| 15% OFF | Comprando 3 ou mais | 
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais | 
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais | 
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
                            | 1 x de R$74,84 sem juros | Total R$74,84 | |
| 2 x de R$37,42 sem juros | Total R$74,84 | |
| 3 x de R$24,94 sem juros | Total R$74,84 | |
| 4 x de R$19,36 | Total R$77,45 | |
| 5 x de R$15,75 | Total R$78,78 | |
| 6 x de R$13,35 | Total R$80,12 | |
| 7 x de R$11,64 | Total R$81,48 | |
| 8 x de R$10,35 | Total R$82,86 | |
| 9 x de R$9,36 | Total R$84,24 | |
| 10 x de R$8,56 | Total R$85,65 | 
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Clarice Maria Santana - Cleonice Maria Santana - Odália Alves Santana - Olinda Alves Santana - Esperança Herbênia Cavalcante
 
 Sinopse:
Esta obra possui 30 capítulos, apresentados em 04 (cinco) seções: Seção 1 –  Seção 1 - O Ensino da Geografia; Seção 2 – Vivencia e Recursos Pedagógicos; Seção 3 – O Espaço Institucional da Educação e Formação Dos Professores; e Seção 4 – A Geografia das Inclusões e/ou Exclusões.
 
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544427101
DOI:10.24824/978854442710.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:350
Formato:16x23
Assunto:
E73
 O espaço da educação a escola como lugar de saberes e fazeres numa concepção
 interacionista  Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Danúbia Zanotelli Soares, Clarice
 Maria Santana, Cleonice Maria Santana, Odália Alves Santana, Olinda Alves Santana, Esperança
 Herbênia Cavalcante Carvalho (organizadoras) – 1 ed – Curitiba [PR]  CRV, 2018
 350 p
 Bibliograf a
 ISBN 978-85-444-2710-1
 DOI 10248249788544427101
 1 Educação – Brasil – Geograf a 2 Leitura 3 Geograf a – Estudo e ensino (Ensino
 fundamental) 4 Prática de ensino I Cerqueira, Claudia Cleomar Araujo Ximenes org
 II Soares, Danúbia Zanotelli org III Santana, Clarice Maria org IV Santana, Cleonice Maria
 org V Santana, Odália Alves org VI Santana, Olinda Alves org VII Carvalho, Esperança
 Herbênia Cavalcante org
 18-52275 CDD 372891
 CDU 3733016910
 APRESENTAÇÃO
 A EDUCAÇÃO ROMPENDO FRONTEIRA NUMA
 CONCEPÇÃO INTERACIONISTA 
 Claudia Cleomar Ximenes
 Danúbia Zanotelli Soares
 SEÇÃO 
 O ENSINO DA GEOGRAFIA
 CAPÍTULO I
 O LUGAR ONDE “EU” VIVO aspectos físicos, ambientais e sociais
 dos educandos a partir da produção textual nas aulas de geografa
 Danúbia Zanotelli Soares
 Claudia Cleomar Ximenes
 Neusa Maria Lazzaretti dos Santos
 Sônia Maria Teixeira Machado
 Maria das Graças Silva Nascimento Silva
 CAPÍTULO II
 ENSINO NA GEOGRAFIA a música como suporte pedagógico no
 ensino fundamental
 Maria Fátima Santos Amaral
 Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
 Maria Irene Alves de Oliveira
 Maria de Nazaré Morais Martins
 Mariene Varela da Costa
 CAPÍTULO III
 MÚSICA, DANÇA E TEATRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
 Rogério Nogueira de Mesquita
 Elisandra Moreira de Lira
 Maria Liziane Souza Silva
 CAPÍTULO IV
 O ENSINO DA GEOGRAFIA abordagem crítica no agrário do
 estado de Rondônia
 Mirian Pereira Suave
 Danúbia Zanotelli Soares
 Benedito de Matos Souza Junior
 Claudia Cleomar Ximenes
 Willimis Alves Pereira
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   CAPÍTULO V
 O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL
 DE APRENDIZAGEM CRÍTICO REFLEXIVO
 Maria Liziane Souza Silva
 Ednilson Gomes da Silva
 Paulo César Barros Pereira
 Danúbia Zonotelli Soares
 Claudia Cleomar Ximenes
 CAPÍTULO VI
 ABORDAGEM AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA o uso da
 tecnologia no ensino e aprendizagem no Ensino Médio
 Claudia Cleomar Ximenes
 Danúbia Zanotelli Soares
 Charlot Jn Charles
 Adriana Batista Machado
 Eliete de Oliveira
 SEÇÃO 
 VIVÊNCIA E RECURSOS PEDAGÓGICOS
 CAPÍTULO VII
 APOSTILA “SEMEANDO O FUTURO” ensino e aprendizagem
