15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$74,84 sem juros | Total R$74,84 | |
2 x de R$37,42 sem juros | Total R$74,84 | |
3 x de R$24,95 sem juros | Total R$74,84 | |
4 x de R$19,36 | Total R$77,45 | |
5 x de R$15,76 | Total R$78,78 | |
6 x de R$13,35 | Total R$80,12 | |
7 x de R$11,64 | Total R$81,48 | |
8 x de R$10,36 | Total R$82,86 | |
9 x de R$9,36 | Total R$84,24 | |
10 x de R$8,56 | Total R$85,65 |
Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Clarice Maria Santana - Cleonice Maria Santana - Odália Alves Santana - Olinda Alves Santana - Esperança Herbênia Cavalcante
Sinopse:
Esta obra possui 30 capítulos, apresentados em 04 (cinco) seções: Seção 1 – Seção 1 - O Ensino da Geografia; Seção 2 – Vivencia e Recursos Pedagógicos; Seção 3 – O Espaço Institucional da Educação e Formação Dos Professores; e Seção 4 – A Geografia das Inclusões e/ou Exclusões.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544427101
DOI:10.24824/978854442710.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:350
Formato:16x23
Assunto:
E73
O espaço da educação a escola como lugar de saberes e fazeres numa concepção
interacionista Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Danúbia Zanotelli Soares, Clarice
Maria Santana, Cleonice Maria Santana, Odália Alves Santana, Olinda Alves Santana, Esperança
Herbênia Cavalcante Carvalho (organizadoras) – 1 ed – Curitiba [PR] CRV, 2018
350 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2710-1
DOI 10248249788544427101
1 Educação – Brasil – Geograf a 2 Leitura 3 Geograf a – Estudo e ensino (Ensino
fundamental) 4 Prática de ensino I Cerqueira, Claudia Cleomar Araujo Ximenes org
II Soares, Danúbia Zanotelli org III Santana, Clarice Maria org IV Santana, Cleonice Maria
org V Santana, Odália Alves org VI Santana, Olinda Alves org VII Carvalho, Esperança
Herbênia Cavalcante org
18-52275 CDD 372891
CDU 3733016910
APRESENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO ROMPENDO FRONTEIRA NUMA
CONCEPÇÃO INTERACIONISTA
Claudia Cleomar Ximenes
Danúbia Zanotelli Soares
SEÇÃO
O ENSINO DA GEOGRAFIA
CAPÍTULO I
O LUGAR ONDE “EU” VIVO aspectos físicos, ambientais e sociais
dos educandos a partir da produção textual nas aulas de geografa
Danúbia Zanotelli Soares
Claudia Cleomar Ximenes
Neusa Maria Lazzaretti dos Santos
Sônia Maria Teixeira Machado
Maria das Graças Silva Nascimento Silva
CAPÍTULO II
ENSINO NA GEOGRAFIA a música como suporte pedagógico no
ensino fundamental
Maria Fátima Santos Amaral
Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
Maria Irene Alves de Oliveira
Maria de Nazaré Morais Martins
Mariene Varela da Costa
CAPÍTULO III
MÚSICA, DANÇA E TEATRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Rogério Nogueira de Mesquita
Elisandra Moreira de Lira
Maria Liziane Souza Silva
CAPÍTULO IV
O ENSINO DA GEOGRAFIA abordagem crítica no agrário do
estado de Rondônia
Mirian Pereira Suave
Danúbia Zanotelli Soares
Benedito de Matos Souza Junior
Claudia Cleomar Ximenes
Willimis Alves Pereira
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd CAPÍTULO V
O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL
DE APRENDIZAGEM CRÍTICO REFLEXIVO
Maria Liziane Souza Silva
Ednilson Gomes da Silva
Paulo César Barros Pereira
Danúbia Zonotelli Soares
Claudia Cleomar Ximenes
CAPÍTULO VI
ABORDAGEM AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA o uso da
tecnologia no ensino e aprendizagem no Ensino Médio
Claudia Cleomar Ximenes
Danúbia Zanotelli Soares
Charlot Jn Charles
Adriana Batista Machado
Eliete de Oliveira
SEÇÃO
VIVÊNCIA E RECURSOS PEDAGÓGICOS
CAPÍTULO VII
APOSTILA “SEMEANDO O FUTURO” ensino e aprendizagem
integrando o lúdico ao espaço vivenciado
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Andréia Rolins de Souza
