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Autores: Eliane Portes Vargas - Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho - Francisco Romão Ferreira - Shirley Donizete Prado (Orgs.)
Sinopse:
Este livro dá continuidade ao projeto iniciado no primeiro volume, intitulado “Cinema e comensalidade”, e teve início com a disciplina “Cinema, comensalidade e subjetividade”. A proposta inicial era perceber as diferentes possibilidades e nuances da comensalidade, reunindo teorias e conceitos das Ciências Humanas e Sociais em sua interface com os campos da Alimentação e da Cultura, tendo o cinema como objeto de estudo e reflexão. A comensalidade sempre foi o fio condutor dos nossos estudos, e nossa premissa principal é que a comida não se reduz à dimensão biomédica e/ou bioquímica dos nutrientes; é preciso pensá-la além da superficialidade e da naturalização do ato de comer na vida cotidiana. E ao invés de tentarmos reduzir o conceito de comensalidade a um núcleo, com uma definição mínima que sirva para qualquer situação, nossa proposta vai na direção oposta: o que pretendemos é mostrar o quanto a comensalidade é variada, subjetiva, influenciada pela cultura, pelo contexto e pelos afetos pessoais. Ela é indisciplinada e não cabe nos escaninhos conceituais tradicionais. Ao invés de reduzir o conceito a uma definição mínima, queremos expandi-lo e explorar suas inúmeras possibilidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421413
DOI:10.24824/978854442141.3
Ano de edição:2017
Número de páginas:348
Formato:16x23
Assunto:
O58
Ontologia, trabalho e formação humana / Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria
Nobre Lopes, Francisco José Lima Sales (orgs).
286 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2142-0
DOI 10.24824/978854442142.0
1. Educação 2. Ontologia 3. Formação humana 4. Trabalho I. Silva Filho, Adauto Lopes da.
org. II. Nobre Lopes, Fátima Maria. org. III. Sales, Francisco José Lima org. IV. Título V. Série.
CDU 37 CDD 370
111 111
SUMÁRIO
À GUISA DE APRESENTAÇÃO: ONTOLOGIA
TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA
Adauto Lopes da Silva Filho
Fátima Maria Nobre Lopes
Francisco José Lima Sales
PARTE I
DIMENSÕES ONTOLÓGICAS DO TRABALHO
E FORMAÇÃO HUMANA
CAPÍTULO I
AS DUAS FACES DO TRABALHO:
constituição e negação do homem
Fátima Maria Nobre Lopes
CAPITULO II
O FETICHISMO DA MERCADORIA COMO PRINCÍPIO
DE REALIDADE E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
DOS SENTIDOS
Samuel Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPITULO III
TRABALHO DOCENTE E RELEVÂNCIA DO TRABALHO
Carlos Augusto de Oliveira Azevedo Filho
Naiara de Araújo Sotero
Tássia Pinheiro de Sousa
CAPÍTULO IV
O FUNCIONALISMO NO ÂMBITO DO TRABALHO DOCENTE
NO CONTEXTO DAS TEORIAS NÃO CRÍTICAS
Víctor Moita Pinheiro
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO V
POLITECNIA E FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES
EM MARX E PISTRAK
Adriana Alves da Silva
Jerciano Pinheiro Feijó
CAPÍTULO VI
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO:
destacando a teleologia da educação profssional
Maria Zélia Pinto da Silva
Fátima Maria Nobre Lopes
PARTE II
POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL,
ENSINO MÉDIO E ESCOLA UNITÁRIA
CAPÍTULO I
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E A
PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE NOVOS ATRIBUTOS
E CONHECIMENTOS DA FORÇA DE TRABALHO
Francisco José Lima Sales
Ana Patrícia Dias Sales
CAPÍTULO II
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO:
análise da avaliação nas diretrizes nacionais
Maria José Pires Barros Cardozo
Marlon Bruno Barros Cardozo
CAPÍTULO III
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE:
uma relação a partir do trabalho como princípio educativo
Antonia de Abreu Sousa
Elenilce Gomes de Oliveira
CAPÍTULO IV
O ENSINO MÉDIO E OS OBSTÁCULOS À “PERSONALIDADE
VIGOROSAMENTE FORMADA” EM GRAMSCI
Elenilce Gomes de Oliveira
CAPÍTULO V
TRABALHO, JUVENTUDE E QUALIFICAÇÃO:
em foco o PRONATEC
Ana Patrícia Dias Sales
Francisco José Lima Sales
CAPÍTULO VI
TESSITURAS DA QUALIFICAÇÃO SOCIAL E TÉCNICA
NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS NO IFCE,
CAMPUS MARACANAÚ
Keyla de Souza Lima Cruz
Enéas Arrais Neto
CAPÍTULO VII
PROCESSOS DE AJUSTE À NOVA ORDEM CAPITALISTA:
redefnições do Estado e das políticas públicas
Narah Cristina Maia Teixeira
Gilson de Sousa Oliveira
Enéas Arraes Neto
PARTE III
CONSIDERAÇÕES DO PENSAMENTO DE GRAMSCI
NOS CADERNOS DO CÁRCERE
CAPÍTULO I
GRAMSCI: o aluno e a escolha da profssão
(Sardenha e Turim, 1891-1915)
Paolo Nosella
CAPÍTULO II
PERSONALIDADE, LINGUAGEM E POLÍTICA NOS
CADERNOS DE ANTONIO GRAMSCI (APONTAMENTOS)
Rocco Lacorte
SOBRE OS AUTORES