 integrando o lúdico ao espaço vivenciado
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Andréia Rolins de Souza
 Cleubenir Gonçalves Queiroz Melo
 Maria Eliene da Silva Teixeira
 Marilene dos Santos Catão
 CAPÍTULO VIII
 O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ESPAÇO ESCOLAR
 processo de ensino e aprendizagem no ensino infantil
 Maria Eliene da Silva Teixeira
 Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
 Rozenira da Costa Camelo
 Maria Fátima Santos Amaral
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 CAPÍTULO IX
 PROJETOS PEDAGÓGICOS o espaço da música na educação infantil
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 André Mateus Araújo
 Adriana Silva França
 Ester Costa Ferreira
 Vlagner Fiorese
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   CAPÍTULO X
 BRINCANDO E APRENDENDO NO ESPAÇO ESCOLA brinquedos
 de letras, encantos e magias – a caixa da imaginação
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Flávio Galvão Costa
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 Roberta Cavalcante de Carvalho
 Ana Carla Santo Araújo
 CAPÍTULO XI
 EXPERIMENTOS QUÍMICOS o uso de transposições didáticas como
 ferramenta pedagógica no ensino da disciplina de química
 Margarida Maria Araújo de Lima
 Ednete Ferreira Catarino Lindoso
 Maria Fátima Santos Amaral
 Maria Nasaré Mateus Moraes
 Rozenira da Costa Camelo
 CAPÍTULO XII
 O ENSINO DA MATEMÁTICA NO MUNDO INFORMATIZADO desafos
 e oportunidades tecnológicas
 Adão Maurício Pereira
 Lucimar dos Santos Meneses
 Paulo César Barros Pereira
 Adriana Batista Machado
 Benedito de Matos Souza Junior
 CAPÍTULO XIII
 O USO DE TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
 ensino de ciências em escola pública no município de Boa Vista,
 Roraima, Brasil
 Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
 Rozenira da Costa Camelo
 Maria Eliene da Silva Teixeira
 Maria Fátima Santos Amaral
 Margarida Maria Araújo de Lima
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   SEÇÃO 
 O ESPAÇO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO
 E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
 CAPÍTULO XIV
 O CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
 GEOGRÁFICO, HISTÓRICO-CULTURAL
 Rozenira da Costa Camelo
 Ana Maria Fernandes dos Santos Costa
 Margarida Maria Araújo de Lima
 Maria Eliene da Silva Teixeira
 Mariene Varela da Costa
 CAPÍTULO XV
 CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL difculdades e
 perspectivas de professores
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Maria Cilene Gomes Rodrigues Barrozo
 Maria Irene Alves de Oliveira
 Solange Maria Geraldo Alcoforado
 Roberta Cavalcante de Carvalho
 CAPÍTULO XVI
 FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR um olhar para a
 gestão democrática numa perspectiva local
 Ester Costa Ferreira
 Maria Nasaré Mateus Moraes
 Aury Célia Pinto de Araújo
 Solange Maria Geraldo Alcoforado
 Darilene Souza Lima
 CAPÍTULO XVII
 PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
 desafos e perspectivas na formação continuada de
 professores alfabetizadores
 Lourdes Kalck Marques
 Neiy Solange de Araujo
 Maria Alzenira Batista de Oliveira
 Elaine Cristina Rodrigues do Prado
 Geidson Moreira Pimentel
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   CAPÍTULO XVIII
 A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR PARA O EDUCAR
 motivação para a aprendizagem por meio do construtivismo
 Odália Alves Santana
 Olinda Alves Santana
 Cleonice Maria Santana
 Clarice Maria Santana
 Claudia Cleomar Ximenes
 CAPÍTULO XIX
 EDUCAÇÃO INFANTILPRÉ-ESCOLA o espaço escolar da criança
 – uma reflexão necessária
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Nilzete Alves da Costa
 Simoni da Silva Gonçalves
 Vlagner Fiorese
 CAPÍTULO XX
 O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ESPAÇO ESCOLAR
