1 x de R$45,24 sem juros | Total R$45,24 | |
2 x de R$22,62 sem juros | Total R$45,24 | |
3 x de R$15,08 sem juros | Total R$45,24 | |
4 x de R$11,70 | Total R$46,82 | |
5 x de R$9,52 | Total R$47,62 | |
6 x de R$8,07 | Total R$48,43 | |
7 x de R$7,04 | Total R$49,25 | |
8 x de R$6,26 | Total R$50,09 | |
9 x de R$5,66 | Total R$50,92 | |
10 x de R$5,18 | Total R$51,77 |
Autores: Marcos Godoi - Cecilia Borges
Sinopse:
Com base na sociologia do trabalho e, também, na clínica da atividade, oriunda da ergonomia francesa, procedeu-se à uma análise fina do trabalho curricular de quatro professores de educação física. O resultado das análises mostrou que os docentes desempenham um importante papel como protagonistas curriculares, pois, em última instância, são eles que estão na linha de frente do processo educacional. Se apropriando das orientações curriculares, os professores transformam, adaptam, modelam o currículo em suas práticas de ensino, o que na literatura científica é descrito como currículo real ou efetivamente ensinado aos alunos. De fato, o trabalho curricular está no cerne do processo educacional. Cada professor, à sua maneira, e em função de seus alunos e contexto de trabalho, torna o currículo operacional, isto é, faz recortes, seleciona unidades e planeja atividades, estratégias de ensino e de avaliação das aprendizagens. Mais que isso, o currículo, é também uma expressão personalizada de sua prática e valores. Assim, toda reforma educativa comprometida com uma educação de qualidade e com uma sociedade justa e igualitária, deve incluir os professores na sua concepção e disseminação, já que são os docentes que no seu cotidiano fazem a mediação entre os conhecimentos e as novas gerações, ao mesmo tempo que lidam com condições de trabalho nem sempre as melhores.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544433225
DOI:10.24824/978854443322.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:228
Formato:16x23
Assunto:
G577
Godoi, Marcos Roberto
O trabalho curricular dos professores de educação física em tempos de reformas Marcos
Roberto Godoi, Cecilia Maria Ferreira Borges – Curitiba CRV, 2019
228 p (Coleção Docência, formação de professores e práticas de ensino – volume 5)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-0965-7
ISBN VOLUME 978-85-444-3322-5
DOI 10248249788544433225
1 Educação física 2 Currículo 3 Didática 4 Ensino I Borges, Cecilia Maria Ferreira
II Título III Série
CDU CDD 37286
796
PREFÁCIO
Vicente Molina Neto
INTRODUÇÃO
O TRABALHO DOCENTE E O CURRÍCULO
A ANÁLISE CURRICULAR PELA ÓTICA DA SOCIOLOGIA DO
TRABALHO DOCENTE E DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE
FATORES CONTEXTUAIS E PESSOAIS DO TRABALHO
CURRICULAR
A FASE DE PLANEJAMENTO DO TRABALHO CURRICULAR
A FASE DE ENSINO DO TRABALHO CURRICULAR
A FASE DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO CURRICULAR
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO
CONTEÚDOS E SUBTEMAS NO CMEF DE CUIABÁ
ANEXO
ATIVIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA