15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$52,50 sem juros | Total R$52,50 | |
2 x de R$26,25 sem juros | Total R$52,50 | |
3 x de R$17,50 sem juros | Total R$52,50 | |
4 x de R$13,58 | Total R$54,33 | |
5 x de R$11,05 | Total R$55,26 | |
6 x de R$9,37 | Total R$56,21 | |
7 x de R$8,17 | Total R$57,16 | |
8 x de R$7,27 | Total R$58,12 | |
9 x de R$6,57 | Total R$59,09 | |
10 x de R$6,01 | Total R$60,08 |
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Autores:
ORGANIZADORAS
Fernanda Aguillera
Psicóloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Formação em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), onde atua como docente pesquisadora. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC) e componente do GT “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento” da ANPEPP. Conselheira da ABRAOPC (gestão 2022/2023 e gestão 2024/2025).
Marilu Diez Lisboa
Psicóloga (PUCRS), Mestre e Doutora em Psicologia Social (PUCSP). Com dissertação e tese na área de Orientação Profissional. Pós doutora em Ciências Sociais (UNESP) e em Educação (CED/UFSC).. Fundadora e diretora do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, de 1993 até 2011 sito em São Paulo e, daí em diante, em Florianópolis-SC.. Fundadora, coordenadora e docente do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira do Instituto do Ser OPC, desde 1996, onde ministrou aulas por várias regiões do Brasil, na forma presencial e, desde 2020, oferecido no modo online. Atende em Psicoterapia e como orientadora profissional. Cursa Especialização em Gestalterapia na Comunidade Gestaltica – 2025/26. Presidente fundadora da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), (gestão 1993/1995), vice-presidente (gestão 2001/2003) e atualmente conselheira (gestões 2021/2025).. Autora e organizadora de livros na área da OPC e artigos em revistas especializadas na área.
AUTORAS/RES
Alexsandro Luiz de Andrade
Psicológo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor e pesquisador na Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsita de produtividade CNPq e FAPES. E-mail: [email protected]
Aline Pereira Rennó
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e pós-graduada em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUC-RS. Atua como Analista de Projetos no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP).
Aroldo Souza Silva Filho
Graduado em Tecnologia em Logística pela Universidade SENAI CIMATEC – BA / Brasil.
Camila de Sousa Pereira-Guizzo
Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou a Formação em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto de Ser. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade SENAI CIMATEC, atuando como docente permanente dos dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição.
Carolina Braga Carnino
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). É Orientadora Profissional e de Carreira e possui experiência em Psicopedagogia e Psicologia Clínica, com foco no atendimento a crianças e adolescentes.
Cristina Costa-Lobo
Licenciada pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia e Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. Pós doutorada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Investigadora do INSIGHT- Piaget Research Center for Ecological Human Development.
Eduardo Lima de Souza
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Interesses nas áreas de pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira e Avaliação Psicológica.
Fabiana Pinheiro Ramos
Psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas sobre estresse e seu enfrentamento, e avaliação de intervenções analítico-comportamentais com a população universitária.
Fabíola Rodrigues Matos
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de estudantes.
Gisele Cristina Resende
Psicóloga, Doutora em Ciências: Psicologia, Saúde e Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar na Universidade de Brasília. Docente de Graduação e Pós-Graduação na Faculade de Psicologia (FAPSI) Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalha com Avaliação Psicológica e Orientação Profissional e de Carreira.
Gisele Pereira da Silva
Psicóloga formada pela FAPSI UFAM, orientadora profissional e de carreira, mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI) pela UFAM na linha de pesquisa de Processos Psicológicos e Saúde. Atualmente desenvolve estudos dedicados a contribuições para práticas inclusivas, acessíveis e emancipatórias que acolham a diversidade humana em todas as suas formas, em específico no campo dos estudos da deficiência. Bolsista CAPES.
Isabelle Ribeiro Rodrigues
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), com experiência nas áreas da Orientação Profissional e de Carreira, Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica. Como membro do Laboratório de Estudos e Intervenções em Desenvolvimento Socioemocional e de Carreira (Carreira Lab), desenvolveu pesquisas sobre desenvolvimento socioemocional, competências para a carreira e projeto de vida. E-mail: [email protected]
Jair Alves de Castro Filho
Graduado em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Universidade SENAI CIMATEC – BA / Brasil.
Jéssica Priscila de Jesus de Araújo
Graduada em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Universidade SENAI CIMATEC – BA / Brasil.
Juca Cris Fonseca da Silva
Estudante de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do grupo de pesquisa Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção.
Julia Elena Córdoba Vieira
Economista e Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento, vinculada ao Laboratório de Estudos e Intervenções em Desenvolvimento Socioemocional e de Carreira (Carreira Lab/USP). Líder da equipe de implementações de programas educacionais e intersetoriais do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP), com experiência na área de avaliação de políticas públicas e interesse de pesquisa nas temáticas de adolescência, pertencimento escolar e saúde mental na escola.
Julia Teodoro da Silva
Psicóloga e mestranda na área de Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Integra o Laboratório de Pesquisas em Psicologia e Políticas Públicas de Saúde (LAPEPPS) e atua como analista de pesquisa no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP) na agenda de Desenvolvimento Integral.
