| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$96,80 sem juros | Total R$96,80 | |
| 2 x de R$48,40 sem juros | Total R$96,80 | |
| 3 x de R$32,26 sem juros | Total R$96,80 | |
| 4 x de R$25,04 | Total R$100,18 | |
| 5 x de R$20,37 | Total R$101,89 | |
| 6 x de R$17,27 | Total R$103,63 | |
| 7 x de R$15,05 | Total R$105,39 | |
| 8 x de R$13,39 | Total R$107,17 | |
| 9 x de R$12,10 | Total R$108,96 | |
| 10 x de R$11,07 | Total R$110,78 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Vilmar Malacarne(Org) - Dulce Maria Strieder(Org)
Sinopse:
A presença cada vez maior das tecnologias no cotidiano tem instigado o interesse de muitas pessoas em, além de consumir tais artefatos, conhecer seu funcionamento, a fim de obter o máximo de resultado de todo este avanço e também compreender os malefícios gerados. Assim, para a escola têm convergido olhares intencionados a avaliar seu potencial de formar este entendimento junto às novas gerações. A escola está pronta para isso? O que nos indicam os preocupantes resultados da maioria dos alunos brasileiros em avaliações internacionais, em especial, para o Ensino de Ciências e Matemática por um lado e, por outro, os promissores resultados de alguns poucos alunos em competições específicas? Os desafios colocados para a educação no campo do Ensino de Ciências e Matemática encontram eco no livro “Olhares sobre o Ensino de Ciências e Matemática”. Neste, os autores apontam caminhos que podem contribuir para os debates e para as ações relativas a elementos que atormentam muitos professores e alunos, tanto das Ciências Naturais quanto da Matemática. Nas cinco partes que compõem a obra, são indicados resultados de investigações e suas análises relacionados à Formação e as Concepções de Docentes; à História no Ensino de Ciências e Educação Matemática; ao Meio Ambiente e o Ensino de Ciências; às Atividades Práticas; e ao Livro Didático no Ensino de Ciências e Matemática. As discussões e resultados apresentados são oriundos de pesquisas realizadas em diversos espaços da educação e coordenados por diferentes Grupos de Pesquisa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, também cadastrados junto ao CNPq, e por consequência, possui olhares sobre a realidade educacional, apontando caminhos viáveis. Para além de mostrar olhares e caminhos, a leitura desta obra poderá, sem dúvida, instigar a elaboração de novos caminhos, novos olhares...
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580426519
DOI:10.24824/978858042651.9
Ano de edição:2013
Número de páginas:348
Formato:16x23
Assunto:
PARTE I
OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES
DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
uma análise da realidade de Cascavel, Paraná
Daniela Dalmas Trevisol, Vilmar Malacarne
FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NA VISÃO de PROFESSORES
DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL – PR
Vanessa Zanardi Nicolau, Tiago Emanuel Klüber
EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO NA ESCOLA:
algumas inquietações
Delercinda Luiza Oliveira Lippert, Vilmar Malacarne
PENSANDO O ENSINO DE BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DO ESCOLAR
Daniel Philippsen Araujo, Helaine Maruska Vieira Silva, Leyr Sevioli Sanches Rodrigues
A DIFICULDADE NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES
ENTRE a BIOLOGIA E A MATEMÁTICA: percepções de alunos
e pofessores do ensino médio e de alunos de ciências biológicas
Rodrigo Lorbieski, Arleni Elise Sella Langer
ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO
SUPERIOR: um olhar sobre os cursos de licenciatura em
ciências biológicas e matemática
Luciana Paula Vieira de Castro, Vilmar Malacarne
PARTE II
OLHARES DE HISTÓRIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
aNÁLISE DO BOLETIM DE EUGENIA DE :
contribuições da história da ciência para o ensino de biologia
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti
A HISTÓRIA DO HELIOCENTRISMO E GEOCENTRISMO NOS LIVROS
DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eloisa Antunes Pereira, Cléria Maria Wendling
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: a efetivação
das leis nº / e nº / e a disciplina de matemática
Rejane Maria Savegnago, Dulcyene Maria Ribeiro
O ESPAÇO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA E
NA FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA
Gizeli Batista Tolentino, Dulce Maria Strieder
PARTE III
OLHARES SOBRE O MEIO AMBIENTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA
ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ARAJU PORÃ
Gerlei Salete da Silva, Adrian Alvarez Estrada
ANÁLISE DE PESQUISAS RECENTES RELACIONADAS AO
ENSINO DE ECOLOGIA E SUAS PERSPECTIVAS
Luciana Graciano, Daniela Frigo Ferraz
A IMPORTÂNCIA DA HORTA NA ESCOLA PARA O ESTUDO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS:
uma construção por meio da agenda escolar
Marlei Francieli Urban, Anelize Queiroz Amaral
PARTE IV
OLHARES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO
DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA
A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA
EDUCAÇÃO BÁSICA EM QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS
Graciele Maria Steinbach, Dulce Maria Strieder
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: investigação por meio do uso do soroban
Tatiane de Oliveira, Francieli Cristina Agostinetto Antunes
O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO
DA METODOLOGIA WEBQUEST
Rosânia Junqueira Brites Gabiatti, Francieli Agostinetto Antunes
PARTE V
OLHARES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
A ASTRONOMIA NO CONTEXTO DOS LIVROS DIDÁTICOS
DE FÍSICA LISTADOS PELO PLANO NACIONAL DO
LIVRO DIDÁTICO (PNLD )
Uiara Macedo Dill, Daniel Iria Machado
O SISTEMA DIGESTÓRIO:
estudo sobre sua abordagem em livros didáticos de biologia
Andressa Cristini Wons, Fernanda Aparecida Meglhioratti
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO A DIVISÃO E SEU
ALGORITMO EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DO º ANO
Eliane Tavares, Arleni Elise Sella Langer
Sobre os Autores
O38
Olhares sobre o ensino de ciências e matemática / [organização] Vilmar
Malacarne, Dulce Maria Strieder. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
348p.
ISBN 978-85-8042-651-9
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Matemática - Estudo e ensino. 3. Professores
- Prática de ensino. I. Título.
13-1874. CDD: 372.35
CDU: 373.3.016:5
22.03.13 26.03.13 043713