Cleubenir Gonçalves Queiroz Melo
Maria Eliene da Silva Teixeira
Marilene dos Santos Catão
CAPÍTULO VIII
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
processo de ensino e aprendizagem no ensino infantil
Maria Eliene da Silva Teixeira
Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
Rozenira da Costa Camelo
Maria Fátima Santos Amaral
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
CAPÍTULO IX
PROJETOS PEDAGÓGICOS o espaço da música na educação infantil
Ronaldo de Oliveira Carvalho
André Mateus Araújo
Adriana Silva França
Ester Costa Ferreira
Vlagner Fiorese
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd CAPÍTULO X
BRINCANDO E APRENDENDO NO ESPAÇO ESCOLA brinquedos
de letras, encantos e magias – a caixa da imaginação
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Flávio Galvão Costa
Ronaldo de Oliveira Carvalho
Roberta Cavalcante de Carvalho
Ana Carla Santo Araújo
CAPÍTULO XI
EXPERIMENTOS QUÍMICOS o uso de transposições didáticas como
ferramenta pedagógica no ensino da disciplina de química
Margarida Maria Araújo de Lima
Ednete Ferreira Catarino Lindoso
Maria Fátima Santos Amaral
Maria Nasaré Mateus Moraes
Rozenira da Costa Camelo
CAPÍTULO XII
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MUNDO INFORMATIZADO desafos
e oportunidades tecnológicas
Adão Maurício Pereira
Lucimar dos Santos Meneses
Paulo César Barros Pereira
Adriana Batista Machado
Benedito de Matos Souza Junior
CAPÍTULO XIII
O USO DE TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
ensino de ciências em escola pública no município de Boa Vista,
Roraima, Brasil
Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
Rozenira da Costa Camelo
Maria Eliene da Silva Teixeira
Maria Fátima Santos Amaral
Margarida Maria Araújo de Lima
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd SEÇÃO
O ESPAÇO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO
E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
CAPÍTULO XIV
O CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
GEOGRÁFICO, HISTÓRICO-CULTURAL
Rozenira da Costa Camelo
Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
Margarida Maria Araújo de Lima
Maria Eliene da Silva Teixeira
Mariene Varela da Costa
CAPÍTULO XV
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL difculdades e
perspectivas de professores
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Maria Cilene Gomes Rodrigues Barrozo
Maria Irene Alves de Oliveira
Solange Maria Geraldo Alcoforado
Roberta Cavalcante de Carvalho
CAPÍTULO XVI
FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR um olhar para a
gestão democrática numa perspectiva local
Ester Costa Ferreira
Maria Nasaré Mateus Moraes
Aury Célia Pinto de Araújo
Solange Maria Geraldo Alcoforado
Darilene Souza Lima
CAPÍTULO XVII
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
desafos e perspectivas na formação continuada de
professores alfabetizadores
Lourdes Kalck Marques
Neiy Solange de Araujo
Maria Alzenira Batista de Oliveira
Elaine Cristina Rodrigues do Prado
Geidson Moreira Pimentel
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd CAPÍTULO XVIII
A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR PARA O EDUCAR
motivação para a aprendizagem por meio do construtivismo
Odália Alves Santana
Olinda Alves Santana
Cleonice Maria Santana
Clarice Maria Santana
Claudia Cleomar Ximenes
CAPÍTULO XIX
EDUCAÇÃO INFANTILPRÉ-ESCOLA o espaço escolar da criança
– uma reflexão necessária
Ronaldo de Oliveira Carvalho
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Nilzete Alves da Costa
Simoni da Silva Gonçalves
Vlagner Fiorese
CAPÍTULO XX
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ESPAÇO ESCOLAR
Educação de Jovens e Adultos – EJA
