15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$32,27 sem juros | Total R$32,27 | |
2 x de R$16,14 sem juros | Total R$32,27 | |
3 x de R$10,76 sem juros | Total R$32,27 | |
4 x de R$8,35 | Total R$33,40 | |
5 x de R$6,79 | Total R$33,97 | |
6 x de R$5,76 | Total R$34,55 | |
7 x de R$5,02 | Total R$35,13 | |
8 x de R$4,47 | Total R$35,73 | |
9 x de R$4,04 | Total R$36,32 | |
10 x de R$3,69 | Total R$36,93 |
Autores: Dácio Guimarães de Moura - Eduardo Fernandes Barbosa
Sinopse:
Esta obra oferece aos educadores e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, conhecimentos básicos para o planejamento e gestão de projetos educacionais e sociais, em seus vários tipos e contextos. Apresenta um sistema coerente e organizado de conceitos e métodos que contribuem para a melhoria do trabalho com projetos. Os temas Metodologias Ativas e Projetos de Aprendizagem são abordados como recursos importantes para a melhoria dos processos educativos. Para ajudar o leitor na assimilação dos conceitos, é incluído no final um conjunto de questões para discussão. Esta obra é uma versão simplificada do livro Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Material complementar ao livro encontra-se no site: www.tecnologiadeprojetos.com.br
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417287
DOI:10.24824/978854441728.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:126
Formato:14x21
Assunto:
M885t
Moura, Dácio Guimarães de
O trabalho com projetos / Dácio Guimarães de Moura, Eduardo Fernandes Barbosa.
– 1. ed.
126 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1728-7
DOI: 10.24824/978854441728.7
1. Educação – Brasil. I. Barbosa, Eduardo Fernandes. II. Moura, Dácio Guimarães de.
III. Título. IV. Série.
17-43062
CDU:
CDD: 370.981
SUMÁRIO
POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS?
TIPOLOGIA DE PROJETOS
PROJETOS VERSUS ROTINA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS
MODELO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS ORIENTADO PELO ESCOPO
Escopo
Plano de Ação
Plano de Controle e Avaliação
RISCOS NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS
Análise de Riscos
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA GERADOR DE
UM PROJETO
DEFINIÇÃO DA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE UM PROJETO
Objetivo Geral
Objetivo Específico
Tipos de Objetivos Específicos
A redação de objetivos
DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS ESPERADOS DE
UM PROJETO
DEFINIÇÃO DA ABRANGÊNCIA DE UM PROJETO
ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PROJETO
A Estrutura de Desdobramento do Trabalho – EDT
Exemplo de Ação x Atividade x Tarefa
O PLANO DE CONTROLE E AVALIAÇÃO
DO PROJETO
Indicadores de Desempenho
METODOLOGIAS DE MONITORAMENTO E
AVALIAÇÃO DE UM PROJETO
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Questionários
Entrevistas
Observação Direta
Análise Documental
Grupos focais
DOCUMENTO FINAL DO PLANO DE PROJETO
A FASE DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Fatores humanos na gestão de projetos
Importância do trabalho em equipe
FATORES DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DE
UM PROJETO
Controle
Avaliação
Relatórios como instrumento de controle
e avaliação
O ESCRITÓRIO DE PROJETOS E SUAS FUNÇÕES
Benefícios de um Escritório de Projetos
Funções de um Escritório de Projetos
PROJETOS DE ENSINO E PROJETOS
DE APRENDIZAGEM
Pedagogia X Metodologia de Projetos
PROJETOS DE ENSINO
Projetos de Ensino e a formação do
Professor-pesquisador
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Pressupostos do Método de Projetos
Era da informação e aprendizagem significativa
Diretrizes para Projetos de Aprendizagem
O ALUNO PESQUISADOR
A pesquisa do aluno
Três tipos de Projetos de Aprendizagem
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento versus Informação
Dois exemplos de Metodologias Ativas
O desafio das Metodologias Ativas
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
EM PROJETOS
EXERCÍCIOS E QUESTÕES PARA REVISÃO
E DISCUSSÃO
REFERÊNCIAS