Liliane Canto de Oliveira
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Administração Pública, Bacharela em Administração e Licenciada em Letras – Língua Inglesa, também pela UFAM. Servidora pública do Comando da Aeronáutica, com exercício no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), na área de Recursos Humanos. Interesses nas áreas de pesquisa: Orientação Profissional e Avaliação Psicológica.
Maria Fernanda Kroll
Psicóloga e Orientadora Profissional e de Carreira pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Atualmente é mestranda na área de Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação na mesma universidade e realiza especialização em Psicologia Clínica em Fenomenológico-Existencial no IFEN (Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro).
Mayra Antonelli-Ponti
Mestra e Doutora em Ciências na área de Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche em Ciências da Educação na Universidade do Minho. Professora Adjunta em cursos de licenciatura no Centro Universitário Barão de Mauá. Pesquisadora líder da agenda de Desenvolvimento Integral no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP).
Milena Damiana Mota Martins
Graduada em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Universidade SENAI CIMATEC – BA / Brasil.
Rodolfo A. M. Ambiel
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do PPG Psicologia da PUC-Campinas. Fundador da Andante: Projetos de Vida e de Carreira. Editor-chefe da Revista Psico-USF entre 2016 e 2019. Editor-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional entre 2020 e 2022. Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC) – gestão 2015-2017 e 2017-2019. Membro do GT “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento” da ANPEPP desde 2016. Bolsista Produtividade do CNPq 1D.
Rômulo Francisco de Castro
Licenciado em Geografia e Mestre em educação pela Universidade de São Paulo. Atua como professor do Ensino Médio da rede pública particular e no ensino superior.
Samanta Rodrigues Mariano
Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Especialista em Neuropsicopedagogia. É professora do Ensino Fundamental e Médio na rede particular e pública do Estado de São Paulo, além de colaboradora da agenda de Desenvolvimento Integral no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES/USP).
Samara Alvarenga Taumaturgo Silva
Psicóloga e Especialista em Reabilitação Neurológica pela Universidade de São Paulo (USP-RP). Tem experiência como Orientadora Profissional e de Carreira e prática de pesquisa na área da Psicologia Escolar. Atualmente é mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco.
Silvia Regina de Souza Rojas
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharela em Ciências Econômicas pela UFAM. Interesses nas áreas de pesquisa: Orientação Profissional, Avaliação Psicológicas e Pessoas Idosas.
Thais de Cerqueira Santos
Graduada em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Universidade SENAI CIMATEC – BA / Brasil.
Thaislla Nayara Menezes Falcão
Psicóloga com formação em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser (2018), Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2021), pós-graduada em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom (2023) e professora e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB.
Wellington Alex Linardi Alves
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi membro do grupo de pesquisa Psicologia do Trabalho e Carreira: Pesquisa e Intervenção e Vice-Diretor da Liga Interdisciplinar da Saúde Coletiva e da Família. Em formação em OPC pelo Andante: Projetos de Vida e de Carreira e em treinamento em serviço pelo Programa de Acolhimento ao Luto (PROALU) da UNIFESP e pelo Ambulatório de Psiquiatria Infanto-Juvenil da UNICAMP (2025).
Sinopse:
A obra reúne reflexões e práticas sobre os desafios das juventudes diante do trabalho e da construção de projetos de vida. Organizada em quatro seções, percorre desde fundamentos teóricos até experiências concretas em diferentes contextos educacionais e clínicos. Inicia-se pela discussão da política de Aprendizagem Profissional na perspectiva do trabalho decente, seguida por aproximações entre a Orientação Profissional e a Psicologia Analítica. Na sequência, volta-se a aspectos psicológicos das escolhas de carreira, destacando os estressores da preparação para ingresso no Ensino Superior e a importância do comportamento exploratório para decisões mais conscientes. Também apresenta práticas formativas inovadoras, como cadernos de inovação curricular e a análise de filmes, que estimulam reflexão, engajamento e aprendizagem significativa no educar para a carreira. Por fim, os relatos de experiências trazem metodologias criativas de formação de orientadores, atendimentos grupais no pós-pandemia e estudos de casos que alertam para cuidados em práticas de informação profissional. Deixa o convite à reflexão e à ação, ao integrar teoria, pesquisa e prática em favor de processos de orientação, formação e inserção profissional mais éticos, criativos e transformadores.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8418-0
ISBN Digital: 978-65-251-8415-9
DOI: 10.24824/978652518418.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
O69 Orientação profissional em ação formação e prática de orientadores – volume 4 Marilu Diez Lisboa, Fernanda Aguillera (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 224 p Bibliografia ISBN Digital 9786525184159 ISBN Físico 9786525184180 DOI 10248249786525184180 ISBN Digital 978-65-251-8415-9 ISBN Físico 978-65-251-8418-0 DOI 10.24824/978652518418.0 1 Educação 2 Orientação Profissional e de Carreira (OPC) 3 Fundamentos teóricos –metodológicos – OPC 4 Aspectos psicológicos – carreira 5 Recursos – práticas formativas – OPC I Lisboa, Marilu Diez, org II Aguillera, Fernanda, org III Título IV Série CDU 1599444 CDD 1586