Maria de Nazaré Morais Martins
Ester Costa Ferreira
Maria Irene Alves de Oliveira
Maria Nasaré Mateus Moraes
Solange Maria Geraldo Alcoforado
CAPÍTULO XXI
EDUCAÇÃO ALÉM DAS BARREIRAS FÍSICAS, GEOGRÁFICAS E
ECONÔMICAS licenciatura em LetrasEspanhol – Literatura
Hispânica por EAD
Vlagner Fiorese
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Nilzete Alves da Costa
Ronaldo de Oliveira Carvalho
Simoni da Silva Gonçalves
CAPÍTULO XXII
UM BREVE ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO
PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
Maria Nasaré Mateus Moraes
Margarida Maria Araújo de Lima
Maria Oneide Sousa Lopes Silva
Rozenira da Costa Camelo
Maria de Nazaré Morais Martins
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd SEÇÃO
A GEOGRAFIA DAS INCLUSÕES EOU EXCLUSÕES
CAPÍTULO XXIII
POLÍTICAS INCLUSIVAS NO BRASIL convite à reflexão de uma
formação continuada para a prática escolar
Olinda Alves Santana
Odália Alves Santana
Clarice Maria Santana
Cleonice Maria Santana
Eliete de Oliveira
CAPÍTULO XXIV
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR sala de recursos
multifuncionais para o atendimento educacional especializado
Simoni da Silva Gonçalves
Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
Ramilria Romão da Silva
Ronaldo de Oliveira Carvalho
Vlagner Fiorese
CAPÍTULO XXV
EXCLUSÃO SOCIAL E AS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
por um espaço geográfco humano e inclusivo
Cleonice Maria Santana
Clarice Maria Santana
Odália Alves Santana
Olinda Alves Santana
Maria Madalena Lemes Mendes Moreira
CAPÍTULO XXVI
EXCLUSÃO E INDISCIPLINA ESCOLAR – CASTIGO EOU
RECOMPENSA o uso da educação física no ensino fundamental
como fator de exclusão
Noelma Guaitolini Gonçalves
Neiy Solange Araujo
Maria Alzenira Batista de Oliveira
Inês Aparecida Batista Machado
Elaine Cristina Rodrigues do Prado
CAPÍTULO XXVII
O ESPAÇO DA PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL
experiências vivenciadas – defciências visuais
Mariene Varela da Costa
Ester Costa Ferreira
Maria Nasaré Mateus Moraes
Maria de Nazaré Morais Martins
Ednete Ferreira Catarino Lindoso
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd CAPÍTULO XXVIII
A GEOGRAFIA DA INCLUSÃO educação física como fator de
inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Clarice Maria Santana
Cleonice Maria Santana
Olinda Alves Santana
Odália Alves Santana
Claudia Cleomar Ximenes
CAPÍTULO XXIX
LUGAR, FAMÍLIA E TEMPO síndrome da alienação parental e
abuso de poder após ruptura conjugal
Ida Selene do Socorro Memória de Miranda
Maria Irene Alves de Oliveira
Maria Cilene Gomes Rodrigues Barrozo
Maria Ioneth Oliveira Amorim
Marieth Colares Rebelo
CAPÍTULO XXX
A SEXUALIDADE DISCUTIDA NA ESCOLA combate à prostituição
e exploração de menores de idade
Nilzete Alves da Costa
Laércio Luiz França
Normélia Mafra
Ronaldo de Oliveira Carvalho
Vlagner Fiorese
CAPÍTULO XXXI
OLHAR ESPAÇO-TEMPORAL SOBRE O FRACASSO ESCOLAR
NO SÉCULO XX exclusão evasão ou indisciplina?
Neiy Solange de Araujo
Danúbia Zonatelli Soares
Adriana Batista Machado
Inês Aparecida Batista Machado
Geidson Moreira Pimentel
CAPÍTULO XXXII
IMPACTOS DA COLONIZAÇÃO SOBRE OS POVOS NATIVOS
E A NATUREZA um olhar sobre o meio ambiente nos livros
didáticos de história
Danúbia Zanotelli Soares
Sandra Regina dos Santos Silva
Quelton Macedo da Silva
Claudia Cleomar Ximenes
Lourdes Kalck Marques
Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd CAPÍTULO XXXIII
LER E GINÁSTICA LABORAL AO AR LIVRE contato com os
elementos da natureza como requisito à qualidade de vida
Benedito de Matos Souza Junior
Claudia Cleomar Ximenes
Danúbia Zanotelli Soares
Claudinei da Rosa
Elias de Araujo Lopez
SOBRE OS AUTORES E COAUTORES