15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$66,10 sem juros | Total R$66,10 | |
2 x de R$33,05 sem juros | Total R$66,10 | |
3 x de R$22,03 sem juros | Total R$66,10 | |
4 x de R$17,10 | Total R$68,41 | |
5 x de R$13,92 | Total R$69,58 | |
6 x de R$11,79 | Total R$70,77 | |
7 x de R$10,28 | Total R$71,96 | |
8 x de R$9,15 | Total R$73,18 | |
9 x de R$8,27 | Total R$74,40 | |
10 x de R$7,56 | Total R$75,64 |
Autores: Paulo Augusto Tamanini (Org.)
Sinopse:
A palavra Ensino tem raiz etimológica latina: signum. Ou seja: assinalar, marcar, apontar, direcionar, conduzir. Em um contexto intercultural contemporâneo, onde frequentemente outros sinais insistem em apontar trilhas, com o Ensino estes competem! Sobre aos que se entregam ao ofício desafiador de esmerar e apurar os conhecimentos, recai, em consequência, a responsabilidade não apenas de indicar, mas de ser, em muitas das vezes, o próprio caminho. Se todo itinerário leva a um ponto de chegada, a uma afluência, a uma sinaxe, foi de um belo encontro e posterior comprometimento, que pós-graduandos e professores de importantes Universidades apostaram no desafio de juntos partilharem suas experiências, através desta publicação! Os capítulos foram confabulados em uma perspectiva que vai além da dicotomia entre a aquisição e transmissão de conhecimentos formais, para poder lançar luzes e oferecer elementos para uma reflexão teórica acerca da práxis docente que extrapola os parâmetros de um modo retesado de ensinar, aprender e instruir. Em decorrência disso, neste ajuntamento de novos e maturados autores, ideias foram sendo lançadas, motes investigativos foram sendo disseminados e discutidos, compondo um quadro de reinvindicação epistemológica plural, que deu o rosto dessa obra.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421284
DOI:10.24824/978854442128.4
Ano de edição:2018
Número de páginas:304
Formato:16x23
Assunto:
E59
O ensino em perspectivas: múltiplas abordagens, outros enfoques e a
interdisciplinaridade no ofício docente / Paulo Augusto Tamanini
(organizador)
304 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2128-4
DOI 10.24824/978854442128.4
1. Educação 2. Interdisciplinar 3. Ensino 4. Ofício docente I. Tamanini, Paulo
Augusto. Org. II. Título III. Série.
CDU 37 CDD 370
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Francisco José Balduino da Silva
Jean Mac Cole Tavares dos Santos
Paulo Augusto Tamanini
DA REPRESENTAÇÃO AOS ESTEREÓTIPOS: o Nordeste e os
negros escravizados nos livros de História
Enock Douglas Roberto da Silva
Paulo Augusto Tamanini
Tiago de Souza Mariano
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: a educação de surdo
como tema de redação
Isabelle Pinheiro Fagundes
Simone Maria da Rocha
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE: alguns obstáculos e
outros enfoques
Geraldo W Rocha Fernandes
Danilo Lopes Santos
O DOCUMENTO ORIENTADOR DO PROGRAMA ENSINO
MÉDIO INOVADOR E O CICLO DE POLÍTICAS DE BALL: uma
análise
Keyvilane Fernandes dos Santos
Jean Mac Cole Tavares Santos
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA
UM ENSINO INTERDISCIPLINAR: visões dos docentes de
Ciências da Natureza e Matemática
Lilianne de Sousa Silva
Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva
Luciana Medeiros Bertini
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma abordagem interdisciplinar
Eliani Jordana da Silva Moreira
Luciana Medeiros Bertini
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS: uma análise dos
pressupostos teóricos para o alcance do letramento científco
Kaiser Jackson Pereira de Sousa
Leonardo Alcântara Alves
A APLICABILIDADE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO: ênfase na formação dos saberes
e na ressignifcação do processo de ensino-aprendizagem
Elys Gardênia de Freitas Lopes
Francisco Milton Mendes Neto
EXPERIMENTAÇÃO E MATERIAIS ALTERNATIVOS NO
ENSINO DE QUÍMICA: uma discussão teórica
Maria Verônica da Silva
Leonardo Alcântara Alves
PRÁTICA DOCENTE: um diálogo com professores em início de carreira
Najara Raquel de Lima Morais
Luciana Medeiros Bertini
Paulo Augusto Tamanini
O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NO BRASIL
E EM PORTUGAL: uma análise comparativa
Brena Kesia Costa Pereira
Jean Mac Cole Tavares Santos
O ESTADO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
MUSICAL: um levantamento bibliográfco sobre aprendizagem nas
revistas da Abem (-)
Ruãnn Cézar Cezário Silva
Giann Mendes Ribeiro
UM ÍNDIO PRESERVADO: representações histórico-culturais em
livros didáticos de História
Adriel Jonathas Fernandes Siqueira
Guilherme Paiva de Carvalho
REFLEXÕES DO COTIDIANO FEMININO EM MARINA COLASANTI
Maria Juliana de Macêdo Silva
Verônica Maria de Araújo Pontes
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA/LE: abordagem
interdisciplinar no livro didático
Luanna Melo Alves
Samuel de Carvalho Lima
ENFOQUE CTS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE
QUÍMICA
Ivanessa Castro de Sousa
Albino Oliveira Nunes
O PRECONCEITO CONTRA A MULHER NEGRA NO GÊNERO
TEXTUAL DIGITAL MEME
Hilma Liana Soares Garcia da Silva
Verônica Maria de Araújo Pontes
PROJETO JOVEM DE FUTURO: as implicações na política da
gestão escolar
Maria Valnice da Silva
Jean Mac Cole Tavares Santos
UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DO CINEMA COMO
MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA
Silene Ferreira Claro
O CURRÍCULO INTEGRADO E SEU COMPROMISSO COM O
FAZER PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR
Luiz Antonio da Silva dos Santos
Francisco das Chagas Silva Souza
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma
análise da oralidade como objeto de ensino
Leiliane Aquino Noronha
Elaine Cristina Forte-Ferreira
Juliana Gurgel Soares
Ana Rafaella Alves Pereira
O NEGRO NO SÉCULO XXI DE LUISLINDA VALOIS: discutindo
a pluralidade cultural e o letramento crítico na escola pública
Erika Guimarães de Oliveira
Vicente de Lima-Neto
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA PARA SURDOS: discussões e potencialidades
Francisco Ebson Gomes-Sousa
Vicente de Lima-Neto