| 1 x de R$38,76 sem juros | Total R$38,76 | |
| 2 x de R$19,38 sem juros | Total R$38,76 | |
| 3 x de R$12,92 sem juros | Total R$38,76 | |
| 4 x de R$10,03 | Total R$40,11 | |
| 5 x de R$8,16 | Total R$40,80 | |
| 6 x de R$6,92 | Total R$41,50 | |
| 7 x de R$6,03 | Total R$42,20 | |
| 8 x de R$5,36 | Total R$42,91 | |
| 9 x de R$4,85 | Total R$43,63 | |
| 10 x de R$4,44 | Total R$44,36 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Clóvis Marcelo Sedorko
Sinopse:
Esse livro resulta da produção acadêmica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR, a qual apresentou como objeto de estudo a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental. A obra apresenta as contribuições da Sociologia de Pierre Bourdieu em relação aos aspectos condicionantes da abordagem hegemônica do esporte nas aulas de Educação Física, evidenciando as características e analogias do campo educacional e do campo esportivo, que juntamente com a influência midiática contribuem para gerar e legitimar a existência do binômio Educação Física/Esporte. Também são apresentados os pressupostos teóricos das abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar de caráter crítico, os Documentos Oficiais que subsidiam o ensino dessa disciplina no âmbito da escola, bem como as propostas metodológicas dos principais autores da Pedagogia do Esporte para o ensino desse conteúdo na perspectiva educacional. Entende-se que o professor deve ser o protagonista do ato educativo, pois é atribuição dele mediar o processo de ensino e aprendizagem, assim, este livro apresenta ainda os principais resultados obtidos na referida produção acadêmica, realizada junto a instituições públicas estaduais de ensino do município de Ponta Grossa-PR, a qual objetivou identificar como os professores abordam pedagogicamente o esporte, bem como as concepções dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação ao conteúdo esporte e a disciplina de Educação Física. Espera-se que esta obra possa fomentar novos debates e pesquisas científicas que observem os sentidos e significados apresentados por esse fenômeno sociocultural no contexto escolar e, sobretudo, contribuir para ampliar as reflexões dos professores acerca das possibilidades didáticas de ensino do esporte na viés educacional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414996
DOI:10.24824/978854441499.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:160
Formato:14x21
Assunto:
S447
Sedorko, Clóvis Marcelo.
O esporte no contexto escolar: sentidos e significados nas aulas de
educação física/ Clóvis Marcelo Sedorko.
160 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1499-6
1. Educação 2. Educação física 3. Esporte – aprendizagem I. Título
II. Série.
CDD 796.07
SUMÁRIO
O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR: contribuições da sociologia e aspectos condicionantes para
sua abordagem
Um recorte da sociologia segundo
Pierre Bourdieu
O campo educacional na perspectiva de Bourdieu
O esporte moderno: aspectos de sua gênese e desenvolvimento
O campo esportivo na perspectiva de Bourdieu
Constituição do binômio
Educação Física/esporte
A influência da mídia na difusão do esporte
O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
pressupostos teóricos e contribuições
Abordagens pedagógicas da Educação Física na perspectiva crítica
Abordagem do ensino aberto à experiência (HILDEBRANDT; LAGING, ; Grupo de trabalho pedagógico UFPE-UFSM, )
Abordagem sistêmica
Abordagem crítico-superadora
Abordagem crítico-emancipatória
Os documentos oficiais
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Educação Física – DCE
A pedagogia do esporte: possibilidades para o contexto escolar
A Pedagogia do esporte de Garganta
A Pedagogia do Esporte de Graça
A Pedagogia do Esporte de Greco e Benda
A Pedagogia do Esporte de Scaglia
A Pedagogia do Esporte de Freire
A Pedagogia do Esporte de Paes
A Pedagogia do Esporte de Balbino
A Pedagogia do Esporte de Kroger e Roth
ASPECTOS METODOLÓGICOS E SÍNTESE DA PESQUISA DE CAMPO
As observações das aulas de Educação Física
Os questionários dos professores
Os questionários dos alunos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
