postulado de que é preciso estabelecer, antes de qualquer outra coisa, os objetivos do ensino e, a partir daí, selecionar os objetos que possam viabilizá-los. Nesse processo, será necessário não só repensar os objetos produzidos por teorias puras ou isoladas, como também construir novos objetos, novos conceitos e novas metodologias. É para essas tarefas que este livro defende a transdisciplinaridade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580420517
DOI:10.24824/978858042051.7
Ano de edição:2011
Número de páginas:218
Formato:16x23
Assunto:
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
A linguagem na história do currículo
CAPÍTULO
O ensino na agenda da linguística
CAPÍTULO
Linguística aplicada e ensino de linguagem
CAPÍTULO
A linguagem como fenômeno semiótico-pragmático
CAPÍTULO
Diretrizes gerais para o ensino de linguagem
CAPÍTULO
Considerações finais
REFERÊNCIAS
Santos, Marcos Bispo dos
O ensino de linguagem como objeto de pesquisa : diretrizes para uma abordagem transdisciplinar / Marcos Bispo dos Santos. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
ISBN 978-85-8042-051-7
217p.
1. Linguagem e línguas - Estudo e ensino. 2. Língua portuguesa - Estudo e ensino. 3. Linguística - Estudo e ensino. 4. Linguística aplicada. I. Título.
11-0207. CDD: 410
023881 CDU: 81’1