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Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Wildiana Kátia Monteiro Jovino - Maria Artemis Ribeiro Martins (Orgs)
Sinopse:
O livro que ora se apresenta corresponde a uma coletânea de textos de pesquisadores doutores em parceria com doutorandos(as) e mestrandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se, portanto, do resultado de um trabalho que expressa o esforço de estudiosos em elucidar criticamente, e dentro de uma diversidade teórica, as bases epistemológicas para elaborações no campo da educação e da produção do conhecimento. A premissa sobre a qual se dá o desenvolvimento desta obra está no entendimento de que toda investigação crítica no campo das ciências – aqui, especificamente, no âmbito da educação como formação humana e da produção do conhecimento – deve apontar para a transformação simultânea das ideias e da realidade, já que ambas conformam uma relação dialética de determinação. Eis o desafio da práxis: não apenas estabelecer o elo entre a teoria e a prática como mera explicação de uma sobre a outra, mas evidenciar, necessariamente, uma ligação que resulte em movimento, ou seja, na alteração dinâmica da realidade. Esperamos contribuir com os debates já produzidos acerca das categorias centrais tratadas nesta obra, a saber, práxis, educação e conhecimento. Para isso, convidamos à leitura dos estudos que compõem este material e que agora tornamos acessível ao público.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422076
DOI:10.24824/978854442207.6
Ano de edição:2018
Número de páginas:296
Formato:16x23
Assunto:
D441
Os desafos da práxis: educação e conhecimento / Eduardo Ferreira Chagas, Wildiana
Kátia Monteiro Jovino, Maria Artemis Ribeiro Martins (organizadores).
296 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2207-6
DOI 10.24824/978854442207.6
1. Filosofa 2. Educação 3. Psicologia 4. Práxis I. Chagas, Eduardo Ferreira. org. II. Jovino,
Wildiana Kátia Monteiro. org. III. Martins, Maria Artemis Ribeiro. org. IV Título V. Série.
CDU 37 CDD 370
A IDENTIDADE LÓGICO-FORMAL E A CONSTITUIÇÃO DO
CONHECIMENTO NA MODERNIDADE
Ermínio de Sousa Nascimento
Eduardo Ferreira Chagas
SUBJETIVIDADE CARTESIANA E SUBJETIVIDADE
EXISTENCIAL: apontamentos para a teoria do conhecimento
Silvana Maria Santiago
DO EMPIRISMO À RACIONALIDADE CIENTÍFICA: por uma
reconstrução da autonomia do “campo científco”
José Aldo Camurça de Araújo Neto
Jéssica de Oliveira Silva
A NOVA ATLÂNTIDA: a utopia baconiana e a racionalidade tecnológica
Ciro Augusto Mota Matias
EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO EM KANT: uma aproximação
teórica inicial da noção de noumena como conceito-limite
José Edmar Lima Filho
O MÉTODO CONTRA-HISTORIOGRÁFICO, HIPOTÉTICO E
CONJETURAL DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
O PROBLEMA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E A
FORMAÇÃO DA IDEIA NIETZSCHIANA DE HISTÓRIA
GENEALÓGICA E AFIRMADORA DA VIDA
Raylane Marques Sousa
Eduardo Ferreira Chagas
O CONCEITO DE HISTÓRIA EM WALTER BENJAMIN
José Gilardo Carvalho
CATEGORIAS DE ESPAÇO E TEMPO EM FEUERBACH
Albertino Servulo Barbosa de Sousa
PRINCÍPIOS DA CRÍTICA DE FEUERBACH À RELIGIÃO COMO
FUNDAMENTO MATERIALISTA
Paulo Eduardo de Sousa
O MÉTODO DIALÉTICO EM HEGEL E MARX: uma breve
fundamentação teórica
Francisco de Assis Sobrinho
Antonio Marcondes dos Santos Pereira
MARXISMO E COMTISMO NA ERA DAS REVOLUÇÕES
Fábio José Cavalcanti de Queiroz
Damares Oliveira Moreira
A CONCEPÇÃO DE MARX E ENGELS ACERCA DO
DIREITO: limites e possibilidades emancipatórias
Jânio Nunes Vidal
Justino de Sousa Júnior
O MÉTODO MARXISTA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL:
contribuições de Vigotski
Natália Ayres
Andreyson Silva Mariano
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A ARTE E A CIÊNCIA
COMO FORMAS DE CONHECIMENTO EM GYÖRGY LUKÁCS
Frederico Jorge Ferreira Costa
Karla Raphaella Costa Pereira
Maria Artemisindd // ::CAPÍTULO
O TRABALHO COMO CATEGORIA ONTOLÓGICA EM MARX E
O ESTRANHAMENTO DO TRABALHO DOCENTE A PARTIR DE
GYÖRGY LUKÁCS
Edgley Pinho de Almeida
Maria Márcia Melo de Castro Martins
A EMANCIPAÇÃO HUMANA NA CONTRAPOSIÇÃO DOS
DISCURSOS PÓS-MODERNO E MARXISTA
João Bosco Brito do Nascimento
ENSINO DE FILOSOFIA NO SEIO DA AGENDA PÓSMODERNA: crítica da “coleção explorando o ensino"
Vinícius Bezerra
MÉTODO E AÇÃO COMUNICATIVA: por um novo conceito de
racionalidade em Habermas
Juliano Cordeiro da Costa Oliveira
CAPÍTULO
APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS DA PESQUISA QUALITATIVA
EM EDUCAÇÃO
Kamila Costa de Sousa
CAPÍTULO
O TIMEU: da necessidade de conhecer o cosmos e o homem
João Robson Cabral
CAPÍTULO
ADAPTAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO COMO CATEGORIAS
EXPLICATIVAS DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO EM SUA
GÊNESE DE NATUREZA NATURAL NO ATIVISMO PIAGETIANO
Regina Coele Queiroz Fraga
José Rômulo Soares