 Educação de Jovens e Adultos – EJA
 Maria de Nazaré Morais Martins
 Ester Costa Ferreira
 Maria Irene Alves de Oliveira
 Maria Nasaré Mateus Moraes
 Solange Maria Geraldo Alcoforado
 CAPÍTULO XXI
 EDUCAÇÃO ALÉM DAS BARREIRAS FÍSICAS, GEOGRÁFICAS E
 ECONÔMICAS licenciatura em LetrasEspanhol – Literatura
 Hispânica por EAD
 Vlagner Fiorese
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Nilzete Alves da Costa
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 Simoni da Silva Gonçalves
 CAPÍTULO XXII
 UM BREVE ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO
 PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO
 Maria Nasaré Mateus Moraes
 Margarida Maria Araújo de Lima
 Maria Oneide Sousa Lopes Silva
 Rozenira da Costa Camelo
 Maria de Nazaré Morais Martins
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   SEÇÃO 
 A GEOGRAFIA DAS INCLUSÕES EOU EXCLUSÕES
 CAPÍTULO XXIII
 POLÍTICAS INCLUSIVAS NO BRASIL convite à reflexão de uma
 formação continuada para a prática escolar  
 Olinda Alves Santana
 Odália Alves Santana
 Clarice Maria Santana
 Cleonice Maria Santana
 Eliete de Oliveira
 CAPÍTULO XXIV
 EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR sala de recursos
 multifuncionais para o atendimento educacional especializado 
 Simoni da Silva Gonçalves
 Esperança Herbênia Cavalcante Carvalho
 Ramilria Romão da Silva
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 Vlagner Fiorese
 CAPÍTULO XXV
 EXCLUSÃO SOCIAL E AS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
 por um espaço geográfco humano e inclusivo  
 Cleonice Maria Santana
 Clarice Maria Santana
 Odália Alves Santana
 Olinda Alves Santana
 Maria Madalena Lemes Mendes Moreira
 CAPÍTULO XXVI
 EXCLUSÃO E INDISCIPLINA ESCOLAR – CASTIGO EOU
 RECOMPENSA o uso da educação física no ensino fundamental
 como fator de exclusão 
 Noelma Guaitolini Gonçalves
 Neiy Solange Araujo
 Maria Alzenira Batista de Oliveira
 Inês Aparecida Batista Machado
 Elaine Cristina Rodrigues do Prado
 CAPÍTULO XXVII
 O ESPAÇO DA PESSOA COM NECESSIDADE ESPECIAL
 experiências vivenciadas – defciências visuais 
 Mariene Varela da Costa
 Ester Costa Ferreira
 Maria Nasaré Mateus Moraes
 Maria de Nazaré Morais Martins
 Ednete Ferreira Catarino Lindoso
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   CAPÍTULO XXVIII
 A GEOGRAFIA DA INCLUSÃO educação física como fator de
 inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais 
 Clarice Maria Santana
 Cleonice Maria Santana
 Olinda Alves Santana
 Odália Alves Santana
 Claudia Cleomar Ximenes
 CAPÍTULO XXIX
 LUGAR, FAMÍLIA E TEMPO síndrome da alienação parental e
 abuso de poder após ruptura conjugal 
 Ida Selene do Socorro Memória de Miranda
 Maria Irene Alves de Oliveira
 Maria Cilene Gomes Rodrigues Barrozo
 Maria Ioneth Oliveira Amorim
 Marieth Colares Rebelo
 CAPÍTULO XXX
 A SEXUALIDADE DISCUTIDA NA ESCOLA combate à prostituição
 e exploração de menores de idade  
 Nilzete Alves da Costa
 Laércio Luiz França
 Normélia Mafra
 Ronaldo de Oliveira Carvalho
 Vlagner Fiorese
 CAPÍTULO XXXI
 OLHAR ESPAÇO-TEMPORAL SOBRE O FRACASSO ESCOLAR
 NO SÉCULO XX exclusão  evasão ou indisciplina?  
 Neiy Solange de Araujo
 Danúbia Zonatelli Soares
 Adriana Batista Machado
 Inês Aparecida Batista Machado
 Geidson Moreira Pimentel
 CAPÍTULO XXXII
 IMPACTOS DA COLONIZAÇÃO SOBRE OS POVOS NATIVOS
 E A NATUREZA um olhar sobre o meio ambiente nos livros
 didáticos de história 
 Danúbia Zanotelli Soares
 Sandra Regina dos Santos Silva
 Quelton Macedo da Silva
 Claudia Cleomar Ximenes
 Lourdes Kalck Marques
 Claudia Cleomar - Espaço da Educaçãoindd   CAPÍTULO XXXIII
 LER E GINÁSTICA LABORAL AO AR LIVRE contato com os
 elementos da natureza como requisito à qualidade de vida
 Benedito de Matos Souza Junior
 Claudia Cleomar Ximenes
 Danúbia Zanotelli Soares
 Claudinei da Rosa
 Elias de Araujo Lopez
 SOBRE OS AUTORES E COAUTORES
