15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,23 sem juros | Total R$48,23 | |
2 x de R$24,12 sem juros | Total R$48,23 | |
3 x de R$16,08 sem juros | Total R$48,23 | |
4 x de R$12,48 | Total R$49,91 | |
5 x de R$10,15 | Total R$50,77 | |
6 x de R$8,61 | Total R$51,64 | |
7 x de R$7,50 | Total R$52,51 | |
8 x de R$6,67 | Total R$53,40 | |
9 x de R$6,03 | Total R$54,29 | |
10 x de R$5,52 | Total R$55,19 |
Autores: Verônica Maria de Araújo Pontes
Sinopse:
Diante do contexto atual em que a infância é considerada como fase da vida distinta da vida adulta e como tal merece cuidados especiais, e a imaginação é presença reconhecidamente marcante no pensamento infantil, como a escola se comporta? Será que continuamos distantes entre o que opera o discurso e o que opera de fato a prática pedagógica escolar? Será que a escola está preocupada em formar pessoas pensantes de fato, e capazes de expandir a imaginação, estabelecendo assim uma relação ampla e profunda entre pensamento, linguagem e imaginário? Desde 1992 que percorremos caminhos direcionados à investigação da leitura, da prática desta em contexto escolar. Com essas pesquisas, financiadas pela UERN, conforme Pontes (1998), chegamos à conclusão de que muito ainda deve e pode ser feito no contexto escolar em torno da leitura e da formação do leitor, e a receptividade dos contos de fadas, das obras literárias infantis trabalhadas, fizeram-nos perceber que um trabalho mais direcionado a essas leituras faz-se necessário para que o nosso aluno possa, em contato com os diversos textos literários, tornar-se um leitor de literatura. Nasceu então a nossa preocupação em fazer surgir uma pesquisa para que comprovasse, o valor da leitura de literatura infantil, principalmente da leitura dos contos e do contexto maravilhoso e fantástico da obra literária e sua relação direta com a formação do leitor. Pois é, leitor(a), é disso que trataremos neste livro: elementos que nos possibilitem perceber até onde a escola, ao formar leitores, tem se preocupado com os elementos fantásticos e maravilhosos da literatura de potencial recepção infantil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422801
DOI:10.24824/978858042280.1
Ano de edição:2012
Número de páginas:156
Formato:14x21
Assunto:
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – ERA UMA VEZ… E AINDA É: da narrativa à literatura infantil
ANTES SE FEZ O VERBO: uma aproximação conceitual da leitura
DO VERBO FEZ-SE A NARRAÇÃO
O Homem e a sua função narrativa
A narrativa e o seu significado
DA NARRATIVA CRIOU-SE A LITERATURA INFANTIL
O que é Literatura Infantil então?
Para ler a Literatura Infantil: uma reflexão sobre a competência leitora
CAPÍTULO II – SURGE, ENTÃO… O FANTÁSTICO E O MARAVILHOSO
POR UMA DEFINIÇÃO DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO NA OBRA LITERÁRIA INFANTIL
Os contos maravilhosos
O fantástico mundo literário
OS CONTOS DE FADAS ESTÃO VIVOS?
CAPÍTULO III – Na tentativa de ser feliz para sempre…DOS CONTOS QUE A ESCOLA CONTA
EM PORTUGAL: O discurso oficial é assim
Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais
O Plano Nacional de Leitura - PNL
O Programa Nacional de Ensino do
Português - PNEP
NO BRASIL: O discurso oficial é esse
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e o Ensino de Língua Portuguesa
O Programa Nacional
Biblioteca da Escola – PNBE
O Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL
VISLUMBRANDO UM FINAL FELIZ
REFERÊNCIAS