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Autores: Fábio Roberto Pillatt
Sinopse:
"O nosso trabalho cotidiano no contexto da universidade brasileira requer que tenhamos a perspectiva de qual o mundo que queremos e quais as possibilidades que vislumbramos no sentido de escolher os caminhos a trilhar. Neste âmbito se inserem os processos de avaliação (seja em escala restrita, ou em larga escala), o que exige considerar o contexto do mundo em que vivemos. Um mundo em que nesse momento da nossa história tem demandas externas que muitas vezes se sobrepõem aos interesses e necessidades dos lugares singulares. Não há como pensar a universidade sem considerar essas premissas e, decorrente do pensar o fazer universitário, exige-se também pensar a avaliação. Regulatória ou emancipatória? Este desafio é discutido nesta obra que nos brinda com a reflexão necessária e, pela amplitude do estudo torna-o significativo, atual e pertinente." Helena Copetti Callai Pesquisadora PQ/CNPq - Nível 1 D Docente no DHE e PPGEC/UNIJUI
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424971
DOI:10.24824/978854442497.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:162
Formato:14x21
Assunto:
P637
Pillatt, Fábio Roberto
O SINAES e seus caminhos de regulação e de emancipação o impacto
do sistema nacional de avaliação no desenvolvimento da educação superior
brasileira Fábio Roberto Pillatt – Curitiba CRV, 2018
162 p (Coleção Saberes em diálogo, volume 2)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-2495-7
ISBN 978-85-444-2497-1
DOI 10248249788544424971
1 Educação 2 SINAES 3 Educação superior I Título II Série
CDU 37 CDD 378
APRESENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
uma reflexão histórico-hermenêutica
A educação no Brasil colonial ( a )
O ponto de partida da educação superior no
período imperial ( a )
As reformas educacionais da República
velha ( a )
As mudanças na educação superior brasileira
na era Vargas ( a )
A expansão do sistema de educação
e o desenvolvimento da pesquisa nos governos
militares ( a )
A educação e a transição democrática
(-)
A busca pela diversidade da educação superior
(-)
O caminho da educação superior brasileira no
contexto neoliberal
AVALIAÇÃO E CONCEPÇÃO EDUCACIONAL
NO SÉCULO XXI
A cultura global de auditoria como processo
regulatório da educação superior
Avaliando a educação superior no contexto
da “modernidade líquida”
A DICOTOMIA ENTRE REGULAÇÃO
E EMANCIPAÇÃO
O conhecimento como regulação e o
conhecimento como emancipação
Fábio Robertoindd
A avaliação regulatória e a
avaliação emancipatória
O MODELO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
BRASILEIRO E SEUS INFLUXOS
A avaliação da educação superior
brasileira pré-SINAES
Influências externas na concepção do SINAES
O contexto socioeconômico
O SINAES
A REGULAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO NO
CONTEXTO DO SINAES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS