1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Preencha seu nome e e-mail para receber a liberação deste livro.
Autores:
NELIO BIZZO
PhD, FSB. Formado em Biologia, é professor de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo. É coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin/USP). Foi Visiting Professor da Università Degli Studi di Verona (Itália) e coordenador brasileiro do Projeto ROSE.
GIUSEPPE PELLEGRINI
PHD. É professor de metodologia e técnicas de pesquisa social na Universidade de Pádua (Veneto, Itália). É o responsável nacional pelo projeto IRIS e pelo projeto ROSE na Itália. É autor de diversos livros e artigos científicos sobre Ciência e Sociedade, inclusive do caso brasileiro da legislação sobre transgênicos. É pesquisador associado ao Instituto Observa Science in Society (Vicenza, Itália).
GABRIELLA DE GUIO
Formada em letras clássicas pela Universidade de Pádua, é professora no Liceu Científico G.B.Quadri em Vicenza, Itália e se ocupa da linguagem da divulgação científica. É colaboradora da revista Project, do Liceu Científico Mondin (Verona, Itália).
BEATRICE PERUFFO
Formada em Biologia, é professora de Didática das Ciências e autora de diversas publicações, participando de diversos projetos de pesquisa junto ao Instituto Observa Science in Society (Vicenza, Itália).
ANA MARIA SANTOS GOUW
MSc. Bióloga formada pela Universidade de São Paulo, mestre em educação e doutoranda em educação na mesma universidade. Já atuou como professora de ciências e biologia da Educação Básica e hoje se dedica à pesquisa na área de ensino de ciências, tendo participado da implementação nacional do projeto ROSE no Brasil. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin/USP)
HELENADJA MOTTA RIOS
MSc. Formada em Biologia, é doutoranda da Faculdade de Educação da USP, trabalhando com a aplicação do questionário ROSE em escala nacional no Brasil, focalizando as questões referentes à evolução biológica, desenvolvidas originalmente na USP. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin/USP)
PAULO SÉRGIO GARCIA
PhD. Formado em Pedagogia, trabalha na Secretaria Municipal de São Caetano do Sul, tendo realizado doutorado na FE-USP. Tem diversos livros publicados. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin/USP)
FERNANDA FRANZOLIN
PhD. Formada em Pedagogia e Biologia, realizou mestrado na USP e parte do doutorado na Western Michigam University, com bolsa FAPESP. Trabalha na Universidade Estadual de Londrina, na área de metodologia de ensino e tem diversos artigos publicados.
GRACIELA DA SILVA OLIVEIRA
MSc. Formada em Biologia, é doutoranda da Faculdade de Educação da USP, trabalhando com a aplicação do Barômetro Brasil-Itália em escala nacional no Brasil, desenvolvido neste seminário, focalizando as questões sobre evolução biológica, desenvolvidas originalmente em seu trabalho de mestrado, realizado na mesma FE-USP. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin/USP)
Sinopse:
Este livro reúne o produto de dois seminários internacionais, um deles realizado em Veneza, no Istituto di Scienze, Lettere Ed Arti, e o outro em Brasília, no ano de 2012. Os textos, em português, italiano e inglês, resultantes dos debates nas duas oportunidades ganharam agora a forma de capítulos organizados e procuram explorar aproximações entre a realidade da juventude italiana e brasileira da atualidade e seus interesses pela ciência e tecnologia. A partir da experiência que os pesquisadores desenvolveram na implementação do projeto Relevance Of Science Education (ROSE), liderado pela Universidade de Oslo, na Noruega, as equipes dos dois países empreenderam meticuloso trabalho de análise dos resultados obtidos até então. Foram selecionados os itens mais relevantes, do ponto de vista estatístico, relacionados com as aulas de ciências, os materiais didáticos e os interesses dos estudantes em relação à tecnologia, à ciência em geral e à evolução biológica em particular. Ao final do livro encontra-se a versão final do instrumento que pretendem implementar nos próximos anos, incluindo pela primeira vez itens padronizados sobre evolução biológica em uma perspectiva transnacional, no projeto SAPIENS, sob a coordenação do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução, da Universidade de São Paulo.
Detalhes:
ISBN: 978-85-8042-685-4
ISBN Digital: Não Possui
DOI: 10.24824/978858042685.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 10x15
Número da Edição: 1
Assunto:
Bizzo, Nelio Os jovens e a ciência / Nelio Bizzo, Giuseppe Pellegrini. 154p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-8042-685-4 1. Educação - Brasil. 2. Educação - Itália. 3. Educação de crianças. 4. Jovens - Educação. 5. Ciências - Estudo e ensino. 6. Evolução (Biologia). 7. Religião e ciência. 8. Barômetro Brasil-Itália. I. Pellegrini, Giuseppe. II. Título. 13-01273 CDD: 370.9 CDU: 37(09) Sumário CAPÍTULO UM BREVE PANORAMA DO PROJETO INTERNACIONAL “THE RELEVANCE OF SCIENCE EDUCATION” (ROSE) Ana Maria Santos Gouw CAPÍTULO INSEGNARE SCIENZE OGGI IN ITALIA Beatrice Peruffo CAPÍTULO ESCOLAS EFICAZES: uma descrição exploratória de duas instituições de realidades diferentes com bom desempenho acadêmico Paulo Sérgio Garcia CAPÍTULO INSEGNAMENTO DINAMICO: le due culture per una “ Nuova Cultura” Maria Gabriella De Guio CAPÍTULO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo, Helenadja Motta Rios CAPÍTULO POSTURAS DE JOVENS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Nelio Bizzo, Ana Maria Santos Gouw, Helenadja Motta Rios CAPÍTULO BIOLOGY SCHOOL TEXTBOOKS: a new methodology for critical assessment Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo ANEXO Participantes dos eventos de Veneza e Brasília ANEXO Instrumento de pesquisa do Projeto SAPIENS SOBRE OS AUTORES